Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

30 de abril de 2019

VARELA APÓS FALA DE LULA: 'É MELHOR UM LOUCO QUE LADRÃO'

O PT excede em corruptos esbravejando
enganação de luta contra a corrupção!

O apresentador Raimundo Varela resolveu dar sua opinião sobre a a entrevista que o ex-presidente Lula deu da cadeia na última semana, no "Balanço Geral", da TV Itapoan, de segunda-feira (29). No papo, o político disse que o "Brasil está sendo governado por um bando de maluco". “Minha avó já dizia que de louco ninguém tem nada. Só se comer dejetos ou rasgar dinheiro. Cento e cinquenta psiquiatras americanos disseram que [Donald] Trump é maluco. Queria ter um maluco desse aqui”, iniciou o comunicador. “O Ricardo Lewandowski autorizou ele dar entrevista. Já viu bandido dar entrevista? Fernandinho Beira Mar dá entrevista? O Lula, para mim, é igualzinho. Ele matou milhões de crianças nos hospitais, com o dinheiro roubado por ele e o governo dele. Seu Lula, quero o ‘maluco’ do Bolsonaro, mas não quero o desonesto igual a você. Ainda tem gente curtindo a entrevista de Lula. Ele disse que o Brasil está sendo governado por louco. É melhor um louco que ladrão", atacou.

AS PUNHALADAS NAS COSTAS DO POVO

Poucos são os seguimentos itabunenses, que não tenham sido traídos por Cuma!
Para ser eleito pela quinta vez prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), usou e abusou do escamoteamento, ludibriamento e promessas compridas que jamais seriam cumpridas. Esbravejou contra fechamentos de escolas no governo do seu antecessor, Vane do Renascer e também fechou "culégios"; bradou contra quadrilhas de bandidos do colarinho branco e até participou de passeatas contra a roubalheira do dinheiro público e está tendo que se explicar sobre superfaturamentos e fortes indícios de corrupção em sua gestão. E assim Cuma ver o bumerangue que jogou nas vidraças dos outros, retornar para, implacavelmente o atingir. A prefeitura de Itabuna já arrecadou mais de um bilhão e 200 milhões de reais nestes últimos dois anos e quatro meses, mas a cidade não tem uma só obra de Cuma, que tenha custado mais de um milhão de reais. E ninguém sabe pra onde está indo tanto dinheiro, pois muitos postos de saúde estão sem medicamentos, equipamentos e médicos; escolas estão sucateadas, ruas estão esburacadas e mal iluminadas, servidores amagam atrasos salariais, o "cabide de emprego" não pára de crescer na prefeitura e a Biosanear permanece recebendo deste governo de Cuma, mais de três vezes mais, o que ganhava com Vane. Portanto, o que se pode concluir desta ópera-bufa, é que Cuma governa Itabuna com uma marreta na mão direita, com a qual ele destrói a cidade e com um punhal na mão esquerda, apunhalando pelas costas o povo itabunense. 

29 de abril de 2019

EU FICO COM A PUREZA DO SORRISO DE UMA CRIANÇA

Crianças não precisam de sorrisos, para revelar seus sentimentos!

Um sorriso vale mais que mil palavras. Já perdi as contas de quantas vezes escutei essa frase. Por esses dias, ao conversar com alguns colegas, um deles lembrou esse ditado e isso me fez refletir: Mas quais sorrisos, exatamente? Sorrisos sinceros ou sorrisos falsos? A princípio, parece sem sentido o questionamento, mas, quando você para e pensar melhor, consegue perceber que, em muitos casos, um “sorriso” pode te fazer feliz ou te ludibriar. Não preciso contar para ninguém aqui que algumas pessoas são melhores do que outras na arte de forçar sorrisos. Porém, de acordo com uma pesquisa científica, ainda há uma clara diferença entre um sorriso verdadeiro e um falso. A pergunta é: como saber diferenciá-los? Dizem por aí que é muito fácil notar a diferença entre o riso fingido e o espontâneo. Quanto a isso, preciso discordar. Cada dia que passa as pessoas estão se tornando mais experientes na “arte de enganar os outros”, portanto, em minha opinião, decifrar o sorriso de alguém que já está acostumado e ludibriar as pessoas dessa forma, não é tão fácil assim. Cientificamente, no sorriso sincero é impossível controlar o músculo que fica ao redor dos olhos; ele é contraído e não conseguimos evitar que se formem os pés-de-galinha quando sorrimos de maneira natural. Ou seja, ao sorrir naturalmente aparecerem os pés-de-galinha ao lado dos olhos. Pena que a ciência, pelo menos nesse caso, não ajuda em nada. Quem vai observar os pés-de-galinha de alguém quando se está conversando? Eu, pelo menos não! Prefiro confiar no meu instinto, embora em muitos momentos, e bota momentos nisso, ele falhe. Enfim, seja lá qual for à orientação científica para discernir um sorriso falso de um sincero, ainda opto por manter perto aquelas pessoas que me transmitem confiança. Afinal de contas, todo mundo está sujeito a se esbarrar no tal sorriso falso. O que vale é não se deixar abater por pessoas que não valem a pena.

O BARULHO EM ITABUNA ENSURDECE, INCOMODA E ADOECE

Itabuna tem se tornado uma cidade muito barulhenta e ensurdecedora!
A sociedade itabunense inquieta, ansiosa e carente por desabafar, seja falando, escrevendo uma mensagem ou agindo da forma que estiver ao seu alcance, não encontra tempo nem vontade verdadeira para fazer parar o abuso do so  alto que intranquiliza quem apenas quer dormir, ouvir uma boa música ambiente, ler, ou assistir Tv. A cidade parece não querer silenciar e nem protestar contra a zueira que inferna dias e noites de enfermos novos e velhos. É como se não fosse direito de cada um ouvir a própria voz. Hoje não é permitido se conectar consigo mesmo. O barulho na cidade, não deixa o itabunense ter sossego. E a zuada é tão grande e contumaz, que quando a possibilidade do silêncio é ofertada, surge como se não houvesse preparo para aceitá-lo. Se espera tanto os próximos decíbeis ensurdecedores, que ele sempre surge depois da perda da vontade de ouvir música, ligar para alguém ou ver tevê. Somos forçados a viver a ausência de sons que gostamos e isso nos gera desconforto. Ficamos impedidos de ouvir MPB, porque os "paredões" com seus berrões e pagodões horríveis, invadem nossos ambientes. E isto se constata nos quatro pontos cardeais da cidade. Onde quer que você vá, lá estará alguém pertubando o silêncio e sem considerar que na vizinhança há quem quer e necessita descansar e dormir com os sonhos dos anjos. É um pandemônio. Um desrespeito acintoso. E por não conseguir mudar esta dramática e irrequieta realidade, muita gente tem se mudado de Itabuna!

28 de abril de 2019

RUI QUER "MELAR" O "ARRUMADINHO" DE CUMA E SEU CLONE

É inimaginável o que Rui quer jogar no ventilador de Cuma e Geraldo Cabeça de Pitu!
Itabuna será palco de uma eleição municipal, onde gatos e ratos, disfarçados de príncipes encantados, poderão estar no mesmo saco, ou palanque! Em nenhuma outra cidade baiana, o governador Rui Costa (PT) estará submetido a tamanho desconforto. É que ele tem o prefeito Fernando Gomes (Cuma), que é arqui-inimigo dos petistas, como seu maior aliado e o PT tem o ex-deputado Geraldo Simões (Cabeça de Pitu), como entrave para qualquer mínima possibilidade do partido apoiar Cuma, ou quem quer que ele aponte como seu prefeiturável. Este é um impasse que terá desfecho de dissabores para uma das partes e que, em qualquer situação, cria um clima de constrangimento e cinismo, para todos protagonistas dessa ópera-bufa! Mas Rui não é bobo e estaria disposto a não se envolver nesse balacubaco e arranca rabo entre políticos que o macula a imagem. E tentará impor uma alternativa que possa congregar "fernandistas" e "geraldistas", sem os melindrar. Não são muitos os nomes. Apenas Josias Gomes e Vane do Renascer. Estes são os únicos prefeituráveis da horda situacionista, que podem harmonizar as bases partidárias e convergir todos para um palanque sem traumas, intrigas e competitivo. 

27 de abril de 2019

ITABUNA VOLTOU A TER CURSO DE RADIALISMO

Itabuna voltou a promover o curso de radialismo, que havia perdido a mais de 10 anos.
Itabuna voltou a promover o curso de radialismo, que a mais de 10 anos deixou de ser realizado na cidade. E através do Instituto do Conhecimento da Bahia (ICB), foi concluída a formação de 19 alunos, que receberam ontem, sexta-feira (26), à noite, no auditório da OAB de Itabuna, seus Títulos de Técnicos em Rádio e Televisão, que o credenciam a terem registros do Documento de Registro Técnico (DRT), junto ao Ministério do Trabalho  para exercerem suas profissões regulamentadas por lei. O DRT serve como um atestado de capacidade profissional, reconhecendo conhecimentos práticos e acadêmicos, no caso dos diplomados no curso de radialismo. A próxima turma já está sendo formada, para ter aulas iniciadas no primeiro sábado (01) de junho deste ano. A iniciativa do retorno do curso de radialismo em Itabuna, foi dos radialistas Val Cabral e Jacqueline Mendes, que contou com supervisão dos professores Jamil Calheiro e Osvaldo Miranda Filho; e apoio da OAB/subsecção de Itabuna, Viação Águia Branca e Príncipe Hotel.

Billy Wel foi o orador da turma e se destacou com sua mensagem motivacional 
Marcelo recebeu seu Título das mãos do professor Jamil Calheiro
Tiago Reis comemora mais uma conquista com família e amigos
Assessor de Imprensa Kiko entrega o Título de Radialista para Rivelino
Jairo Araújo recebendo Título de conclusão do Curso de Radialismo das mãos de Val Cabral

QUEM RECLAMA DE COMER VIDRO HOJE, PODE NEM TER VIDRO PRA COMER AMANHÃ

Cuma aceita o fato do seu governo está muito mal avaliado!
Depois de ultrapassar mais da metade do seu quinto mandato, o prefeito Fernando Gomes (Cuma), ainda não disse pra que foi eleito! A cidade não tem nenhuma obra realizada com recursos próprios da prefeitura, embora as verbas nestes últimos 26 meses, sob domínio de Cuma, tenham sido em volume superior a um bilhão e duzentos milhões de reais. E a situação de desgoverno é tão grande, que nada na prefeitura tem referência de excelência de gestão. Há uma estranha sensação de acintoso retrocesso no desempenho de ações públicas e as insatisfações tem consequências que fazem Cuma amargar mais de 80% de rejeição popular. O prefeito não desconhece este fato e sabe que não possui a mínima possibilidade de ser reeleito e por isso ele tem declarado que não será candidato no próximo ano. Nunca Itabuna teve um prefeito reeleito e não será num momento de governo muito ruim, que esta regra será encerrada. Outro complicador para Cuma e que implica em drama para o povo itabunense, é que não há nenhuma perspectiva da sua administração melhorar e o povo reverter sua rejeição. O fato é que Cuma "está no mato sem cachorro", porque em sua equipe de governo, não ninguém com quem o povo possa contar. 

O VEREADOR AVANÇANDO COMO UM TRATOR

Só está nos braços do povo, quem não o decepciona!
Existem vereadores que se notabilizam no parlamento, por seus pronunciamentos eloquentes e posicionamentos contundentes contra as negligências protagonizadas por governantes e a cidade necessita dessas vozes vorazes contra as mazelas e tudo o que submete o povo à condição de "saco de pancada" de quem o deveria satisfazer. Também existem vereadores que se destacam na qualidade técnica da condução dos seus mandatos, cujos resultados são proveitosos na elaboração de leis e pedidos de providencias, requerimentos e indicações, que criam regras e melhores condições de qualidade de vida para a população. Existem entre vereadores que são bons tribunos e técnicos, muitos que são só isso, pois não abrangem suas possibilidades. Se restringem ao trivial e entram e saem dos seus mandatos, como se nunca tivessem sido vereadores. Mas existem aqueles que além de usarem bem suas falas e atentarem para os afazeres legislativos, se destacam pelos resultados práticos de conseguirem realizar sonhos; atenderem pleitos, ouvirem reclames, fazerem com que surjam em suas comunidades, ruas pavimentadas, postos médicos, melhorias de prédios escolares e ensino fundamental e que auxiliam pessoas carentes em suas demandas de assistência social, saúde, desportos e geração de emprego e renda. Neste contexto, alguns poucos vereadores de Itabuna estão se sobressaindo e satisfazendo as expectativas da população, mas nenhum com assiduidade, relevância e resolutividade do jovem Júnior do Trator (PHS).

26 de abril de 2019

NIL AINDA NÃO CAIU POR CUMA ESTÁ GAGÁ

A pergunta que não quer calar: "Nil ainda não caiu?"
Quando o destrambelhado e ainda prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), decidiu exonerar, no início de junho do ano passado, a professora Anorina Smith Lima, da direção da Secretaria de Educação do município, imaginou-se que ele a substituiria por alguém com qualificação técnica para corresponder à expectativa de uma gestão eficiente na pasta. Mas  "deu com os burros n'água" e essa burrice resultou numa troca de "seis por três"! Em nada houve avanço com Nilmecy Santos Gonçalves (Nil) como secretária municipal da Educação de Itabuna. Embora compreendamos que ela não seja causadora dessa situação. Ela é apenas uma marionete e boneca de ventríloquo, que atende aos caprichos, mandos e desmandos de Cuma e seus parentes e aderentes, mequetrefes no setor. Mas como tudo tem prazo de validade e não há nada que não possa se tornar menos ruim, é provável que Nil tenha que "arrumar suas malas" e embarcar na "Rural do Olho na Rua", que já está sendo estacionada à sua espreita e bem próxima da prefeitura. O precipício é sua tangente, caso não queira compreender seu momento de saturação! 

RUI QUER VER JORRAR GRANA NO GOVERNO COM VENDA DA EMBASA

Petistas só eram contra privatizações, quando eram oposição!
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou a celebração de uma Parceria Público-Privada  (PPP) para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), sob a justificativa de captar investimentos para o saneamento básico baiano. A declaração causou a reação de parlamentares de oposição na Assembléia Legislativa, que definiu a situação como “equívoco que pode trazer enorme prejuízo para o estado e a sociedade”. A crítica decorre de estudos técnicos feitos pela própria Embasa, que não recomendam a opção das PPPs, citando exemplos de parcerias que foram danosas ao Estado, com comprovado superfaturamento, causando prejuízos milionário aos cofres públicos. Rui Costa justifica a parceria com a iniciativa privada dizendo não ter recurso proveniente do governo federal para investir em saneamento básico, mas opta pelos contratos das PPPs que são extremamente generosos com os empresários deixando todas as garantias e endividamento para o ente público sem risco algum para a empresa privada. O fato é que Rui Costa compõe a ala do PT, composta também por outros governadores do Nordeste, que segue na intenção de dialogar com o governo bolsonarista, aliando-se à orientação do "centrão", composto por DEM, PSDB, Novo e outros partidos aliados do presidente Jair Bolsonaro, em determinadas pautas. Esse grupo tenta tomar as rédeas do partido, aplicando políticas neoliberais contra a própria base petista, como esse anúncio da PPP que é um primeiro passo para a privatização dos serviços básicos oferecidos à população, a despeito de todas as campanhas contra a privatização da água feitas pelos movimentos populares na Bahia.

25 de abril de 2019

A SAÚDE PÚBLICA EM ITABUNA ESTÁ MORIBUNDA

Jozimar adoece; a morte aparece e Cuma sepulta!
Não é de hoje que a área de saúde em Itabuna dá provas de saturação. Os alertas, reclamações e denúncias por parte da população sobre a rede municipal de saúde de Itabuna mostram um dos exemplos mais bem acabados de como a ineficiência e as negligências de gestão podem repercutir perversamente na qualidade de vida dos usuários do sistema público, que sofrem pelo descaso e total falta de atendimento. Hoje, não conseguimos nem sequer proporcionar atendimento básico para os 200 mil de itabunenses que dependem do SUS. Lamentavelmente, a saúde não é – e não tem sido nas últimas décadas – prioridade para os nossos governantes. O desinteresse é tão grande que, nas últimas eleições municipais, poucos candidatos tinham alguma proposta minimamente consistente para a melhoria do setor. Pior ainda: mostraram interesse muito reduzido pelo estudo realizado e entregue pessoalmente por representantes de sindicatos, hospitais e organizações não governamentais, de forma espontânea, contendo propostas viáveis para a sustentabilidade do sistema local de saúde. A precariedade das condições de saúde em Itabuna expõe uma realidade que se repete todos os anos e não obtem êxitos nas gestões que se sucedem. Diferentemente de outros setores da administração, a saúde é fragmentada, e falta diálogo e vontade dos atores envolvidos para mudar este cenário. Um dos nossos maiores desafios é buscar a integração entre o público e o privado, de forma a fortalecer o atendimento ao usuário do sistema. A convergência dos encaminhamentos feitos por essas duas esferas, no preparo de suas políticas e estratégias, é fundamental neste processo. E os objetivos mandatórios devem prever a sustentação econômica do sistema, a melhora do atendimento ao beneficiário do SUS e da saúde privada, assim como a garantia da acessibilidade e a satisfação do usuário. A limitação de recursos é um fato inegável, agravada pela redução dos investimentos e gerenciamento ineficiente. Mas pior que a falta de recursos e inabilidade de gestão, é o mau uso do dinheiro público – que nada mais é do que dinheiro de toda a sociedade. Deveria ser do conhecimento das autoridades governamentais de Itabuna, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta uma perda de 20% a 40% das verbas destinadas à saúde em decorrência de desperdício, ineficiência, erros médicos e operacionais, procedimentos e equipamentos inadequados, falta de treinamento dos profissionais e a má gestão administrativa, além – é claro – da corrupção denunciada constantemente pela imprensa e por vereadores como Babá Cearense (PHS), Charliane Souza (PTB) e Guinho (PDT). A recuperação dessa perda já seria suficiente para tirar parte dos hospitais públicos da Santa Casa, Luiz Eduardo Magalhães e Cemepi, do fundo do poço. Mas não é tudo. O estrago que os nossos governantes estão fazendo com a saúde pública ameaçar também o setor comercial e de serviços de Itabuna. Os pacientes vindo de outras cidades e estados, vem com seus parentes que consomem e gastam na cidade. O que não deixa de ser preocupante para os empresários, comerciantes, taxistas e também para os usuários, diante do caos da saúde pública. O retrato que a saúde nos mostra em Itabuna é muito ruim – e, se nada for feito, pode piorar."

VANE É CANDIDATO QUE DIZ NÃO SER O QUE É!

O que Vane tem declarado sobre não ser candidato a
prefeito, não tem conseguido convencer o eleitorado!
Xeroque Rolmes é uma expressão usada quando alguém faz constatações óbvias sobre determinado assunto. É comumente utilizado para zoar com as pessoas que agem como "detetives", fazendo conclusões claramente previsíveis. Esta é uma referência direta ao personagem criado pelo escritor britânico Sherlock Holmes, considerado o maior detetive de todos os tempos no mundo da ficção. É comum usar a expressão "ora ora parece que temos um Xeroque Rolmes aqui" como sinônimo de "parece que temos um espertalhão aqui" ou "temos um espertinho por aqui", por exemplo. E o que não falta em Itabuna, é Xeroque Rolmes. Recentemente, um deles apresentou conclusões ridiculamente redundantes sobre o que pretende o ex-prefeito Vane do Renascer. Não é que ele descobriu que Vane é candidato a prefeito de Itabuna? Segundo suas explicações, suas investigações readequaram declarações de Vane, que se contradisseram e o fizeram concluir, que ele quando diz não ser prefeiturável, é porque quer que o peçam para se candidatar. E talvez isto decorra do seu sucessor Fernando Gomes (Cuma), ter recorrido a tática do "Foram me chamar". Portanto, nosso Xeroque Rolmes desvendou a estratégia de Vane do Renascer e ela está no contexto dele se fingir de morto para o fazerem renascer! Se esse esquema é certo e funcionará, só o tempo dirá e quem viver verá!

24 de abril de 2019

NOVO NAMORADO DE CAMPEÃ DO BBB É 40 ANOS MAIS VELHO E ACUMULA R$ 200 MILHÕES EM PATRIMÔNIO

O amor da "bela e da fera" é lindo, quando há muita grana da relação!

Enfim, foi descoberta a identidade do novo namorado de Maria Melilo. A campeã do BBB11 posou nos últimos dias acompanhada do novo amado, notoriamente mais velho, e causou burburinho ao tentar esconder quem seria o novo dono do seu coração. No entanto, uma publicação do jornal Extra revelou detalhes sobre Arnaldo Pereiro Filho. Segundo o site, ele tem 75 anos, é empresário em Manaus e possui pelo menos 30 empresas em seu nome. As principais delas no ramo de construção civil. Numa rápida busca sobre o patrimônio do namorado de Melilo, de 35, aparece o valor de mais de R$ 200 milhões. Ele tem dois filhos já adultos do primeiro casamento. Maria e Arnaldo estão em clima de lua de mel e passaram o feriado prolongado em Aruba, debruçados sobre o mar do Caribe. Em meio à curtição, a ex-BBB foi flagrada bem à vontade fazendo topless, imagens que circularam na web. Este não é o primeiro homem maduro na vida da moça. Antes do empresário, Maria namorou o ex-deputado Jarbas Vasconcelos, de 76 anos. Pelo relacionamento, Maria foi bastante massacrada nas redes sociais. E por isso está tão reticente em divulgar detalhes sobre o atual amor.

CUMA COBIÇA A GRANA DA VENDA DA EMASA

Cuma com 400 milhões de reais da Emasa, fará a
prefeitura (e não o prefeito), nadar em dinheiro!
Todos os esforços e prioridade do destrambelhado governo do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), estão centrados na privatização da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). A empresa foi criada por Cuma em agosto de 1989 e está sendo ele quem quer desmunicipalizá-la. E ele não tem essa pretensão à toa: são 400 milhões de reais na transação. É dinheiro pra "perder de vista"! Mas que não pode ser perdido dos olhos de quem sabe que Cuma não tem apenas interesse nobre de zelar pelo o que é melhor para o povo itabunense. A suspeita dos 20% "por fora", talvez seja apenas "conversa pra boi dormir", ou escape para se adquirir milhares de mais cabeças de bois! Como Cuma não carrega consigo a pecha da honestidade e boas intensões, é necessário rigor no monitoramento de todos os processos e ações de venda da Emasa e caberá ao Ministério Público e Câmara Municipal não permitirem que Cuma seja único protagonista nas negociações. Não podemos confiar que o prefeito esteja somente pretendendo recuperar o tempo perdido por sua gestão e despertar o vulcão adormecido que é a prefeitura de Itabuna. Antes de fiscalizar o que estar por vir, já se az necessário os vereadores investigarem o absurdo valor de mais de um milhão e trezentos mil reais do contratado da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, que elaborou o parecer técnico sobre a privatização e custos da Emasa. Isto significa que a empresa ainda está em estágio de negociação de venda e as garras das aves de rapina já mostram suspeitas de lambanças. 

NA AUSÊNCIA DE JABES, CACÁ O EQUIVALE

Cacá fala por Jabes, que o faz de fantoche e seu xifópago!
Em Ilhéus a política é uma grande novela que se repete e, como toda novela, tem mil tramas, mas finaliza com um “final feliz”. Para os políticos, o final feliz é o poder. Para os perdedores, as batatas. Ideologicamente, os partidos (exceto aqueles de aluguel de almas) têm ideologias e projetos que, cada um a seu modo, apresentam soluções para melhorar o que está a contento – até porque bom, nunca está – e resolver as (muitas) mazelas que implicam em dramas para a população. “Nunca como antes na história de Ilhéus”, os enredos da novela política foram tão incompreensíveis para o admirado público, que ainda tem sobressaltos com as tramas que aparentemente não se encaixam, esquecidos que tudo caminha para um final: o poder dos amantes, se não eternos, de ocasião. E o que não falta em Ilhéus é a horda de moribundos, sobrevivendo às custas dos coveiros que resistem ao tempo na cidade. Restam muito poucos. É preciso buscá-los com insistência, mas eles estão ali, presentes, solidários, fiéis a si mesmos, dignos, ativos, militantes, apoiados no cinismo e hipocrisia, que sustentam sua sórdida tradição política. E não há em Ilhéus nenhum outro exemplo de maniqueísmo, subserviência e abdução, que o protagonizado por Cacá Colchão (PP). Sua incorporação ao "jabismo", não o permite enxergar o abismo à sua frente. Ele se submete à condição de substituição em pessoa, ao ex-prefeito Jabes Ribeiro. São como xifópagos; gêmeos siameses cefalópagos. São unidos pela cabeça e pensam, falam e agem como dicéfalos, cujas cabeças  estão fincadas em um mesmo. Não dá para ver Cacá, sem enxergar Jabes! Pondo às claras suas falas, como a patuleia costuma  dizer, nasceram um para o outro, sem nunca terem deixado de ser há qualquer tempo, verdadeiros irmãos siameses. O pragmatismo é tanto, que ambos - Cacá e Jabes - podem estar combinando cada um ao seu modo, ações onde eles controlam o tabuleiro e cada movimento. Caso este estranho caso de xifópagos que a política reuniu após a separação cirúrgica, dê resultados, haverá um final feliz para uma trama estranha. O público só espera ser beneficiado por este final. Que não reste de bom apenas o sonho de que, se para eles a felicidade foi conquistada, também é possível para o sofrido e vilipendiado povo ilheense. Que ela seja real e concreta. Afinal, a vida imita a arte, mas a arte da política costuma inverter lógicas.

23 de abril de 2019

CAPITÃO FÁBIO DESDENHADO POR CUMA

Fábio foi sepultado politicamente, pelo moribundo Cuma! 
O ex-deputado estadual Capitão Fábio, tem cometido enormes erros em sua trajetória política e eleitoral. Sua primeira "pisada na bola" ocorreu nas eleições de 2008, quando ele  desistiu de permanecer prefeiturável e anunciou num início de noite de uma sexta-feira, o despautério de apoio à candidatura fadada ao fracasso da petista Juçara Feitosa a prefeita de Itabuna. A justificativa para essa ópera-bufa, era combater o "atraso" representado pelo Capitão Azevedo (DEM), candidato do então prefeito Fernando Gomes, que o apoiava há um mês dessa desastrosa revira-volta. Para Fábio, o candidato Azevedo representava a continuidade do atraso e do caos em que Itabuna. O resultado foi o desastre eleitoral inevitável e o "Titanic" petista submergiu com Jussara, Fábio e todos seus lacaios. Depois veio o segundo grande erro do capitão Fábio: ele saiu do PRP, onde era comandante e se filiou ao DEM do outrora amigo, inimigo e que voltou a ser amigo, Cuma, que para ele, repentinamente, deixou de "representar o atraso e o caos em Itabuna"! Então Fábio cometeu seu terceiro grande erro, que foi candidatar-se a vereador nas eleições de 2016 e cujas consequências surgiram em forma de votação muito abaixo da metade do que seria necessário para vencer. Hoje o capitão é apenas soldado dos interesses políticos de Cuma e está reduzido à condição de "rei sem reinado" e sem nada majestoso para o fazer ressurgir no cenário eleitoral tupiniquim. Moribundo, Fábio se sustenta sob os pés de um prefeito rastejante, à beira de precipício, onde consigo cairão todos... e estes ainda não sabem que já estão sob o chão! 

ESTÁ "PINTANDO" O CAPITÃO NO PARTIDO DE BOLSONARO

Binho Shallon tem convencido Azevedo
a se tornar correligionário de Bolsonaro!
Articulações estão avançadas para a confirmação da filiação do ex-prefeito (PTB), Capitão Azevedo no PSL do presidente da república, Jair Bolsonaro. Tanto que ontem, segunda-feira (22), aconteceu mais uma reunião do Capitão, com o líder do PSL itabunense, Binho Shallon e a pauta da conversa se restringiu às condições e data para Azevedo se tornar correligionário do também Capitão Bolsonaro. A pretensão do prefeiturável é concorrer por uma agremiação com condições mais favoráveis de tempo de rádio e televisão, militância e recursos do fundo partidário e nestes contextos, o PSL é o segundo maior do país, perdendo apenas para o PT. Outros dois fatores preponderantes para essa definição do Capitão, é a perspectiva do governo federal se tornar alavancador de candidaturas municipais de aliados do presidente Bolsonaro e entre os prefeituráveis de oposição ao petismo em Itabuna, existir a possibilidade de convergência para favorecer quem estiver com melhores condições de vitória. Para as eleições do próximo ano, três candidaturas estão entre as mais prósperas: a que representará o carlismo e aí está Azevedo, disputando indicação com Charliane Souza (DEM) e Edmilton Carneiro (Podemos, ou PSDB); a do secretário municipal de administração, Dinailson Oliveira (Som), representante do prefeito Fernando Gomes (Cuma) e do ex-prefeito, Vane do Renascer, que deverá ser o candidato do governador Rui Costa (PT). As batalhas do voto estão acontecendo e os soldados estão atentos às regras do jogo, tempo, espaço e aparato dos seus exércitos e forças adversárias, para não perderam a guerra. E nesse enredo Binho Shallon está mandando o recardo de que "O Capitão é Azevedo"!

22 de abril de 2019

IDOSO ENGRAVIDA A MULHER, A CUNHADA E A SOGRA AO MESMO TEMPO

Em campo, o time do vasco em sido fraco... mas tem torcedor vascaíno
que é invencível no quesito "exemplo de virilidade na terceira idade"!

O idoso Ozeias Ferreira Costa de 76 anos morador de Araguaína Município no Tocantins, está vivendo um drama depois de ter se envolvido sexualmente com a mãe (49) e a cunhada (22) da própria esposa (29) e de ter engravidado as três ao mesmo tempo. Segundo o relato dele, tudo aconteceu depois da esposa que está grávida, trazer sua mãe e a sua irmã para lhe ajudar durante sua gestação. Oito meses depois, ele ficou em choque quando viu que a cunhada e a sogra também estava grávida.  Mas ficou feliz por se tornar pai. O idoso que tem 12 filhos do último casamento, disse que é muito bom de papo e por isso conseguiu conquista as 3. Ele disse que não quer se separar de nenhuma e se elas não se importarem, ele vai viver com as 3. (Topfivetv).

O PTC E SEUS MORCEGOS RASTEJANTES

Zico e Alex da Oficina passarão... o PTC não!
O Coringa ou Curinga significa "matar" e tal como o palhaço, é considerado o símbolo dos paradoxos, do tudo ou nada, da alegria ou da tristeza, da sabedoria ou da ignorância, dos opostos complementares. Além disso, por extensão desse conceito, em muitas atividades são chamados de "coringas" as coisas ou pessoas neutras, que podem assumir a posição ou o valor de outras. Na linguagem informática, por exemplo, o coringa é aquele que significa qualquer caractere. E na politica, o Coringa é o elemento usado para decidir o resultado do jogo; é quem ri, ou faz chorar por último! Neste contexto, é previsível saber quem no PTC tupiniquim é o Batman de Itabuna City. Nas estórias que já lemos e ouvimos, Coringa é um dos vilões mais conhecidos das revistas em quadrinhos. É um personagem que faz parte do enredo de “Batman” e normalmente simboliza a anarquia, o caos e a imprevisibilidade. No universo dos jogos o Coringa representa uma das cartas do baralho sem indicação numérica e, por isso, pode indicar o zero ou qualquer carta, aquela que pode substituir qualquer outra do baralho, caraterizando-se, portanto, pela sua neutralidade. No PTC o Coringa é tão somente "carta fora do baralho", assim como carro quebrado cujas peças para consertá-lo inexistem e não há Oficina que dê jeito. O problema é tão sério que nem Oficina resiste ao estrago. Neste seguimento o Coringa é cego, mudo e surdo! Não decide e nem ri. É como umbigo de Freira: existe, mas ninguém vê e sua serventia é de patavinas! Para o carro quebrado e a Oficina à bancarrota, o destino é fadado ao fracasso... sob o olhar irônica e sagaz, do "Homem da Capa Preta" (Elias)! 

21 de abril de 2019

BETO ACHA QUE ESTÁ TUDO DOURADO EM ITABUNA

O humor sai das teles de TV e se instala na Câmara,
com a ironia de que a vida na política imita a arte!
Para o educador e vereador Beto Dourado (PSDB), Itabuna está submetida a mais absoluta tranquilidade e não há nada que a faça temer facções criminosas. Isto porque seu mandato e seus pronunciamentos parecem desconhecer a gravidade da cidade está entre as mais inseguras do país. Não existe uma só indicação do parlamentar, para o governo estadual agir no combate aos raios A, B e DMP. Também perduram o silêncio e a inércia de Beto, nas questões de assistência social, infra-estrutura e desemprego entre os itabunenses. Mas é na área da Educação onde o edil mais se faz cego, mudo e surdo. Somente nos últimos dois anos, a prefeitura fechou 9 colégios e extinguiu grandes e bons programas artísticos e culturais, sem que Beto se manifestasse indignado por este fato implicar em declínio de qualidade de vida e vulnerabilidade dos jovens. Para vereadores como Beto Dourado, o mandato serve apenas como penduricalho criando leis para mudança de nomes de ruas e praças; instalações de sessões especiais para debater o porque do cavalo de Napoleão ser branco; criação de Comissão Especial de Inquérito, para saber quem pintou a joaninha e concessões de moções de congratulações, títulos de cidadania e comendas de honra ao mérito. Assim como aquele conhecido personagem, que pouco se importa com a demandas do povo, Beto parece querer o parafrasear com o desdém do "povo que se exploda"! 

UCRÂNIA PROÍBE PARTIDOS COMUNISTAS NO PAÍS

Comunismo e democracia, são iguais a Cristianismo e satanismo:
Onde um está, o outro deve se afastar. Não podem se misturar!
O governo da Ucrânia proibiu toda a atividade dos três partidos comunistas do país e sua participação nos processos eleitorais, anunciou o chefe do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia, Alexander Turchinov. “Hoje, o Ministério da Justiça emitiu uma ordem que priva o Partido Comunista da Ucrânia e outras duas formações comunistas de participar da vida política do país, inclusive dos processos eleitorais”, informou. Em entrevista coletiva em Kiev, Turchinov acrescentou que o Ministério atuou “de acordo com uma lei aprovada pela Rada Suprema (parlamento)” e que a proibição entra em vigor hoje mesmo. A decisão foi confirmada pelo ministro da Justiça, Pavel Petrenko, que detalhou que a proibição afeta o Partido Comunista da Ucrânia, o Partido Comunista (renovado) e o Partido Comunista dos Trabalhadores e Camponeses da Ucrânia. “Depois de aprovadas as leis no parlamento, foi criada uma comissão que, ao longo de um mês efetuou um estudo dos três partidos comunistas da Ucrânia, e em virtude de suas conclusões, assinei os decretos” que proíbem os partidos, explicou o ministro. Em relação ao Partido Comunista da Ucrânia, “nem sua atividade, nem seu nome, nem seus símbolos, nem seu programa e estatutos cumprem as exigências da lei ‘sobre a condenação dos regimes totalitários comunistas e nacional-socialistas na Ucrânia e a proibição de sua propaganda e sua simbologia'”. “Esta força política e os outros dois partidos comunistas a partir de hoje não podem ser sujeitos do processo eleitoral e não podem participar da vida política do país”, ressaltou o ministro. Petrenko acrescentou que a proibição será levada até as últimas consequências. “Certamente levaremos até os processos judiciais o final. Mas hoje é um dia histórico porque a sociedade já não será mais enganada pelos representantes destes partidos e não receberá essa informação e essa propaganda”, reforçou. Em 9 de abril, a Rada Suprema da Ucrânia proibiu a propaganda dos regimes comunista e nazista, a negação pública do caráter criminoso desses sistemas e o uso de seus símbolos. A lei também obriga o Estado a investigar toda informação sobre os delitos cometidos durante as ditaduras totalitárias. No mesmo dia a Rada aprovou outra lei que legalizou todas as organizações políticas e paramilitares que lutaram contra o regime soviético durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive aquelas que colaboraram com os ocupantes nazistas. “O Estado reconhece que os lutadores pela independência no século XX desempenharam um papel fundamental na restituição do Estado ucraniano, proclamado em 24 de agosto de 1991”, segundo o texto do Legislativo. Em maio o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, sancionou a lei adotada pelo parlamento sobre os regimes comunista e nacional-socialista. De acordo com a lei, todos os monumentos que glorificam os líderes soviéticos, incluídas as estátuas de Lênin, devem ser desmontados. As autoridades ucranianas também querem rebatizar cidades, ruas e entidades cujos nomes tenham referências soviéticas. A Rússia condenou essa lei, que equipara comunistas aos nazistas, e hoje o líder do Partido Comunista russo, Gennady Zyuganov, disse que a decisão do ministro da Justiça ucraniano é “puramente arbitrária e uma vingança sobre seus adversários políticos”.

O PEQUENEZ TAMANHO DE NEILMA NO CUIDAR SOCIAL

Neilma tem tamanho muito menor que o cargo que ocupa!
Itabuna tem perdido muito nos últimos dois anos e essas perdas se estendem por todos seguimentos da administração do prefeito, Fernando Gomes (Cuma). Mas nenhum setor tem sido mais prejudicado pela precariedade e inabilidade de gestão, que o de assistência social. Esta é a área causadora da extinção de programas importantes como o de segurança alimentar, amparo a gestantes carentes, apoio aos idosos e crianças e capacitação profissional. A secretária municipal de Assistência Social, Sandra Neilma, só se mantém no cargo, porque dorme e acorda ao lado de Cuma. Como sua esposa, Cuma não a exonera, pois isto traria aborrecimentos e prejuízos financeiros domésticos, a que ele jamais ousaria se submeter. Com isso o casal vive em "céu de brigadeiro", enquanto o povo "come o pão que o diabo amassou"! O fato é que os problemas sociais em Itabuna são enormes, enquanto suas soluções e a qualidade administrativa de Neilma, são pífia, insignificantes e tão pequenas quanto a perspectiva de que as coisas vão melhorar. Com Cuma e ela no controle dos recursos públicos, tudo permanecerá ruim, ou pior do que está. 

20 de abril de 2019

VANE QUER DISTÂNCIA DE CUMA E DOS CURURUS

Vane só será prefeiturável pelo PRB, se Cuma e
os cururus estiverem distantes do seu palanque!
Em recente reunião ocorrida em Salvador, com o deputado federal e presidente do PRB da Bahia, Márcio Marinho, o ex-prefeito de Itabuna, Vane do Renascer, ouviu "cobras e lagartos" por ter abandonado o partido nas eleições do ano passado e feito de "gatos e sapatos" seu governo submetido aos mandos e desmandos dos comunistas (Cururus). Depois de muitas "roupas lavadas em casa", Vane e Márcio tiveram seus ânimos abrandados pelo líder do PRB itabunense, José Carlos Trindade. E os três passaram a conjecturar sobre as eleições do próximo ano em Itabuna, quando Vane quererá retornar ao comando da prefeitura. Ele ouviu de Marinho, que o PRB já está compromissado com a candidatura do ativista social, Lourival Vieira, mas ressaltou que ele teria prazo até dezembro deste ano, para convencer o PRB que possui candidatura mais viável que a de Lourival. A única exigência de Vane, para uma sua eventual candidatura, é ter o PRB distante do PCdoB, PT e de Cuma. Ele sabe hoje, que "com quem porcos se mistura, farelos come"!

SÁBADO DE ALELUIA E DOMINGO PASCAL

Dois mil anos se passaram e Judas ainda vive em muitas pessoas "endeusadas"!
Tumba aberta. Mistério. Procura atenta. Surpresa. Corpo não encontrado. Olhares espantados. Será que foi. roubado? Alguém viu ser levado? Nenhuma resposta. Seus discípulos na espera. Sábado de Aleluia. Dia de resignação, meditação... E eis que chega o momento. Jesus aparece, provando aos incrédulos e aos que O levam no coração. Domingo Pascal. Dia da Ressurreição! E que nunca esqueçamos que Jesus VIVE, mas que Judas permanece à espreita da próxima vítima!

19 de abril de 2019

A HOMILIA PROFANA DA SEMANA SANTA

Os Barrabás dos tempos atuais, continuam
submetendo Itabuna à momentos infernais!
Chegamos a mais um feriado, a mais um final de semana prolongado, considerado pelo presidente da CDL de Itabuna, Carlos Leahy, em termos financeiros, ruim para o comércio (muitos feriados). Engraçado é o nome dado: "Semana Santa". E as outras 51 semanas será que são profanas?. A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), quase todos os anos promove o "espetáculo" "Paixão de Cristo". Até que é bem feito porque a maioria do atores e atrizes é de voluntários amadores e todos fazem o melhor que podem. Tem lá os seus deslizes, mas tudo é arte com história, religião e emoção. O então padre Auxêncio, da comunidade do bairro Conceição, era um contador de "causos". Sua homilia era fantástica, sempre com uma história sobre o tema a ser pregado naquela semana. Conta ele: - O matuto morava em um sítio e tinha um filho, que crescia no meio das plantações, dos córregos, das pastagens, vivendo com toda liberdade que a vida lhe proporcionava. Nunca tinha ido à cidade e nem interessa conhecer, afirmava para o pai. Um dia, ele já moço, o pai convidou para ele ir até a cidade e que voltariam logo, só para ele ter uma ideia de como era a cidade Grande. Lá chegando, disse para o filho seguir adiante naquela rua que daria em frente à Praça da Matriz, para ele conhecer o local e ficar admirando os papagaios que lá estavam cheios deles e que esperasse, porque logo estaria indo embora. Era Sexta-feira da Paixão e a Ficc estava encenando a "via sacra", onde Nosso Senhor carregava a cruz com o povo seguindo atrás gritando: - Crucifica-o. Na frente da Ficc e quase na porta da Matriz, amarraram Cristo na cruz e ficou lá exposto com o povo blasfemando para sua morte. Sentiu uma dor no coração e começou a chorar com pena daquele rapaz. Que teria feito ele para tanta crueldade? Assim que o pai chegou, pediu para irem logo embora, e que nunca mais tornaria a voltar à cidade, porque o povo de lá era muito ruim. Apesar da insistência do pai para voltar à cidade ele sempre recusava. Passou um ano e um dia, de tanto insistir ele acompanhou o pai até a cidade e foi direto para a Praça da Matriz. Coincidentemente era a Sexta-Feira da Paixão, e lá estava Cristo novamente com a cruz nas costas, apanhando e o povo gritando para crucificá-lo. Ele encostou-se em uma árvore e começou a rir. Uma beata que estava ao seu lado ficou indignada e perguntou se ele não tinha dó daquela cena em que Cristo estava sendo açoitado, no que ele respondeu: - Escuta aqui minha senhora, "dó" eu não tenho não, porque esse cara é muito teimoso. O ano passado já fizeram isso com ele, quem mandou voltar aqui!

COMO ERA MARAVILHOSA A SEXTA-FEIRA SANTA COM MINHA FAMÍLIA

Maravilhosa e divina era a época em que tínhamos todos
juntos no deleite do caruru da mamãe Nice nesta sexta-feita 
Por muitos maravilhosos anos em minha vida, a Semana Santa na casa dos meus pais, não era apenas uma tradição religiosa católica, que celebrava a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Eu e meus cinco irmãos começávamos a sexta-feira, nos ajoelhando diante dos nossos pais e os pedíamos bençãos de joelho. Logo após tínhamos que nos deslocarmos até onde moravam nossos avós e a distancia era de apenas uns dois quarterões, para também apresentarmos nossos pedidos de bençãos! E gostávamos de recebermos suas respostas em forma de "Deus te abençoe"! Aquela expressão, era como um escudo de proteção e afirmação de que o Pai estava sempre conosco. No meio dia havia o banquete. Nos deliciávamos do mais delicioso caruru que alguém podia produzir. E ninguém cozinhava melhor que nossa amada mãe Nice. Tanto que nossa casa ficava cheia de tios e tias, primos e primas e todos se esbaldavam com a sensação de estarem sendo servidos da mais tradicional iguaria baiana e dos mais nobres manjares dos deuses. Peixe era predominante e exclusivo no cardápio e até hoje meu pai "Bemzinho" exige que comamos apenas peixe entre quarta e sexta-feira da Semana Santa. Já no sábado nos embevecíamos dos chocolates do posterior domingo de Páscoa, quando comemorávamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e Sua ressurreição. Tudo isso sem nos esquecermos da crucificação de Cristo. Depois vieram as mortes dos nossos avós e da nossa mãe. E nada foi tão maravilhoso como antes. E a dor dessas perdas só não é maior, porque sempre fomos orientados por nossos familiares, a acreditarmos na ressurreição e toda vez que surge a tristeza da falta e da saudade dos nossos avós, mãe e demais parentes que nos antecederam no "retorno à Casa do Pai", nos confortamos na crença de que Deus cumpre sua promessa de ressurreição. Portando, é humano que nos entristeçamos com a falta dos abraços, beijos e carinhos de nossos falecidos amados, mas alegramos-nos pela convicção de que estão todos muito bem acompanhados e cuidados no Reino dos Céus. Por tudo isso, Jesus vive.

ZICO E ALEX À BEIRA DA IMPLOSÃO NO PTC

Alex e Zico "estão com o burro na sombra" hoje. Mas "vão
cair do cavalo" quando quiserem "provar da maçã" novamente
Os dois vereadores do PTC itabunense, Alex da Oficina e Zico, estão em rota de colisão com o presidente do partido, Elias Fernandes e isto tem criado um clima de insatisfações, que deverá ter consequência de inconciliação para permanência dos parlamentares no projeto eleitoral do PTC para as próximas eleições municipais. As incompatibilidades envolvendo os vereadores e a direção do partido, decorrem dos posicionamentos antagônicos nas relações com o prefeito Fernando Gomes (Cuma) e o presidente da Câmara, Ricardo Xavier (PPS). Enquanto Elias tem posição de independência na relação do PTC com as gestões de Cuma e Xavier, seus dois vereadores são subservientes aos interesses de ambos. Já o conflito do PTC com o comando da Câmara, é que Xavier não está aceitando as regras da legislação eleitoral, que determina a direção do partido ser detentora dos mandatos eletivos. Em março de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os mandatos obtidos nas eleições, pelo sistema proporcional (deputados estaduais, federais e vereadores), pertencem aos partidos políticos ou às coligações e não aos candidatos eleitos. Mas os vereadores do PTC não tem obedecido esta regra e contam com a conivência do presidente da Casa Legislativa, Ricardo Xavier, que ainda não respondeu comunicação oficial de Elias, reivindicando informações sobre assessores e suas funções dos dois vereadores do partido. Estes fatos revelam, que Cuma e Xavier preterem o PTC na hierarquia de comando dos mandatos dos seus dois vereadores. Mas o PTC não precisa de Zico e Alex, para se manter representado na Câmara na próxima legislatura... mas para serem reeleitos, eles vão precisar muito da legenda que desdenham e que não deverá ser estúpida de "oferecer-lhes a outra face"!

18 de abril de 2019

MEC APONTA A BAHIA COM PIOR ENSINO MÉDIO DO BRASIL

A palhaçada da maioria dos baianos, resultou na eleição e
reeleição de quem os governa como carrascos e sádicos!
A Bahia é o estado com o pior ensino médio do Brasil, de acordo com o relatório de 2017/18 publicado pelo Ministério da Educação. No IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a média foi 3, enquanto o país obteve 3.8. A Bahia também foi o pior estado no ensino fundamental final, ou seja, do sexto ao nono ano. O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro, a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação – indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Os motivos apontados pelo estudo do MEC para a baixa na classificação foram abandono, atraso e notas baixas em avaliações. A propaganda enganosa do governo do Estado da Bahia, mostra uma situação completamente distante da realidade e governantes como Jaques Wagner e Rui Costa, são culpados pelo dramático resultado de 12 anos de gestões prejudiciais ao Estado e a absoluta maioria dos baianos. 

PDT PODERÁ TER PREFEITOS NAS DUAS MAIORES CIDADES SULBAIANAS

Mangabeira e Cosme possuem condições confortáveis, para
se tornarem prefeitos nas duas maiores cidades sulbaianas!
O advogado ilheense Cosme Araújo e o médico itabunense Antonio Mangabeira, são dois pedetistas com condições favoráveis, para se tornarem prefeitos em Ilhéus e Itabuna, respectivamente. Qualquer pesquisa de opinião pública entre os ilheenses, que não posicionar Cosme Araújo na liderança absoluta, entre os pré-prefeituráveis para as próximas eleições municipais, não estará retratando a realidade, pois é inquestionável que ele esteja sendo quem mais tem conseguido convergir a simpatia de quem tem rejeitado a reeleição do prefeito Marão e as possíveis candidaturas de Valderico Jr., Bebeto Galvão e Cacá Colchões (Jabes Ribeiro). Estes fatos favorecem Cosme Araújo e podem fazê-lo suceder Marão. Em Itabuna, a situação do médico pedetista, Antonio Mangabeira, é confortável porque também se beneficia da rejeição a que estão submetidos os pré-candidatos ex-prefeitos Capitão Azevedo e Vane do Renascer; e Dinailson Oliveira (Som), que está sendo apontado como provável prefeiturável apoiado pelo atual gestor, Fernando Gomes (Cuma). As pesquisas apresentam Mangabeira com perspectivas promissoras e não será surpresa sua vitória nas eleições do próximo ano. Portanto, Os dois primeiros suplentes de deputado federal do PDT baiano, podem ser eleitos prefeitos nas duas principais cidades sulbaianas.

17 de abril de 2019

BLOG DO VAL CABRAL HOMENAGEA INSTITUIÇÕES E PERSONALIDADES RELEVANTES DE ITABUNA

O Blog reconhece e homenageia a Itabuna humana e progressista!
O blog do Val Cabral realizou na noite de ontem, terça-feira (16), um cerimonial na Câmara de Vereadores de Itabuna, para homenagear com Título de Honra ao Mérito, 35 personalidades e instituições que contribuem com seus relevantes serviços, para Itabuna ser uma cidade mais humanista e progressista. Gente de diversos seguimentos da sociedade, esteve presente ao evento e aplaudiram a entrega do título ao presidente da OAB, Edmilton Carneiro, Maestrina Zélia Lessa, presidente da AGP, Bruno santana, Presidente do Núcleo Cuidar, Cláudia Alvarindo Brito dos Santos; Gerente Regional Sul, da Viação Águia Branca, Gilmar Abreu; Vereadores Charliane Sousa (PTB), Babá Cearense (PHS) e Júnior do Trator (PHS); jornalistas Celina Santos, Oziel Aragão, Joselito Dos Reis Santos, Viviane Cabral, Paulo Lima, Kleber Torres; iridologo naturista Linaldo Farias; professores Max e Antonio Gonçalves; atriz e produtora cultural, Eva Lima Machado, Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eric Ettinger Jr; atleta master Maruse Dantas; presidente do Grupo Humanus, Itamar de Jesus; ex-vereador Farid Maron, presidente do GAPA, Suze Meire Azevedo; radialistas Livana Fontes, Jacqueline Mendes, Vitória Santana, Oziel Aragão, Linho Costa e Alex de Souza; empresários Ivan Gusmão, Leninha da Auto-Escola e Lourival Vieira; diretores de Rádios Elias Fernandes, Dinailson Oliveira e Duda do Polirodas; Diretor do Colégio Militar, Tenente Coronel, Alberto Beanes, Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Roberto Jorge Silva e os Grupos Alcoólicos Anônimos e Narcósticos Anônimos.
Ten/Cel Alberto Beanes e Maestrina Zélia Lessa!
Presidente da OAB, Edmilton Carneiro e Provedor da Santa Casa, Erick Ettinger
Nadadora Master, Maruse Dantas e Vereadora Charliane Souza (PTB)
Jornalistas e radialistas Oziel Aragão e Paulo Lima
Empresários Gilmar de Abreu da Águia Branca e Leninha da Auto-Escola Regional
Empresário Ivan Gusmão e o renomado advogado Cosme Araújo
Educadores Antonio Gonçalves e Max
Produtores culturais, Ari Rodrigues e Zem Costa
Celeste Aids Seara (Lar Fabiano de Cristo) e advogado Edmilton Carneiro (OAB)
Vereador Babá Cearense (PHS) e radialista líder de audiência, Jacqueline Mendes
Radialistas Linho Costa e Ellen Prince
Blogueiro Alex de Souza, recebendo o título das mãos do amigo "Gustavão"
Ativistas Sociais, Otoniel Azevedo e Itamar de Jesus
Assessor de Imprensa, Kiko (OAB) e Vereador Júnior do Trator
Ativistas Sociais, Lourival Vieira e Binho Shallon
Radialistas Livana Fontes e Cleonice Almeida
Radialista Ellen Prince e o artista plástico Renart
Iridólogo Linaldo Farias foi um dos homenageados
A simpática "Tia Nem", comandou a Mesa Coordenadora do evento
Otoniel Azevedo, Suse Meire Martins e Babá Cearense
Jornalistas Kleber Torres e Joselito Reis

Publicidade: