Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

30 de junho de 2019

FESTA DE FORRÓ SÓ COM ARROCHA, AXÉ E SERTANEJAS EM EUNÁPOLIS!

Roubério preteriu o forró pelo axé, arrocha e sertanejo, nos
festejos tradicionais dedicados a São Pedro em Eunápolis!
A festa de São João, assim como a junina, chegou ao Brasil através dos portugueses como parte de uma celebração católica dos três santos lembrados neste período: São João, São Pedro e Santo Antônio. O foco deste evento tradicional, é preservar suas tradições fundamentais: as comidas, a fogueira, as fantasias, os balões e ritmos musicais: forró, baião, xote e xaxado. Mas, de uns tempos pra cá, a coisa mudou. Os balões, por falta de fiscalização, foram proibidos com a justificativa de serem perigosos, as fogueiras perderam espaço e hoje se limitam a poucos exemplares e a música se diversificou, abrindo espaço, principalmente, para o sertanejo, estilo musical absolutamente dominante na indústria musical nacional de hoje. Mas o sertanejo e o arrocha estão invadindo a celebração junina e se transformando a atração principal da festa que deveria ser apenas do forró, baião, xote e xaxado. Uma das reclamações entre os nordestinos mais tradicionais é o abandono das brincadeiras de São João. As festas de junho, que se tornaram uma espécie de segundo carnaval em algumas cidades, ganharam proporções que não permitem mais uma inocente corrida de saco, por exemplo, ou a do ovo, a dança da laranja, o bingo, entre outras. E enquanto os blocos invadiram ruas e avenidas nas cidades onde acontecem o carnaval, as quadrilhas juninas são tão escassas quanto bandas de forró, nos festejos de São João, Santo Antonio e São Pedro. Tanto que em Eunápolis, a realização da festa de São Pedro (Pedrão), está consumindo milhões de reais dos cofres da prefeitura, com atrações musicais carnavalescas e sertanejas, como Bell Marques, Tayrone, Zé Neto & Cristiano, Maiara e Maraisa, Solange Almeida, André Lima & Rafael, Gusttavo Lima, Lordão e para não dizer que, pelo menos 5% da festa junina não teve forró, a banda Cacau com Leite é honrosa e empolgante exceção!

CORRUPTOS DEVEM SER IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAREM

Como o povo continua gritando Barrabás, cabe ao Poder Judiciário
impedir que corruptos como Cuma permaneçam como candidatos!

Há mais de três mil anos, Moisés trouxe do alto da montanha uma mensagem com os princípios que seu povo deveria observar para sobreviver. Eram regras “morais”, visando um convívio humano salutar e construtivo. Entre elas estava a de “não roubar”. Nossa justiça perdoa os que roubam para matar a fome. Às vezes, o roubo é uma estratégia de sobrevivência, quando se luta desesperadamente para isso, em tempos de desemprego. Há também quem o faça por extrema dependência, por exemplo, da droga. Mas há também motivações menos vitais, como a induzida pelas tentações da sociedade de consumo e sua onipresente publicidade. Ou o desejo de viver melhor do que se vive, ao lado de tanto luxo e ostentação. Corrupção é um tipo de roubo. Mas, embora a essência dos atos seja a mesma, essa palavra é mais usada quando se trata do roubo de recursos de propriedade coletiva administrados por governos – ainda que se possa também chamar de corrupto o encarregado das compras de uma empresa que “acerta” sua compensação com este ou aquele fornecedor pela preferência que lhe der, ou a quem nos pergunte que valor colocar na nota para o reembolso de uma despesa, acumpliciando-se conosco por uma gorjeta maior. No que se refere aos recursos públicos a sonegação de impostos é tão socialmente aceita que é vista com menos rigor. Mas é sempre a mesma coisa – um roubo – que se faz de diferentes maneiras, as mais comuns sendo as “comissões“ ou propinas por favorecimentos, até nas supostamente bem controladas grandes licitações e obras. Na corrupção também interfere, e às vezes muito fortemente, outra motivação: a cobiça, sentimento que precede o roubo e sobre o qual Moisés também preveniu seu povo. Ela normalmente evolui para a ganância, que pode se tornar descomunal quando nos “cofres” a serem assaltados se encontram descomunais quantidades de riqueza, como é o caso dos recursos da prefeitura de Itabuna.

29 de junho de 2019

O QUE RUI DIZ NÃO SE ESCREVE

Mentiras de Rui não aumenta seu nariz,
apenas diminui a confiança da gente! 
Há uma expressão popular que significa: ele não merece crédito; não é confiável. E ela se encaixa como luvas em dedos, quando a referência é o que o governador Rui Costa (PT) prometeu para os itabunenses. Basta lembrar que há quase dois anos, Rui Costa prometeu que em 90 dias as obras começariam para a duplicação da BR 415, no trecho ligando Itabuna a Ilhéus e patavinas de cumprimento dessa promessa. Em sua campanha de reeleição, Rui também se comprometeu em acabar com as organizações criminosas, denominadas de Raios A, B e DMP; e resolver o drama da violência em Itabuna. E atualmente essas facções estão muito mais fortes e poderosas, com gravíssimas consequências de posicionar Itabuna, como uma das cidades mais inseguras do país e com índices de homicídios que crescem a cada ano. E as promessas não cumpridas de Rui Costa não se restringem aos setores de infra-estrutura e segurança pública. Rui também está negligenciando em seu comprometimento de fazer Itabuna recuperar as perdas de mais de 800 policiais militares nos últimos 11 anos e corrigir a falha do governo do Estado está há mais de 10 anos sem construir uma só sala de aula e ter fechados colégios tradicionais para o ensino didático, como O São José, Maria de Lourders, Polivalente e Eraldo Tinoco. Por esses engodos e outros desnecessários de serem expostos aqui, é que a palavra do governador Rui em Itabuna, possui a mesma equivalência de titica de galinha!

28 de junho de 2019

ELMAR NASCIMENTO FESTEJA SÃO PEDRO COM PAULO DAPÉ E CORDÉLIA

Elmar Nascimento, Cordélia e Paulo Dapé, formam um tripé, para
que o povo de Eunápolis não perca a esperança de voltar a ser feliz!

Mesmo com suas inúmeras ocupações como líder do DEM no Congresso Nacional e sob condição de um dos mais atuantes deputados federais do Brasil, Elmar Nascimento, conseguiu espaço em sua agenda e confirmou que estará em Eunápolis, amanhã, sábado (29), na abertura da festa junina de São Pedro (Pedrão). O parlamentar vem a convite do ex-prefeito Paulo Dapé e sua esposa Cordélia Torres. Elmar Nascimento é uma das principais lideranças do Democratas no estado e também estará à disposição da imprensa para entrevistas. Segundo declaração de Cordélia Torres, a presença do congressista Elmar Nascimento em Eunápolis, aproveitando um feriadão, reforça seu compromisso de estar protagonizando nossa cidade no contexto das políticas públicas, planejadas pelo governo federal e este fato resultará em verbas e obras que contribuirão para o desenvolvimento de Eunápolis.

CUMA CRIOU CABIDE DE EMPREGO

Cuma está inchando a prefeitura de "fantasmas"!

Com um governo completamente desgastado, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), transformou a prefeitura em Cabide de Emprego, para ajudar seus parentes e aderentes e tentar alavancar sua suposta candidatura de reeleição. Mas sua implicação de Ficha Suja no Tribuna Superior Eleitoral, o impede de ser candidato para suceder a si mesmo. Mas Cuma sabe que rigor de Justiça neste país, só atinge quem é preto, pobre e prostituta e usará advogados da própria prefeitura e muito bem pagos com o dinheiro público, para permanecer sendo beneficiado por decisões judiciais esdrúxulas e assim conseguir se candidatar. Por trás desse uso da prefeitura, Cuma demonstra seu desespero com os percentuais de pesquisas, que o colocam com rejeição de mais de 72%. O fato do prefeito está muito mal avaliado pela população de Itabuna, tem feito ele se desesperar na tentativa de reverter essa estrondosa rejeição, que faz o itabunense o enxergar como um mal que deve ser extirpado da prefeitura. É uma vergonha Cuma querer usar a prefeitura para realizar contratações de pessoas para, supostamente, atender demandas das secretarias, diretorias e coordenações do seu governo, que já possui mais de 6 mil servidores e que por si só, representam inchaço da máquina pública e desperdício com o dinheiro público. Em virtude da prefeitura ter muito mais funcionários, do que são necessários para o pleno funcionamento dos serviços públicos, o que podemos suspeitar, é que Cuma está sabendo da sua situação desconfortável e quer usar os recursos públicos, para aumentar sua horda de cabos eleitorais e “fantasmas” e assim tentar se manter mamando nas tetas do poder. Até hoje não se sabe ao certo quais são as atribuições de um coordenador, ou chefe de divisão em Itabuna. Muito embora este cargo ocupe quase 30% da nomenclatura dos nomeados pela prefeitura. Com um olhar mais atento observamos que estas pessoas contratadas são aquelas que se candidataram a vereadores para encorpar a votação para prefeito, e mesmo não se elegendo, ganharam um cargo com valores salariais exorbitantes. Deste modo a opinião do vereador Babá Cearense (PHS) é muito oportuna, ao dizer que não são novos contratados, isto não incentiva a geração de emprego, mas sim, contratar pessoas para ocupar cargos com salários de marajás e maranis, para tentar evitar a iminente derrota nas urnas.

27 de junho de 2019

UMA UNIÃO TÃO RUIM QUANTO SANGUE E HIV

Nenhuma articulação entre Cuma e Geraldo cabeça de Pitu, poderá
apagar os conflitos e xingamentos ocorridos entre seus lacaios!

Até trocarem socos, os militantes do PT e do grupo político do prefeito Fernando Gomes (Cuma) vivem assim entre abraços e beijos técnicos, ou seja, cenas artificiais. A ida de Cuma para a horda do petismo, foi o casamento da cobra d´agua com o jacaré. Serão muitas caneladas e cotoveladas em embates e os atritos ocorrerão até o meio do ano que vem, e tudo para se definir o que já se tem como certo – que é a candidatura do sobrinho do prefeito, Dinailson Oliveira (Som), que não deverá contar com apoio dos petistas, que por sua vez, também terão candidatura própria, que pode não ser do corrupto e desacreditado ex-prefeito, Geraldo Simões (Cabeça de Pitu). O recente passado de animosidade, xingamentos e inúmeros conflitos envolvendo os puxas sacos e fanáticos do truculento Cuma e do petista Cabeça de Pitu, são entraves difíceis de serem esquecidos e a cicatriz deles ainda sangra. O fato é que o casamento do jacaré com a cobra d´agua que marcou a união Cuma ao petismo tem prazo de validade. Para os demais prefeituráveis, só resta esperar a troca de chutes e socos entre fernandistas e geraldistas, para tentarem colher os cacos que sobrarão. Ou seja: Mangabeira, Azevedo, Augusto Castro, Edmilton Carneiro, Charliane, Abude e Erick estão esperando o cavalo selado passar porque, o que está à porta neste momento, é cavalo manco e cego.

26 de junho de 2019

ITABUNA JÁ CONTA MAIS DO DOBRO DE HOMICÍDIOS QUE ILHÉUS

Os governos do PT na Bahia, fazem crimes crescerem no estado
e Itabuna é uma das maiores vítimas dom jeito petista de governar!

No final de agosto do ano passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que o contingente populacional de Itabuna caiu de 221.046 para 212.740 habitantes, o que representa 8.306 moradores a menos. Ilhéus, que chegou a ter cerca de 250 mil habitantes na década de 90, também registrou redução, e ainda maior. De 178.210 habitantes em 2017 para 164.844 em 2018, menos 13.366 habitantes. Ainda que consideremos o fato de Ilhéus ter um quarto a menos da população que possui Itabuna, não há justificativa para Itabuna ter homicídios em quantidade dobrada ao que matam em Ilhéus. Nem acabou o primeiro semestre deste ano e entre os itabunenses já existem 63 assassinatos. Neste período os ilhéus contaram 33 homicídios em suas terras. Enquanto a carnificina transcorre nas principais cidades sulbaianas, o governo estadual esbanja e desperdiça milhões de reais do dinheiro público, para propagar a enganação de que os índices de violência e a segurança estão sob controle na Bahia. Os custos com publicidade são maiores que aquele aplicados no combate ao crime e este despautério explica a causa da Bahia ser atualmente o Estado onde mais existem assassinatos no país.

DESEMPREGADOS E FAMINTOS SÃO POUCO SENSÍVEIS À RAZÃO

Quando a fome explode, não há quem
consiga pensar e agir com racionalidade

Guerra entre facções criminosas, que provocam homicídios quase diários na cidade, desemprego que atormentam pais de famílias, fome que provocam desespero e pobreza crescente. Questões como essas afligem as pessoas em Itabuna. Infelizmente o governo não tem promovido ações para identificar quais são os assuntos mais atemorizantes - e desenvolver programas que possam amenizar seu impacto na população. Mas é a fome que deve está despontando na primeira posição, entre as preocupações do povo itabunense. A miséria está escancarada em nossa periferia e suas consequências tem forjado dramas sociais, que por sua vez resultam em aumento da violência doméstica, banalização da promiscuidade sexual, ampliação do contingente de membros das organizações criminosas, gravidezes precoces e indesejáveis, proliferação das doenças epidêmicas e sobretudo a fome. E quando a fome enfraquece o cérebro, acaba fortalecendo os pulsos e nervos de quem já passou dos limites do ponderável e somente lhe resta o desespero como alternativa para se alimentar. E desesperado o indivíduo vira bicho. Explode. É essa explosão que o governo pode evitar. Mas não faz nada para tanto.

25 de junho de 2019

IMAGINE O FILHO QUE VOCÊ QUER TER, PARA IMAGINAR O PAI QUE VOCÊ DEVE SER

Pai tem sabedoria de um mestre
e sinceridade de um amigo!



Pai: É aquele que cuida e protege, que ama seu filho(a) acima de tudo, que põe seus planos em segundo pois sabe que tem mais alguém que precisa de atenção, que apoia em todos os momentos de sua vida, ou que pelo menos demonstra estar ao seu lado, mesmo que não esteja de acordo com as suas decisões; Pai é aquele que ajuda na criação de seus filhos, que ama, sofre junto, que procura saber como seu filho(a) está, independente da distância que o separa, seja qual for o motivo. Ou porque mora longe, ou porque está numa viagem, porque se encontra num momento de realização de um objetivo. O Pai vibra de alegria, quando seus filhos(as) conquistam um objetivo, mais uma vitória, ele pode sonhar sim junto, e pode também ajudar na conquista de seus filhos...Pai é aquele que te guia para o mundo, te orienta a seguir o caminho certo da vida, te ouve, te dar bronca, mas te ama sempre....Pai é Pai, um ser que Deus deu a missão de proteger, de te acompanhar nas lutas, nas vitórias, nas suas decisões.

NÃO FAÇA DA FORÇA DA INTERNET SUA FORCA

Não sabemos quem será a próxima vítima
de quem usa a internet para praticar crimes

Desde a década de 60, no decorrer da Guerra Fria, a corrida tecnológica entre Estados Unidos e União Soviética fez com que muitos projetos interessantes fossem idealizados. Entre eles, a internet. Porém, com o passar dos anos, o avanço dessa tecnologia fez com que o Brasil ocupasse o primeiro lugar em um ranking indesejável e temível: o de número de fraudes cometidas na internet. Segundo pesquisa realizada pela empresa Kaspersky Lab, o delito se dá principalmente no roubo de dados pessoais oferecido às empresas durante compras online. Vale lembrar que com apenas um smartphone nas mãos podemos navegar pelo mundo todo. As plataformas digitais, hoje, oferecem aplicativos, redes sociais, publicidade e também muitos perigos aos usuários. Porém, infelizmente, quando uma empresa está com sistemas fracos e com brechas, hackers podem se apropriar da marca, dos produtos, da inovação tecnológica, de senhas e de todo o seu histórico na web, colocando à prova a sua credibilidade e impossibilitando, muitas vezes, que o negócio cresça com sucesso. Para evitar que isso aconteça, as instituições precisam se proteger. O primeiro passo é ter um gerenciamento da marca para manter o controle sobre o que acontece na rede. Todos nós estamos suscetíveis a cair em um golpe na internet, a conscientização da população é a principal iniciativa contra este problema. Precisamos estar atentos que não há um dia específico para ser alvo de golpistas na web.  Todo o cuidado é pouco. Todos os dias.

24 de junho de 2019

HADDAD REAFIRMA QUE EDIR MACEDO É CHARLATÃO

Entre traírem e traídos, Edir e Haddad trocam farpas!

Condenado na Justiça por chamar o bispo Edir Macedo de charlatão quando concorria a Presidência da República, Fernando Haddad apresentou recurso onde pede que processos contra o líder da Igreja Universal do Reino de Deus sejam usados como prova. Segundo a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, o petista justificou que suas declarações contra o líder religioso foram dadas no “calor da campanha eleitoral”, pedindo em seguida para que fosse feito um levantamento de documentos que mostrem a quantos processos o dono da TV Record já respondeu por charlatanismo ou qualquer outro crime. Haddad foi condenado pelo juiz Marco Antonio Botto Muscari, da 6ª Vara Cível da capital, a pagar R$ 79.182 por ofensa ao bispo. O petista havia afirmado que Macedo era um “charlatão fundamentalista” e ainda que o apoio dado à candidatura de Jair Bolsonaro teria sido por “fome de dinheiro”. Na sentença, o juiz questionou: “Será que um bacharel, mestre e doutor pela USP, ex-prefeito da maior cidade do país e que chega ao 2º turno da eleição presidencial, imagina que chamar líder religioso de charlatão e faminto por dinheiro não é conduta capaz de ofender o patrimônio ideal do conhecido bispo?”. Antes, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o vídeo onde o petista aparecia ofendendo Edir Macedo fosse apagado das redes sociais, sob risco de multa diária de R$ 5.000, caso Haddad não cumprisse com o veredito.

SOMOS O QUE FAZEMOS, MAS SOMOS, PRINCIPALMENTE, O QUE FAZEMOS PARA MUDAR O QUE SOMOS

Existem coisas que só você enxerga e pode mudar, ou melhorá!

Nós somos o que pensamos e o que fazemos, apesar de muitas vezes não nos darmos conta de tudo isso. Estamos sempre preocupados com coisas pequenas da vida, coisas que ferem o nosso ego, vaidades bobas, ansiedades desnecessárias, picuinhas com nossos parceiros (as), desentendimentos com alguém no trabalho. Despertei para esse assunto, pois uma amiga me disse que estava muito down, com uma tristeza sem fim, preocupada em não passar os festejos juninos sozinha, sofrendo por antecipação e vale dizer: quem sofre por antecipação, sofre duas vezes. Ela me dizia que não era uma pessoa que soubesse viver só e que, após a sua separação, não achou que fosse tão difícil refazer a sua vida com alguém; toda pessoa que dela se aproxima ou é compromissada ou não quer nada que seja sério. Pergunta de entendimento: "Será que é só ela?" Vocês conhecem alguém que em sã consciência goste de viver só, que não goste de chegar em casa com alguém lhe esperando, desfrutar da companhia de alguém em uma viagem, em um restaurante, ou de dormir abraçado? Quando estamos em profunda tristeza, à beira de uma depressão, não atinamos em nada que seja diferente ao nosso redor. Nada nos chama a atenção; tudo é cinza, tudo é denso demais e nem desconfiamos, mas chegamos a passar esse clima para todos ao nosso redor. Quantas vezes nos pegamos dizendo: "Nossa! Como aquela pessoa é pesada! É para baixo, não me sinto bem ao lado dela..." Seja negativo (a), achando que nada vai acontecer de bom em sua vida que, fatalmente, nada irá acontecer mesmo. Uma pessoa que fica remoendo tristezas, decepções, amarguras 24 horas não poderá, de maneira nenhuma, enxergar uma saída; a não ser a de se afundar mais no limbo em que se encontra; nunca saberá reverter nenhum fato. Vocês vão argumentar: "É muito fácil falar quando não se está na pele de quem está mal. Pimenta nos olhos dos outros é refresco..." Eu sei, cada caso é um caso; cada história traz as suas dificuldades. Não fosse assim, o número de suicidas no mundo seria bem menor. Mas se não lutarmos contra o que nos faz mal, contra as severidades e dificuldades da nossa vida, nada acontece. Somos nós que devemos dar o start para a nossa felicidade; de nada adiantará procurarmos fórmulas mágicas. Os livros de auto-ajuda são ótimos, mas é necessário acreditar em você, no que realmente quer para você e para a sua vida. Se você for descrente de nada adianta; vai perder seu tempo. Esse start está dentro de você. Tudo o que diz respeito a assuntos como tristeza e felicidade requer uma certa disciplina, uma certa dose de perseverança. Pois, por mais que eu diga que esse é o caminho é muito difícil para quem está lá no fundo, com a auto-estima baixa, sem se valorizar como pessoa. Fica muito difícil enxergar algo fora disso. Eu diria efetivamente que o primeiro passo é ser positivo com seus pensamentos, com suas palavras, suas atitudes. Você tem que ter um foco no horizonte da sua vida e perseverar todo santo dia. “Todos os dias sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor”. Repita essa frase toda manhã antes de sair de casa, quantas vezes você achar necessário. O segundo passo: Gostar-se! E essa mudança não poderá ser só superficial; tem que acontecer de dentro para fora. Comece a quebrar paradigmas do tipo: "Eu não tenho sorte! Nada de bom me acontece!" Tudo acontece com todo mundo, em todos os dias. Simplesmente uns absorvem esses acontecimentos e deixam que eles passem, mas não guardam nada no fundo da alma, para ficar remoendo à noite na hora da insônia. Outros acumulam tudo. Absorvem as tristezas, as desilusões, as amarguras da vida como se fossem pára-raios expostos a tempestades, atraindo pessoas mais amarguradas. Tristeza leva a mais tristeza, a mais desilusões. A tristeza alimenta as forças contrárias, alimenta quem habita nas trevas. Não tenha dúvidas: existem forças contrárias que precisam da sua tristeza, necessitam da sua dor, do seu desespero. O fato é que a tristeza alimenta os vampiros que estão à nossa volta, à espreita de um sinal nosso, por menor que seja. Uma lágrima, um rancor, alguma coisa que os alimente. Nem que seja nossas migalhas. Toda manhã esteja receptivo (a) para o novo, para o agora. A vida é já, nesse exato momento em que você está lendo esse meu artigo. Respire fundo, conte até dez e esboce um sorriso!


23 de junho de 2019

VEREADORES NÃO DEVEM SER VACAS DE PRESÉPIOS DE CURRAIS PARTIDÁRIOS

Jairo Araújo é tal qual marionete, Boneco
de Ventríloquo e fantoche no PCdoB.
O vereador, dentro do atual e tradicional sistema que regula os partidos políticos, nada mais é que um fantoche, um boneco nas mãos dos caciques que se adonam das agremiações partidárias e delas fazem seus feudos. A política brasileira nos dias atuais é uma farsa, um jogo de faz-de-conta, onde o cidadão pensa que escolhe quem vai representá-lo e algumas raras vezes consegue ver claramente como caminha o jogo; um jogo sujo. Meu candidato a prefeito nas eleições passadas, Augusto Castro, não foi eleito; já se esperava por isso, mas ele continuou até o fim e nós com ele. Isso é política; política séria. O que a gente não pode aceitar é a política de conchavos e manobras oficiais, que se arrasta como uma lesma, gosmenta e asquerosa. A política dos “conchavos” legais e imorais, que “eles” chamam de “coligação”. A politiquice que permite que o “partido” (verbo) com mais conluios oficiais se beneficie de um “esquema” onde um candidato, ainda que tenha menos votos, acabe eleito, em detrimento a sua rejeição na absoluta maior quantidade de eleitores. Talvez isto explique o descalabro de Fernando Gomes (Cuma), ter sido eleito com pouco mais de 34 mil votos, enquanto quase 50 mil eleitores não votaram em ninguém e outros mais de 70 mil itabunenses votaram em outros candidatos. Vivemos uma política feita pelos partidos e para os partidos, repartidos; o eleitor é mera figura decorativa e a sua vontade apenas parte de um jogo de esconde-esconde onde ele é sempre o “joão-bobo”. E por sua vez, o prefeito eleito não passa de mequetrefes a serviço de interesses de grupos empresariais e financiadores de sua campanha. Esta é uma realidade que se agrava na situação do vereador, que é condicionado a atuar em obediência ao que determina a direção do seu partido. Por essas e muitas outras é que se vê em Itabuna, por exemplo, uma abstenção de mais de 40 mil votos e mais de 7 mil de votos brancos e nulos; números que devem crescer, se não houver uma reforma política para valer, séria e bem intencionada. Os políticos não podem mais desprezar esses quase 50 mil eleitores que, em Itabuna, deixaram de votar em algum candidato, exatamente por sua insatisfação com o quadro político. Não se aceita mais que meia-dúzia de caciques à beira da morte física e moral, continue ditando regras e não se aceita mais o político, ao invés de ser um representante popular, acabe não sendo mais que vaca de presépio, a serviço dos donos dos “partidos”. Dentro desse atual quadro politiqueiro, somente o futuro e as ações sérias poderão determinar se os percentuais de abstenção e de votos nulos ou brancos vão continuar crescendo ou se ações mais sérias irão mudar as regras desse jogo de cartas marcadas.

22 de junho de 2019

VATICANO DESMENTE PT E DIZ QUE PAPA FRANCISCO NÃO ENVIOU TERÇO A LULA


Pego na mentira: Vaticano desmente PT e diz que Papa não enviou terço a Lula
.
O Vaticano desmentiu a informação publicada pelo PT e pelas redes sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o Papa Francisco enviou um terço ao petista e que o emissário do Santo Padre, o argentino Juan Gabrois, foi impedido de visitar Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso há mais de dois meses. Apresentado no site e nas redes sociais de Lula como “assessor do papa Francisco para assuntos de Justiça e Paz”, Gabrois é, na verdade, “ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz”, conforme o Vatican News, portal de informações oficial da Santa Sé. “O advogado argentino Juan Gabrois, fundador do Movimento dos trabalhadores excluídos e ex-consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, deu uma entrevista em sua tentativa de visitar o ex-presidente Lula na prisão de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois disse que a visita era pessoal e não em nome do Santo Padre. Ele não teve a permissão para se encontrar com Lula”, diz nota do Vatican News. A Santa Sé ressalta que Juan Gabrois “nunca declarou que foi o papa a enviar o terço, mas simplesmente que se tratava de um terço que tinha sido ‘abençoado’ pelo papa”. Ainda segundo a nota de esclarecimento, “terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares”. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) diz desconhecer o envio do rosário a Lula. O perfil do ex-presidente Lula no Twitter havia publicado que “o papa Francisco enviou um rosário ao presidente Lula, preso político há 67 dias. O ex-presidente recebeu o terço na sede da Polícia Federal em Curitiba”. Já o PT, também em sua conta na rede social, escreveu: “Papa Francisco envia rosário a Lula, mas emissário é barrado na PF”. “Funcionário do Vaticano denuncia caráter ‘estritamente político’ de decisão da PF de impedir que ele visitasse Lula e desse recado enviado pelo papa”, tuitou o partido.


UM PARTIDO COMO MÁQUINA DE PRODUZIR ZUMBIS

O que mais abunda no PT, é gente sendo transformado em jumento!

Numa sombria madrugada do século passado, Mary Shelley, uma escritora de apenas 18 anos, não conseguia dormir direito. Rolava na cama depois de acordar de um pesadelo terrível: uma criatura horrenda, de aparência grotesca e tamanho descomunal, voltara dos mortos. Dessa inquieta experiência, Mary, filha de literatos, decidiu escrever algo realmente horripilante, que pudesse, em suas próprias palavras, “congelar o sangue dos leitores”. O macabro sonho que tivera naquela noite serviu de inspiração para a história de um monstro construído com restos de cadáveres. E assim surgiu Frankenstein que continua, quase 200 anos depois, a tirar o sono de muita gente. Em sombrias madrugadas dos anos 80, Luiz Inácio Lula da Silva, um retirante nordestino e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos paulista, tinha ambições de poder que faziam ele não conseguir dormir direito. Ele deitava e rolava nos atos públicos, que seu sindicato promovia nos pátios das fabricas de veículos. E assim o Brasil passou a viver com um pesadelo terrível: uma criatura horrenda, de aparência grotesca e tamanho de ambição descomunal, que transformava trabalhadores e jovens em mortos-vivos. De experiência política e com cumplicidade de “espertalhões de plantão”, Lula decidiu criar algo realmente horripilante, que pudesse, em suas próprias palavras, “fazer ferver o sangue dos eleitores”. A macabra cobiça que sempre tivera serviu de inspiração para a história de um monstro construído com ajuda de comparsas, parasitas e mequetrefes. E assim surgiu o Partido dos Trabalhadores, que continua, quase 35 anos depois, a tirar o sono de muita gente e transformar pessoas fragilizadas, alienáveis e intelectualmente apequenadas, em militantes moribundos de causas perdidas, maquiavélicas e endemoninhadas!

21 de junho de 2019

CURSO DE RADIALISMO EM ITABUNA

A ONDA DE VIOLÊNCIA ASFIXIA ITABUNA

Criminosos parecem que são mais organizados que a Polícia
em Itabuna e isto a torna uma das mais violentas do Brasil!
As organizações criminosas estão submetendo Itabuna a uma condição dramática de apreensão, com o itabunense amedrontado e com um estranho sentimento de que haverá a próxima vítima e qualquer um na cidade poderá ser esta vítima. As facções Raios A, B e DMP estão impondo suas ordens e até “toque de recolher”, “pedágios” e expulsões de moradores de suas próprias residências são práticas recorrentes na periferia. E a situação é tão grave que não falta quem declare que os Raios A, B e DMP são muito mais organizados e atuantes que as próprias corporações governamentais de segurança pública. Tanto que dificilmente policiais são vistos, sobretudo em comunidades pobres e onde constantemente são registradas ocorrências delituosas. Mas nessas mesmas comunidades, os agentes pertencentes as facções criminosas, estão agrupadas em todas esquinas, ruas e praças. Como ervas daninhas os bandidos proliferam, enquanto a quantidade de policiais é cada vez mais diminuída. Há onze anos o 15º batalhão de Policial Militar, possuía em Itabuna, um continente de 1.200 prepostos e atualmente esse número é inferior a 400. Assim foram retraídas em Itabuna, as condições do Estado enfrentar os criminosos, cujo agrupamento, consequentemente, ampliou-se bastante, com consequências de crimes que não param e submetem a cidade á condição de uma das mais violentas do país. Estes fatos nos fazem concluir, que, ou o Estado acaba com as organizações criminosas em Itabuna, ou elas acabarão com a cidade!

COM PT O PREFEITURÁVEL PERDE MAIS QUE GANHA

Para quem está náufrago, o PT é um peso de afogamento pior
Já houve uma época na política nacional, em que era fundamental e importante ter o PT como coligado. O partido agregava propostas de combate a corrupção; humanização em todas as ações de políticas de governo e muita gente tinha orgulho de ostentar a marca do PT no peito. Mas os petistas no governo se revelaram tão escabrosos e corruptos, quanto todos que eles criticavam e satanizavam. E não são poucas as cidades brasileiras, onde o PT é companhia tão ruim quanto o vírus HIV da Aids é para o sangue! É assim em Itabuna. Na verdade, o PT em Itabuna nem é partido político: é uma mercadoria estragada e fétida de propriedade única do corrupto ex-deputado Geraldo Simões (Cabeça de Pitu). O partido não possui na maior cidade do sul da Bahia, nome competitivo para as próximas eleições e este fato o condiciona a ser coligado na chapa majoritária de alguma agremiação do círculo de aliados do petismo baiano. Mas nem assim o PT é boa mercadoria. Seu dono imporá um preço muito alto para quem o quiser como coligado e o preço será muito maior do que supõe possuir. Geraldo cobrará um valor muito além do que poderá ser pago. E por está há mais de um ano sem poder por suas garras de ave de rapina nos cofres públicos, ele vai impor compensação cara para se coligar. Além dessa vertente incomoda e predadora, existe a impertinência desse investimento, pois atualmente, Geraldo e o PT são prejudiciais na equação dos votos. Tira mais que põe! É como fazer o candidato ganhar 5 mil votos, mas perder o dobro! Ou seja, quem quiser contar com o apoio do PT de Geraldo, terá que conquistar muito mais votos, que aqueles que os petistas podem dar. 

20 de junho de 2019

DEVEMOS TORCER E QUERER QUE CUMA PARE DE SER O CALO NO PÉ DO POVO

É necessário Cuma ressuscitar para Itabuna sobreviver!

Uma das grandes entre as pequenas questões em torno do governo do prefeito Fernando Gomes (Cuma) e do futuro de Itabuna e dos itabunenses, é a seguinte: “E aí, vai mesmo torcer contra Itabuna?” Por torcer contra Itabuna entenda-se: torcer contra Cuma. Itabuna é Cuma, Cuma é Itabuna. Ame-o ou deixe-o. Resolvi pensar sobre o assunto. Essa pergunta teria de ser desmembrada em duas outras, subjacentes. A primeira: torcer contra determinado governo, ou governante, ou modo de governar – é, necessariamente, torcer contra a cidade? A segunda: você, seja lá quem for, torceria sinceramente pelo seu adversário, caso tivesse sido dele, a vitória? Não gosto dessa identificação entre prefeito e prefeitura, entre aliado e adversário e, principalmente, entre governo e município. Não torço contra Itabuna porque moro nela, minha família mora nela, aqui vivemos e aqui, provavelmente, morreremos. Nem por isso me sinto moralmente obrigado a torcer a favor de certo governo, ou governante, ou modo de governar. Parece contraditório, mas não é. Cuma representa a si mesmo, mais do que Itabuna. No caso das eleições, por exemplo, em que ele conquistou seu quinto mandato, se é verdade que mais de 34 mil pessoas votaram nele, é também verdade que outras quase 50 mil não votaram. Isso conta ou deveria contar, numa democracia. Democracia não é exatamente o governo da maioria, mas de uma minoria que é um pouco mais numerosa do que as outras minorias. A soma de todas as minorias que perderam é maior do que a minoria que venceu. Estou, portanto, confessando que torço contra o governo de Cuma? Nem por isso. O caso, e isso é outra nuance, não é de torcer, mas de criticar sem boa vontade. De olhar com menos condescendência e simpatia para um governante em quem não votei. Se eu tivesse boa vontade para com ele, teria votado nele. Não votei. Estou pronto para dizer “Olha lá, eu não avisei?” à primeira besteira que ele fizer. Isso é compreensível. Eu critico e criticarei Cuma porque não vejo nele as qualidades que outros veem. E aqui chegamos à segunda pergunta: todos esses fernandistas que hoje torcem por Itabuna – ou seja: votaram no Cuma e torcem por ele –, também torceram para que o corrupto Geraldo cabeça de Pitu fizesse um bom governo? Os fernandistas torceram para um ótimo governo do PT? Torceriam novamente? Sim, eu sei, há as mazelas que foram cometidas. Mas imaginemos antes – antes das incorreções, antes de tudo, quando Geraldo era uma figura tão controversa, porém idônea penalmente: naquela época, se pudessem voltar no tempo, torceriam por ele? Fernandistas não. Não votaram nele e nem torceram nem torceriam por ele. Geraldo sempre representou uma visão de mundo, um conjunto de valores que nunca foram os dos fernandistas. A antipatia era, e é, pessoal, política, partidária e ideológica. Queriam mais era que ele se danasse, que cometesse erros, que trocasse os pés pelas mãos – tudo para que caísse, tudo para que fracassasse, tudo para que eu pudesse dizer, cedo ou tarde: “Olha lá, eu não avisei?” Aqui, volto ao princípio: por acaso prefeitura é prefeito? Cuma é poder? Fernandistas e geraldistas são Itabuna? Perigosa, essa confusão entre acidente e substância. Portanto, prefiramos torcer para que Cuma não erre tanto, porque governa a cidade em que vivo, mas que sua visão de Itabuna – que considero precária; uma versão à direita da precariedade de Geraldo – não se perpetue. Que ele comece a fazer um governo bom ou razoável, mas que Itabuna siga sem ele o mais rápido que puder. Até porque, convenhamos, fazer um governo bom ou razoável depois de governos tão ruins, quanto os anteriores, não é mérito. É o mínimo que se espera.

O NÃO ESTÁ, ESTANDO DE VANE!

Vane faz que não vai e vai acabar indo, sem saber se deveria ficar, ou não ter ido!
A frase "Ser ou não ser, eis a questão" vem da peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. E é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas frases da literatura mundial. E se aplica tão bem quanto sol e verão e como voto e eleição, no que está acontecendo com o ex-prefeito de Itabuna, Vane do Renascer. Ele quer e não quer voltar a comandar a prefeitura e explico este paradoxo: pessoalmente Vane está tão decepcionado com a política e a forma com que a maioria das pessoas a praticam, que ele quer distância desse ambiente. Mas muita gente tem o convencido, que ele é soldado da causa de rejeição a governantes corruptos e que não atuam para cuidar das pessoas mais carentes da nossa sociedade. Na opinião desses seus motivadores, Vane não tem direito de se omitir diante dessa vulnerabilidade a que Itabuna pode se submeter. Por isso exigem que ele se candidate. É aí onde reside a dúvida de Vane: ser soldado de uma causa coletiva, ou general de si mesmo! Os próximos capítulos desse peça shakespeariana revelarão qual será a decisão de Vane e qualquer que seja esse desfecho, sempre lhe restará a dúvida: "será que fiz a coisa certa?"!

19 de junho de 2019

REJEIÇÃO A CUMA REVELA PRECARIEDADE DE SUA GESTÃO

Cuma e Rui são avaliados como muito ruins em Itabuna!
Em Itabuna faltam médicos, equipamentos e medicamentos em Postos de Saúde e o setor de assistência social da prefeitura, não serve para servir a quem não tem com quem contar. Também faltam na cidade ações de políticas públicas para fomentar o desenvolvimento do comércio, indústria e serviços e isto tem consequências de aumento do drama do desemprego, desesperança e até desespero para muitos dos nossos jovens e pais de famílias. A prefeitura tem deficiência em seu setor de planejamento e este fato implica em desorganização do governo, cujas atividades acabam acontecendo com o descontrole característico de um prefeito que está igual a cego no meio de um tiroteio. O prefeito Fernando Gomes (Cuma), gasta seu escasso tempo de gestão com reuniões exaustivas e improdutivas sobre questões relacionadas a realizações de festas, políticas pessoais e “óperas-bufas”, que o impedem de decidir e agir para promoção de uma administração eficiente. O povo da nossa cidade demonstra sua insatisfação através de pesquisas que apontam altíssimos índices de rejeição ao prefeito e este fato revela que a cidade está submetida a uma condição semelhante a um reinado sem rei, ou com rei que conta apenas com bobos da corte, mas está cercado por cidadãos e cidadãs, que não o aplaudem e nem acreditam em suas boas intensões e ações. Estes problemas parecem que não contarão com soluções advindas da Justiça e da Câmara de Vereadores e esta situação cria um clima de descrença do povo, nas instituições fiscalizadoras e punitivas. Mas essa realidade não faz o itabunense esmorecer, pois ele sabe que no próximo ano haverá eleição municipal e nela não há como promotores públicos e vereadores serem as únicas alternativas para defenestrar corruptos e inábeis do poder. Será com o voto de indignação e protesto contra todas mazelas que o afligem, que nosso povo demonstrará seu poder de dar um basta a tudo o que fez e tem feito de ruim o prefeito, seus parentes e aderentes.

SERÁ INEVITÁVEL A REVOADA DE VEREADORES EM ITABUNA

Dos 13 vereadores que não permanecerão nos partidos que os elegeram, apenas
Babá já definiu sua situação e saiu do PHS, para ser prefeiturável pelo PSL.
Dos atuais 21 vereadores de Itabuna, apenas 8 deverão permanecer nos partidos que os elegeram e 8 já estão de malas prontas para pertencerem a diferentes agremiações políticas. Outros 5 sairão, mas ainda não estão certos sobre onde se filiarão. Estão nessa dúvida: Manoel Júnior (PV), Chico Reis (PSDB), Beto Dourado (PSDB), Júnior do Trator (PHS) e Enderson Guinho (PDT). Os que continuarão em seus partidos de origem e com seus mesmos números de candidaturas são:  Ninho (PR), Pastor Francisco (PRB), Jairo Araújo (PCdoB), Júnior Brandão (PT), Antônio Cavalcante (PMDB), Milton Gramacho (PRTB), Ricardo Xavier (PPS) e Robinho (PP). Babá Cearense já foi liberado pela direção do PHS e está filiado no PSL do presidente Jair Bolsonaro e por este partido deverá ser candidato a prefeito. Mas outros 7 vereadores já estão com reservaas garantidas para partidos já definidos: Aldenes Meira (PCdoB), deve ir para o PSB, que é presidente pelo médico e ex-deputado estadual, Renato Costa; Ronaldão (PMN), deverá ser correligionário no PSD, do seu "xifópago" Alcântara Pelegrine e do ex-deputado estadual, Augusto Castro, que por sua vez, saiu do PSDB, para protagonizar a cabeça de chapa do partido do senador Otto Alencar, nas próximas eleições municipais, em Itabuna; Alex da Oficina e Zico, ambos eleitos pelo PTC, deverão embarcar no PTB, cujo prefeiturável será Dinailson Oliveira, que ainda tenta fazê-lo contar com Ninho e Milton Gramacho; Nel do Bar (PPS), também está na conta do PTB; Charliane Sousa está de saída do PTB, para se candidatar a prefeita pelo DEM do prefeito de Salvador, ACM Neto e consigo levará seu atual correligionário Chicão. Portanto, essas são as aguardadas mudanças de legendas para os vereadores de Itabuna e qualquer modificação nesse prognóstico, ficará por conta da conta que cada um terá que fazer nos votos de legenda, que cada partido terá que obter, para o reeleger!

18 de junho de 2019

PRECARIEDADE NA SAÚDE DE ITABUNA É CAUSADA POR MÁ GESTÃO

Jozimar e Cuma estão mancomunados no que há de mais
deficiente nos serviços públicos de Saúde de Itabuna!

Tão feia e preocupante quanto o crônico caos na saúde pública de Itabuna, é a radiografia do sistema feita pelos órgãos públicos de fiscalização, onde processos apontam irregularidades e desperdícios de recursos. Atendimento ruim e falta de infraestrutura nos postos de saúde e hospital regional e deficiência nos serviços clínicos, compõem o retrato da saúde pública em Itabuna. A falta de recursos não é a principal causa desses problemas, e sim a má gestão; A má aplicação dos recursos públicos. Um simples levantamento sobre os acontecimentos no setor, é uma chave essencial para ajudar a entender as razões que levam os itabunenses a penar em corredores, ambulatórios e enfermarias do Sistema Único de Saúde (SUS). Num quadro em que se misturam mau atendimento, déficit de profissionais, desleixos e irresponsabilidades, revela-se uma realidade inquestionável: talvez mais do que a falta de verbas, alegação sempre presente quando se trata de “justificar” a ineficiência da rede oficial, a estrutura sofre do mal generalizado de gestão inepta. Este nosso diagnóstico se baseia em exemplos absurdos, que revelam nítidos problemas de administração, como a destinação inadequada de equipamentos. Há casos em que aparelhos odontológicos permanecem encaixotados, portanto sem uso; ou de equipamentos inativos porque a unidade de saúde pública não dispunha de sala onde a pudesse instalar; ou ainda o de um aparelho também inoperante à espera da ampliação da rede de energia e contratação de pessoal. São evidências gritantes de inaptidão gerencial, que se juntam a demandas crônicas, algumas até ditadas por problemas de verbas, principalmente por sua má aplicação, como déficit e excesso de pessoal e redução acentuada do número de leitos oferecidos pelos SUS. É bem verdade que, neste quesito, o fenômeno não está circunscrito a Itabuna, mas o fato é que, em comparação com a maioria dos demais municípios baianos, é desabonador o perfil de Itabuna, à frente apenas de uma dezena de outras cidades na relação leitos/população. Há outros dados igualmente preocupantes, como superlotação das emergências das unidades básicas e hospitalares e a dramática situação de deficiência de leitos de UTI para a população usuária do sistema público. Um levantamento eficaz do Ministério Público e da Câmara Municipal, é roteiro necessário para que sejam estudadas as mazelas dos serviços de Saúde Pública em Itabuna, com as lentes da realidade de uma rede pública ineficiente, desmontando a ideia de que mais verba seria uma panaceia, quando o que se tem é uma falência múltipla de gerenciamento. Isto sim, pode ajuda a dar a medida do custo social dessa insensibilidade.

VIRILHADOR É AQUELE QUE SÓ ANDA PENDURADO NA VIRILHA DO PREFEITO

Virilhador é o sujeito eleito para fiscalizar e passa a ser lacaio do prefeito!
Parece que nem todos nossos legisladores sabem que, por força constitucional, o vereador, no exercício de sua função, tem por obrigação fiscalizar as ações do poder Executivo. Goste o prefeito ou não, é papel do vereador requerer informações para saber onde estão sendo investidos os recursos públicos e que qualidade de serviços públicos estão sendo entregues à comunidade. A função de fiscalizar é, portanto, uma extensão da função de legislar. Fiscalizar por exemplo se as leis votadas estão sendo respeitadas e se contratos como o dos serviços de limpeza pública e consultorias jurídicas, estão respeitando os valores de mercado e comparar, suas condições com contratos similares em cidades iguais. E o andamento das leis que regulam o orçamento público: PPA, LDO, LOA. Acompanhar se o plano de metas está sendo rigorosamente cumprido, pois tudo que foi debatido nas audiências públicas e votado pela Câmara virou lei. O não cumprimento delas, por regra constitucional, acomete o prefeito em crime de responsabilidade. Logo, se o vereador tem que ter tempo para legislar, mais tempo ainda deve possuir para fiscalizar a aplicação da lei e seus efeitos na sua comunidade. Quando ouvir um vereador dizer que não tem tempo suficiente para exercer essas duas atribuições elementares da sua função, você estará diante de um vereador omisso, ou por desconhecimento da função ou por conveniência política. Se o vereador cobrar com maior rigor o cumprimento das leis e metas preestabelecidas, forçará o prefeito a executá-las, sob pena de ter a opinião pública contra si, apesar de que ainda existe prefeito que tenta vender à população que quando o vereador fiscaliza, ele atrapalha a administração. Nenhum prefeito gosta de vereador exercendo esta função. Geralmente eles cooptam o vereador dando em troca empregos a parentes e aderentes. Leva-o sempre consigo nas inaugurações de obras e oferece todo e qualquer tipo de benesses que o poder possa ofertar para ter o vereador subserviente a seus interesses. No entanto, o art.31 da constituição Federal expressa claramente: "A fiscalização do município será exercida pelo poder Legislativo Municipal, mediante controle externo e pelos sistemas de controle interno do poder executivo municipal na forma da lei." "O controle externo da Câmara municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou município, onde houver". Assim sendo, o vereador que não cumprir esta determinação estará dando calote eleitoral e contrariando os princípios da função. Cabe à sociedade que elege o vereador acompanhar o seu desempenho para posteriormente saber analisar melhor em quem está votando. O cidadão bem informado sobre o que acontece na Câmara também será defensor daquele vereador que cumpre com suas funções de maneira digna e honesta. Pois, diversas vezes, o vereador fiscalizador é atacado por aqueles que estão se locupletando do poder e que tentam jogar para a sociedade que este papel atrapalha a administração municipal. É necessário que tenhamos vereadores cumpridores dos seus deveres, pois eles são os únicos instrumentos à disposição da comunidade para exercer o controle externo do poder executivo. Portanto, o vereador deve repensar seu verdadeiro papel e cumprir com maior abnegação a arte de verear para o bem de sua comunidade e assim merecer que ela o reeleja!

17 de junho de 2019

FANTASMAS TAMBÉM SÃO MEIOS DE CORRUPÇÃO

Cuma transformou a Prefeitura em "Antro de Fantasmas"!

Quando se trata de combater a corrupção, é preciso usar tecnologias com bom senso. Uma delas é a biometria, que classifica e armazena em um banco de dados a identidade de um indivíduo por meio de uma característica física, normalmente impressões digitais ou íris. A biometria é cada vez mais usada em sistemas de identificação e registros de eleitores. É uma tecnologia que levanta questões sobre privacidade e proteção de dados. Apesar destes problemas, ele realmente serve como solução para a corrupção? Tomemos uma situação em que a biometria tem sido apontada como um sucesso: servidores públicos “fantasmas”. Funcionários “fantasmas” são aqueles que estão na folha de pagamento, mesmo sem exercer qualquer função. Isto inclui aqueles que recebem salários de pessoas que morreram ou que nunca existiram, além de parentes de governantes que recebem sem trabalhar. É provável que dezenas, ou centenas de trabalhadores fantasmas assombrem o serviço público em Itabuna. A biometria tem sido cada vez mais usada em unidades anti-corrupção para combater funcionários fantasmas. Como parte deste processo de auditoria anti-corrupção, cada funcionário público é obrigado a se registrar em um sistema biométrico para receber seu salário. A biometria é diretamente responsável pela extinção de funcionários fantasmas. Em um assunto multi-facetado e abrangente como a corrupção, deve-se considerar que a tecnologia pode ser uma panaceia. Vontade política e transparência, mais do que biometria, são as soluções para o problema dos funcionários fantasmas.

O QUE TEM GOVERNISTA PETISTA NA CABEÇA

Nunca se deve esperar coisa boa de governantes petistas!

Só o PT faz merda? De jeito nenhum. Mas o PT sempre faz merda. Esse é o ponto. Lula assaltou o Brasil e Dilma o destruiu de vez. Ao longo de quase quatro décadas, após nossa redemocratização, centenas de administrações petistas arrasaram municípios e estados. Alguma foi boa? É possível, mas desconheço. Apenas garanto que, nas grandes cidades e grandes estados, sempre foram desastrosas. Geraldo Simões (Cabeça de Pitu), por exemplo, arrasou Itabuna e protagonizou vexames e ilícitos como a Máfia do IPTU, Quadrilha das Mochilas e perseguições a mais de cem servidores da prefeitura, só porque votaram contra ele. Geraldo também ocupou cargos públicos de direção na Codeba, Secretaria Estadual de Agricultura na Bahia e dois mandatos de deputado federal e em todos saiu como corrupto. Jaques Wagner esculhambou, surrupiou e quase destrói a Bahia, em seus lastimáveis dois mandatos de governador. O inútil governador Rui Costa, decidiu enviar uma centena de policiais para o Ceará, sob pretexto de combate a facções criminosas. Como todos sabem, o estado governado pelo medíocre petista, enfrenta uma onda de ataques criminosos e ocupa primeiro lugar entre os estados onde mais matam gente. O PT é assim: ou não combate ou pratica o crime. Não raro, tudo junto. A Bahia simplesmente compõe o triste grupo de estados mais violentos do País. Aliás, todos os mais violentos são das regiões norte e nordeste, majoritariamente governadas pelo PT. Sempre o PT! Encerro com o lema: ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil. Falta de vontade e tentativas é do que não podemos nos queixar.

16 de junho de 2019

BABÁ QUER SUCEDER CUMA PELO PSL

Binho está "dando um trato", para fazer de Babá o Bolsonaro de Itabuna!

O presidente do PSL de Itabuna, Binho Shalon convidou e o vereador Babá Cearense aceitou o desafio de ser seu prefeiturável para as próximas eleições em Itabuna. Para tanto, Binho levou Babá a Brasília, onde o filiou ao partido na quarta-feira (12), em cerimonia que contou com participações do Deputado Federal e presidente nacional do PSL, Luciano Bivar e da deputada federal, Dayane Pimentel, que preside a sigla do presidente Jair Bolsonaro na Bahia. Para definir Babá como seu candidato a prefeito de Itabuna, a direção do PSL aproveitou o dia dos namorados e se separou do poligâmico flerte que mantinha com o ex-prefeito Capitão Azevedo e o advogado Cosme Reis. Babá Cearense disse a nossa reportagem, que cansou de ter seus inúmeros requerimentos e pedidos de providencias sendo desdenhados pelo prefeito e por isso decidiu trocar a função de pedinte, pela posição de quem detém o poder de fazer o que tem que ser feito, que é o prefeito. Babá também destacou que não aceita Itabuna ter saído da terceira para a sétima posição entre as principais cidades baianas e que pretende trabalhar muito para fazer a prefeitura recuperar o tempo perdido com prefeitos, que só fizeram se beneficiarem do dinheiro público. A pretensão é desenvolver uma gestão humanista e progressista, para possibilitar nosso povo ter orgulho de ser itabunense. Para o presidente do PSL, Binho Shallon, Babá Cearense está desistindo de uma reeleição fácil de Vereador, para que os itabunenses não desistam de Itabuna!

A EMASA NÃO CUIDA DAS NOSSAS ÁGUAS E NEM TRATA NOSSOS ESGOTOS

Cuma quer vender a Emasa para tirar a prefeitura do buraco!

O acesso à água potável e ao saneamento básico foram reconhecidos como direito do ser humano pela Organização das Nações Unidas. A resolução declara que “o direito a uma água potável, limpa e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito humano, indispensável para gozar plenamente do direito à vida”. No entanto, milhares de pessoas em Itabuna não têm acesso a água potável e outras milhares não dispõem de instalações sanitárias adequadas. Serviço absolutamente essencial, a coleta e o tratamento de esgoto tem sido deixados de lado por sucessivos governos. Para uma cidade que é a maior do sul da Bahia, essa situação é inaceitável, principalmente porque quem tem mais sofrido com essa situação são as crianças. A inexistência de rede de distribuição de água potável, associada à falta de coleta e de tratamento de esgoto, cria um ambiente insalubre que propicia o desenvolvimento de doenças fatais. O que mais surpreende no esgoto é o seu poder destruidor, sua capacidade de atuar em todo os bairros da cidade e de se infiltrar em todos os níveis da sociedade. O bairro Góes Calmon não possui um só metro de tratamento de esgoto, embora seus moradores pagam 70% para esses serviços não prestados pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). A imagem de crianças brincando em meio aos esgotos e lixo a céu aberto é tocante aos olhos de qualquer um. Existem bairros como o Nova Esperança, Santa Clara, Monte Cristo, Corbiniano freires e dezenas de outros, onde esse problema existe em quase todas suas ruas e praças. O principal impacto disso, ou melhor, o impacto mais visível dessa cena é a diarréia. Os pais levam a criança ao posto de saúde com dores abdominais e o médico faz o diagnóstico de parasitose; descreve o tratamento recomendando a ingestão de um medicamento antibiótico e soro. A criança toma o medicamento como prescrito, mas já na próxima visita ao médico retorna com o mesmo problema. Depois de três ou quatro crises de diarréia, a criança cria imunidade e, então, desde que haja uma boa nutrição, as diarréias parecem ficar menos importantes, uma vez que a criança se recupera bem. Apesar de mínimas, este quadro freqüente de diarréias deixa seqüelas a médio e longo prazo. Além das diarréias e outras infecções causadas pela falta de coleta e de tratamento de esgoto, outras doenças prejudicam o desenvolvimento e condenam essas crianças em longo prazo. Se pegarmos crianças de 0 a 5 anos, os danos são ainda maiores: são permanentes.  Trata-se de doenças toxicológicas causadas pela contaminação por substâncias químicas vindas de causas e produtos diversos, tais como a lata de refrigerante, a lata de tinta, garrafas PET, óleo de cozinha, sacolas plásticas, entre outros objetos que são lançados diariamente no rio Cachoeira, seus afluentes e nos esgotos a céu aberto das comunidades carentes em toda a cidade. É despejado, diariamente, mais de 85% de esgoto sem tratamento algum, contaminando solo, rio Cachoeira e mananciais, com impactos diretos à saúde da população itabunense. Engana-se quem pensa que os impactos da concentração de lixo nos esgotos a céu aberto e no rio Cachoeira afeta apenas a saúde daqueles que moram nas comunidades carentes. Grande parte dessas substâncias tóxicas que estão concentradas nos esgotos a céu aberto são voláteis e evaporam levando o “problema” para uma área muito maior. Veja só: todos os anos, no início do ano, nossas cidades sofrem com as enchentes. Imagine você, que trafega pelas redondezas do rio Cachoeira e seus córregos, por exemplo, ou de qualquer canal da cidade. Com as chuvas, todo aquele esgoto que está sendo jogado direto no rio irá evaporar e você irá respirar esse ar contaminado pelas substâncias químicas. Não há escolha, você pode estar na parte rica ou pobre de Itabuna, mas você será atingido por esse verdadeiro inimigo invisível. Infelizmente, nossos governantes ainda têm uma visão míope sobre a questão do saneamento básico: constroem teatro e centro de convenções enormes para artes e cultura e esquecem de investir em uma área que é fundamental, que representa um investimento, que no futuro irá refletir em uma economia enorme que é, por exemplo, a de não ter que cuidar de uma criança com deficiência mental, intelectual, imunológica ou de saúde decorrente da exposição a substâncias químicas que permeiam o nosso país. A sociedade itabunense precisa estar alerta que o problema toxicológico causado pela falta de coleta e tratamento de esgoto e que não está restrita apenas às comunidades carentes. Basta um vento mais forte ou uma chuva para carregar as substâncias tóxicas para muito mais longe, contaminando e condenando, em porções homeopáticas, toda a sociedade. Tais substâncias, despejadas diariamente em nossos rios pelos esgotos, são um verdadeiro inimigo invisível. A sociedade deve se unir e cobrar de seus políticos e governantes um olhar mais atento e investimentos prioritários na coleta e tratamento de esgoto devem ser feitos para garantir qualidade de vida à nossa população e, principalmente, às nossas futuras gerações.

15 de junho de 2019

O QUE O PREFEITO FAZ É MUITO MENOS DO QUE PODERIA SER FEITO

Itabuna com Cuma como prefeito está retroagindo e sendo muito judiada
Em sua propaganda enganosa, disponibilizado na imprensa oficial e no site da Prefeitura, o prefeito Fernando Gomes (Cuma) faz um elenco das obras e ações do seu governo e dele eu destaco dois pontos dos quais o prefeito se vangloria constantemente: a) Inauguraremos um novo posto de saúde 24 horas (Policlínica Regional) e b) inauguraremos o Centro de Convenções e Teatro. Independentemente de se concordar ou não com esses pontos, o fato é que eles existem e em nenhum deles se pode afirmar que são obras da prefeitura. São obras que não pertencem ao governo municipal. Ou seja, há trabalho... dos outros! Mas chega a ser cômica a conclusão da propaganda de Cuma: “Mas a cada dia, a oposição tenta macular – com firulas e factóides – um governo que tem trabalhado intensamente para conseguir muito mais por Itabuna”. Não prefeito, não é a oposição. É o senhor próprio. As CPIs que estão sendo apresentadas na Câmara de Vereadores ou o pedido de investigação feito pelos parlamentares Babá Cearense (PHS), Charliane Souza (PTB), Chicão (PTB), Jairo Araújo (PCdoB) e Enderson Guinho (PDT), para apurar suposto superfaturamento na contratação da empresa Biosanear, “Cabide de Empregos na Prefeitura e essas necessidades de investigações não são firulas e nem factoides. Ainda que tenhamos que aceitar o que faz o prefeito, não podemos acatar como justificável o que ele tem deixado de fazer, pois não existe nada mais antigo do que culpar a janela pela feiura da paisagem.

14 de junho de 2019

JUSTIÇA CONCEDE LIBERDADE PROVISÓRIA A EMPRESÁRIO PRESO EM OPERAÇÃO EM ILHÉUS

Sérgio Habib é reconhecido como um dos melhores advogados do país!

A Justiça Federal determinou a soltura do empresário José Roberto Santos Neto, que se encontrava preso decorrente de uma operação realizada pela Polícia Federal de Ilhéus e que prendeu vários suspeitos de participar em fraudes em licitações envolvendo um esquema milionário com mais de 39 prefeituras baianas. A prisão preventiva foi revogada na manhã de quinta-feira (13) por decisão do juiz Federal da 1ª Vara Crime de Ilhéus, Lincoln Pinheiro Costa. Os advogados Sergio Habib e Thales Habib conseguiram, na Justiça, com que o acusado se defenda em liberdade. Um dos responsáveis pela defesa de José Roberto, o advogado Sérgio Habib declarou que "a decisão do juiz foi garantista evitando abusos e impedindo o prolongamento da supressão da liberdade, possibilitando que o réu em liberdade possa reunir provas para demonstrar sua inocência". O réu requereu a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar e liberdade provisória "alegando excesso prazal por estar preso há aproximadamente seis meses, configurando a prisão antecipação de pena", consta na decisão. O magistrado concedeu liberdade provisória, porém determinou as seguintes medidas cautelares:
a) Compromisso de comparecer a todos os atos do processo para o qual for intimado;
b) Comparecimento mensal a este Juízo para informar e justificar suas atividades;
c) Não se ausentar do endereço em que reside por mais de 30 dias sem autorização deste Juízo;
d) Comunicar previamente eventual mudança de endereço;
e) Não se comunicar com testemunhas.

HOJE É DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE


Consciência limpa é deitar a cabeça no travesseiro e ter a certeza de que fez
o bem ao próximo e que o seu sangue agora corre nas veias de outra pessoa.

Nesta Sexta-feira, dia 14 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo desta data é homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. Doadores de sangue merecem nossos aplausos, mas queremos aproveitar essa realidade, para ressaltar, que assim como existe o Doador de Sangue, também existe o Sugador de Sangue, que é o sujeito que esfola os servidores da prefeitura e do dinheiro público, advindo dos impostos de quem investe na cidade e gera empregos. Portanto, aplaudamos os doadores de sangue, mas não esqueçamos dos sugadores de sangue...

GREVES DOS PARASITAS E ALIENADOS

Petistas e Comunistas estão promovendo baderna em forma de greve!

Partidos de esquerda e seus sisudos e aparelhados sindicatos estão hoje, promovendo uma suposta greve geral, natimorta. Mas na verdade, o principal foco da paralisação é a crítica contra as reformas da Previdência e a exigência da libertação do ex-presidente Lula. O aspecto político está intimamente ligado à greve geral, uma vez que setores ligados ao ex-presidente Lula, preso por corrupção. Uma série de categorias cruzaram os braços, mas os sindicatos estão agindo ilegalmente, com ações agressivas de adesão dos seus associados e obstrução de vias públicas. Ciente das pressões desses partidos de esquerda e suas organizações sindicais, o governo federal e sua base aliada – dentro e fora do Congresso Nacional – deve se manter mobilizada não para buscar o confronto com quem é a favor da greve geral, mas sim para não permitir que algum parlamentar aliado se desgarre no momento que mais importa para a gestão Bolsonaro: a hora de votar. Ministros e o próprio Bolsonaro vêm batendo na tecla de que as reformas são essenciais para o futuro do país. Alegam que o sistema previdenciário brasileiro é deficitário e, com o envelhecimento da população, em breve não haverá como pagar a todos os beneficiários. Bolsonaro destaca que as dificuldades de estados como o Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão e mais de uma dezena de outros estados, são atribuídas, por exemplo, ao problema da Previdência, o qual será sanado com a reforma. Na seara trabalhista o tom é o mesmo: a legislação é antiga, da época de um Brasil que avançava para se industrializar, e que hoje está aquém do caráter tecnológico que envolve as operações executadas pelos trabalhadores. O resultado seria o aumento do desemprego e o excesso de ações judiciais trabalhistas, outro entrave para a retomada da economia. Daí o entendimento de que a Reforma Trabalhista também é essencial. Um dos aspectos a serem explorados por aqueles que não concordam com a paralisação é surfar na onda antipetista que permanece no ar perante a sociedade brasileira. Um governo que caiu. E agora tenta buscar novamente sua predominância, seu lugar perdido com as ruas.

Publicidade: