Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

31 de dezembro de 2019

O DUPLO PAPEL DOS BONS VELHINHOS NUM LAR


Quanto mais envelhece, mais as pessoas se tornam crianças
A velhice quase sempre se associa a decrepitude, perdas, inferioridade. Num tipo de sociedade que se ergue sobre valores materiais, não poderia ser diferente: o desprezo pelo idoso está na raiz desse tipo de estrutura social. Neste mundo em que se exalta a juventude como um estado eterno, o vigor e a beleza como referências existenciais, a pouca idade como síntese de todos os valores, nesta época, neste mundo de hoje, algum papel existe para ser desempenhado pelo avô? Num tempo que se alicerça no materialismo, terá sentido cultuar essa figura que, antigamente, era santificada? Dentro de uma economia de mercado, que tem no pragmatismo sua diretriz, é cabível consumir recursos públicos com um grupo etário que pouco produz? Os avós têm um duplo papel: na família e na sociedade. Na família os avós são conselheiros dos pais e dos netos. Podem transmitir ao vivo a experiência que nenhum livro, ou programa radiofônico, ou televisivo, é capaz de traduzir. Os avós são apoio em inúmeras situações e emergências. Integram a família. Feliz da família na qual comparecem os avós. Na sociedade, os avós transmitem ao presente a herança do passado. São depositários da sabedoria acumulada através de milênios. Até os pequenos gestos revelam a atitude respeitosa ou desrespeitosa para com os idosos. Ceder o lugar ou a passagem ao idoso, mostrar-se disponível para ajudar nas mais pequenas e breves situações, tudo isso demonstra o nível de educação de uma comunidade no relacionamento com os avós. Precisam todos, mas principalmente os jovens, de orientação para escolher caminhos que contrastam com o modelo social imperante, vazio, sem alma, desumano. Um dos pesos da idade para muitos idosos é a viuvez. Se o casal desfrutou, em plenitude feliz, de longa vida em comum, aquele cônjuge que fica sofre muito a ausência daquele que partiu. A respeito desse fato, que belo o exemplo do grande pensador Ernesto de Souza Campos. Viúvo, Ernesto lia toda manhã uma das cartas de sua mulher. Somente uma. Nunca mais de uma. Era a fruta saborosa daquele dia, segundo suas palavras.

30 de dezembro de 2019

O IMPORTANTE É NUNCA DESISTIR DE LUTAR

NUNCA DESISTIR O TORNARÁ VENCEDOR!
Tem gente que luta em busca do tratamento igualitário. Outras que lutam pelo filho prematuro. Ainda tem aquelas que lutam com todas as forças em busca de uma vaga no mercado de trabalho ou na conquista de um grande amor. O que seria de nós sem uma luta para travar? Independente da luta é ela que nos incentiva a sair da cama todos os dias. Mas, nem sempre o mundo é um lugar convidativo e as pessoas nem sempre são meigas, puras e confiáveis. As circunstâncias também podem colaborar com a luta como atrapalhar bastante. Não basta querer com todas as forças possíveis. É preciso se concentrar no desafio e esquecer a dor das topadas nas pedras pelo caminho. Imagina fazer por uma semana? Por dois anos? E por 20 anos? O cansaço é inevitável. Mas, o prematuro vai crescer. O emprego vai ocorrer também. Pode até não ser o que você almejava, mas vai rolar. E quanto o amor, ele vai estar onde menos você esperar. E quando acontecer vai compensar todo sofrimento daquele caminho cheio de pedras e espinhos. Vai ser mágico. Estar no ápice é sensacional. Quando não, é mais fácil você lidar com coisas pequenas. Afinal um caminho aberto, dificilmente será fechado. O aprendizado obtido junto com a experiência é algo que irão te deixar. Não estar no topo é melhor ainda. Seu corpo descansa, o foco nas pequenas coisas aumenta. O problema agora é que você já sabe como se portar como gente grande. A principal indagação agora é: como viver diante de tanta mediocridade? Para uns, a força que se esvaiu percorrendo o caminho vai voltar no instante que você atingir seu objetivo. Para outros, o choro é forma de expressar o turbilhão de emoções. No lugar da força que incentiva a sair da cama, está um vazio. Até achar outro motivo para levantar todos os dias, o corpo e mente sentem. O que resta saber é se você quer de fato se doar tanto novamente. Hoje tenho lá minhas dúvidas. E o amanhã? A Deus pertence, porque eu não tenho planos.

29 de dezembro de 2019

NÃO HÁ MAIS COMO SER APENAS UM "POSTE" NA ESCOLA

19 escolas foram fechadas em Itabuna nos últimos 4 anos e
 há 11 anos o Estado não constrói uma só sala de aula na cidade
Sou comunicador e há bastante tempo venho observando as práticas docentes na escola contemporânea. Hoje pela manhã chamou-me a atenção um termo utilizado por um colega radialista em um programa matinal: assistir aula. Essa expressão não mais deveria ser utilizada nos tempos modernos, pois é advinda de práticas docentes antigas onde o professor era o detentor de todo o conhecimento e, o aluno, mero expectador. Daí o termo “assistir aula”. O professor planejava aulas expositivas, utilizava-as em diferentes turmas de alunos desconsiderando suas particularidades e possíveis questionamentos ou imprevistos. Os planejamentos eram guardados como tesouros junto a modelos de atividades objetivando facilitar a vida do professor nos anos subsequentes. Esse equívoco foi prática comum durante um longo período nas escolas. Comparemos essas aulas agora a uma ida ao cinema: sabemos o nome do filme (disciplina); temos noção do enredo (conteúdo); podemos gostar ou não, porém jamais nos será permitido fazer qualquer alteração no desenrolar e no desfecho da história. Nos resta apenas a opção de assisti-lo até o final ou desistir antes do fim. Assim ficava caracterizado o papel do aluno naquela época: mero expectador. Mas, diante de um mundo globalizado em que as informações chegam com rapidez e em quantidades surpreendentes e onde nenhum setor cresceu tanto como o da comunicação, inevitavelmente, a escola também mudou. O aluno agora deve ser o protagonista de sua aprendizagem e, o professor, um mediador do conhecimento. Hoje, ele não “assiste aula”, mas, sim, participa ativamente dela buscando e trocando conhecimentos, construindo conceitos por meio da vivência, da pesquisa. Com isso o desenrolar e o desfecho dessa história não é tão previsível pois tudo pode ser questionado, ampliado, compartilhado e construído por meio das relações e das interações. Ou pelo menos, deveria ser...

28 de dezembro de 2019

NÃO DEVEMOS PERDER A ESPERANÇA DE UM BRASIL MELHOR

2020 será o ano da superação e de repaginação das cidades!
Mais do que lamentarmos as incoerências de um ano marcado por injustiças, devemos aproveitar a chegada de 2020 para caminharmos juntos em direção à solidariedade e ao respeito mútuo. Parece simples, mas isso requer um princípio básico: tolerância, o que não ocorreu no período que finda. As relações humanas foram enfadadas pela discriminação, pela rudeza, pela perseguição pura e simples; o ódio prevaleceu em várias ocasiões, o que nos deixa entristecidos, mas também nos motiva a apostarmos na paz. Sou de uma geração que acompanhou uma revolução de costumes, com movimentos que pregaram paz e liberdade, que defenderam os direitos das mulheres, dos negros e das minorias. O ano que chega oferece também a possibilidade de mudanças estruturais, com vitórias de novos vereadores e um prefeito que esteja comprometido com os desejos do povo. Esperamos que essas mudanças acabem chegando ao Judiciário, que neste ano de 2019, permaneceu protagonizando cenas espantosas com idas e vindas processuais que confundiram a sociedade e soltura de muitos bandidos do colarinho brancos. Como pai, avô, cidadão, não posso ceder ao pessimismo, acho que ninguém pode. O Brasil é ainda regido por uma Constituição, a ela devemos respeito. Precisamos aprimorá-la, é fato, mas ela nos une. Somos mais fortes se formos solidários, se obedecermos a Lei e valorizarmos os direitos humanos. Temos que continuar acreditando que o ser humano é naturalmente bom. Feliz 2020!

26 de dezembro de 2019

AS CAUSAS DE ITABUNA ESTÁ VIOLENTA

Com Rui Costa o Estado deu as costas para a segurança em Itabuna!
Itabuna já registra 115 homicídios e 11 bandidos mortos (126 mortes violentas) em 2019 e este é um drama que faz a cidade contar mortes em quantidade crescente nos últimos anos e se situar como uma das mais violentas do país. As causas são muitas e entre elas estão a guerra das facções criminosas, tráfico de drogas, latrocínios e ausências de políticas públicas de humanização da cidade. Mas nada deve contribuir mais para a insegurança em Itabuna, que o fato do Estado tê-la abandonado. Hoje há muito menos agentes de segurança, postos e viaturas policiais, que há onze anos. E onde não existe polícia, quem manda e desmanda, são as organizações criminosas. Por isso os Raios A, B e DMP são presentes em quase todas as esquinas de ruas de bairros da periferia e, pasmem, do centro da cidade também. Itabuna possui atualmente menos  de 400 policiais militares e este número é um terço do efetivo necessário. Aí está a causa preponderante da violência na maior cidade do sul da Bahia, que acaba de enviar 80 PMs para Porto Seguro. Isto porque, segundo denuncia de um oficial militar, que pediu para não ser identificado, "o governo aceita 126 homicídios em Itabuna, mas não tolera um só turista assassinado em Porto Seguro." Para agravar a situação, os interlocutores e correligionários do governador Rui Costa (PT), só servem para suplicarem cargos comissionados no governo e o bajularem.

25 de dezembro de 2019

NEM TODO MUNDO SE LEMBRA DE JESUS NA FESTA DE NATAL

Jesus tem sido preterido por Papai Noel e isto o entristece muito
Faz algum tempo, em uma escola foi requerido que os alunos fizessem um desenho alusivo ao Natal. As crianças ficaram muito eufóricas, logo todas se envolveram a fazer seus desenhos. Foi prometido um prêmio para o melhor desenho, sendo também constituída uma comissão que avaliaria todos os desenhos. Surgiram os mais variados desenhos: sinos, velas, estrelas... tudo muito colorido, porém, o que realmente predominou foi a figura do Papai Noel. Havia, entretanto, no meio dos desenhos, um que chamou a atenção da comissão avaliadora. Tratava-se de uma figura diferente do Papai Noel. Sua roupa era diferente e possuía barba preta! Professores, psicólogo, assistente social, orientadora educacional e demais membros da comissão procuravam a melhor explicação para o fenômeno. Um dizia que o autor deveria ser um menino revolucionário, que inconformado com a figura tradicional do Papai Noel, criou um "Papai Noel" a seu modo; outro dizia que se tratava de uma criança com "QI" elevado, capaz de criar uma nova imagem do Papai Noel. E assim, um após outro ia dizendo o que pensava do intrigante desenho. De repente alguém sugeriu que a criança fosse trazida, para que ela explicasse a razão daquele "Papai Noel de barba preta". A criança disse que não havia o que explicar, tudo estava muito claro. Aquele não era Papai Noel. O Natal é a comemoração do nascimento de Jesus, então o desenho era de Jesus. Todos estavam tão preocupados em explicar aquele desenho que parecia tão estranho, que ninguém pensou em Jesus, o homenageado do Natal. Assim ocorre em nossos dias também. Nos envolvemos tanto com o clima natalino, com as compras, as festas, a família se reunindo, cartões a serem mandados aos amigos, troca de presentes, que também nos esquecemos de que o personagem principal do Natal é Jesus. A felicidade do Natal não está: nas lâmpadas acesas, nos presépios construídos, nos sinos que tocam; mas está, principalmente, na tranqüilidade de uma consciência que desfrutou da presença de Jesus em todos os dias do ano. E para aqueles que desfrutam da companhia constante de Jesus Cristo, o Natal não se limita apenas a 25 de dezembro, mas em nossa vida, o Natal é eterno. Desejamos a todos um Natal cheio da presença do Senhor Jesus!!

24 de dezembro de 2019

MAIS DE 125 FAMÍLIAS TERÃO UM NATAL TERRÍVEL EM ITABUNA

Não deve existir dor mais dilacerante, que a sentida por
uma mãe sobre o cadáver de um filho assassinado!
O Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro, dia em que se celebra o nascimento do Menino Jesus. Esta é uma celebração cristã, mas que com o passar do tempo foi disseminada para fora do âmbito religioso. As festividades do Natal começam na véspera, hoje, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto. Mas não é isto o que vai acontecer nesta noite, para 125 famílias, que tiveram membros assassinados em Itabuna, neste ano de 2019. Para essas pessoas, a noite de Natal será de saudade, angústia, dor, sofrimento e inconformidade com as perdas dos entes queridos. Será uma noite sem graça, sem ceia, sem Papai Noel e sem nenhum motivo de felicidade. Será um Natal sem as presenças dos filhos, pais e irmãos amados. Será uma noite de "nó na garganta", de insônia, choro, melancolia e só Cristo acalentará os "peitos apertados" e os corações desafortunados! Assim será...!

18 de dezembro de 2019

TAMBÉM TENHO MINHA HISTÓRIA DE NARIZ INFELIZ

Poucas coisas são tão chatas quanto nariz entupido!
Acordei com metade da minha capacidade respiratória. Via nasal, que fique claro. Que difícil que é não respirar. Estou respirando, eu sei. Completo os outros 50% com a boca. Mas é que o ar entra tão gelado e parece confuso lá dentro, como se tivesse perdido temporariamente o sinal do whatsapp. Lá vem ele, sem saber muito bem para onde ir, já era hora do próximo ar chegar bonitinho no pulmão, e o primeiro ainda perdido no meio do caminho "vou para direita ou para esquerda?". Coisa horrível estar incapacitado. Namorei uma garota, quando eu era novinho ainda, que tinha rinite alérgica. Eu tinha uma agonia descomunal de estar perto dela de manhã. Como espirrava, fungava, assoava o nariz, como fazia barulho. Eu ali, ainda não tinha nem acordado a 100% e ela e seu lencinho a todo vapor. Hoje quando acordei – a 50% no máximo – e percebi o quanto era difícil viver com metade do nariz, lembrei dela e de quanto cruel eu era, do alto da minha capacidade de respiratória completa, ao julgá-la em seu desconforto. Não é que eu esteja exatamente gripado – não tenho febre, não tusso – mas desde que acordei, sigo com meu aturgyl na mão. Tomei café agarrado nele, atendi mirando o frasco na mesinha lateral, escrevo agora com o remédio no colo. Entre pingar ou não a única gotinha que resolveria o meu problema, em questão de 30 segundos, lembro da voz de minha esposa "cuidado com o aturgyl, ele pode te levar a uma rinite medicamentosa". Que injustiça. A simples existência dele me conforta e é – por muitas vezes – solução o suficiente para aplacar a agonia, isso sim. Para as crises de minha namorada de juventude, não havia conforto possível. De novo, que injustiça. Essa não foi a única sacanagem que a vida lhe impôs no que se refere a dividir entre nós, matematicamente, o horror do destino. Ela era uma moça vaidosíssima e nutria um apreço grande pelo próprio cabelo. Um dia, resolveu que gostaria de radicalizar. Aliás, antes, uma particularidade: acredita que quando os fios estavam longos demais – e por longo demais leia, deveria ter cortado na sexta e só tinha vaga para segunda –, ela tinha enxaquecas lacerantes? "É o peso extra na cabeça, faz todo sentido", argumentava. Entendeu? Pois resolveu radicalizar e me apresentou um produto antiquíssimo que promete cabelos lisos, sedosos e cheios de movimento a cada aplicação. A rigor, o objetivo é alisar e pintar. Compramos o preto. Assim no plural mesmo, como tínhamos ambos os cabelos curtos, a proposta era que usássemos a mesma bisnaga para ficarmos "lindos juntos". No fundo, no fundo, ela queria dividir o prejuízo na farmácia. Ainda nos cinco primeiros minutos da aplicação, nós dois de touca na cabeça, percebemos um vermelhinho que começava a aparecer no pescoço dele. Teste de pele? Imagina, éramos jovens e destemidos. O vermelhinho virou uma coceira, que virou uma queimação, que virou desespero, cabeça na pia, água corrente e muitos chumaços de cabelo escorrendo pelo ralo. Minha mãe, que cochilava no quarto do lado, correu ao som dos gritos de horror da menina e sapecou todo mundo num taxi a caminho do hospital Santa Cruz. Alergia de contato, cabeça raspada à máquina zero e auxílio medicamentoso. Nos dias que se seguiram ao ocorrido, ela pegava no meu cabelo preto, esticadíssimo, e dizia ainda chorosa, "que injustiça". Para mim, sua fase de cabelo curtíssimo foi, disparada, de todas a mais bonita. Embora ela também ficasse muito bem com o cabelo cacheado, castanho, preto, curto, longo – não, longo não, as enxaquecas não lhe favoreciam. Até ligaria para pedir desculpas pela falta de paciência nas manhãs de barulho, mas dificilmente teria a minha voz reconhecida com esse nariz entupido. Bem feito, justíssimo!

A POLÍTICA COM SUAS CAUSAS E EFEITOS

A "Arapuca" já está sendo armada para as próximas eleições!
Nem todo mundo compreende, que a política não é um fim em si mesmo. Trata-se de um sistema-meio para administrar as necessidades do povo. Sendo assim, é uma missão, não uma profissão. O agente público deve servir ao povo, visando ao bem comum e não se servir do que é do público. Ao se afastar dessa meta, dá lugar à corrupção. Que acontece quando quem governa se desvia do objetivo de atingir o bem comum, e passa a governar de acordo com seus interesses. Por conseguinte, a política não deve ser escada para promover pessoas nem meio para facilitar negócios. Como sistema, desenvolve a capacidade de responder aspirações, transformar expectativas em programas, coordenar comportamentos coletivos e recrutar para a vida pública quem deseja cumprir uma missão social. Esse acervo é utópico? Pode ser, mas deve servir de inspiração aos políticos. Infelizmente, em nossa cultura, a política tem sido tratada por muitos como um bom negócio. Parcela dos nossos representantes considera espaços públicos ocupados por seus indicados como feudos, extensões de suas posses. É assim que a política se transforma em um dos maiores e melhores negócios do Brasil. O caminho é este: primeiro, conquista-se o mandato; a seguir, a política transforma-se em instrumento de intermediação. Há um amplo mercado com nichos, estruturas, cargos e posições governamentais. O negócio da política mexe com cerca de 150 mil de consumidores, que formam o contingente eleitoral em Itabuna. Para chegar até eles, um candidato gasta uns bons trocados (o custo médio está hoje em torno de 100 a 200 reais por eleitor), a depender do cargo disputado: vereador, ou prefeito. Para tanto, candidatos ricos bancam suas campanhas. A maior parte recebe recursos do fundo partidário ou doações. E o que se sabe é que numa campanha despende-se entre três a quatro vezes mais recursos do que a quantia apresentada ao Tribunal eleitoral. São poucos os que conseguem chegar a Câmara, ou Prefeitura, com somas pequenas. Desse panorama, surge a pergunta: se a campanha política em Itabuna é tão dispendiosa e se os candidatos gastam acima do que ganham, por que se empenham tanto em assumir a espinhosa e sacrificada missão de servir ao povo? Será que há muito desvio entre o espírito cívico de servir e o sentido prático de se servir? É arriscado deduzir sobre ações e comportamentos do nosso corpo político, até porque parcela da Câmara tem atuado de maneira nobre na defesa de seus representados. Sofre, injustamente, críticas por conta da inércia e subserviência cometidas por alguns. E onde brota a semente da corrupção? Vejamos. Nas cercanias da política há um costume conhecido como superfaturamento. Obras públicas geralmente acabam recebendo um “plus”, um dinheiro a mais. Parcelas dos recursos servem aos achacadores e vão para os cofres das campanhas, formando o círculo vicioso responsável pelo lamaçal. E há sempre uma fresta por onde se desvia dinheiro. E isso ocorre porque nos postos chaves estão pessoas de confiança de políticos que as indicaram. Portanto, existem muitos sanguessugas predadores escondendo-se em parcela do corpo político para sugar as veias do Município. Dinheiro e poder são as vigas da vida pública, mas começam a afundar nesse início de ciclo da ética e da transparência.

17 de dezembro de 2019

ROBERTO DE SOUZA ESTÁ DE VOLTA AO CÉU

Os dias de luta de Roberto de Souza terminaram, seus
dias de gloria chegaram e agora o céu azul é todo dele!
O mundo nos prega muitas surpresas. Muitas nos fazem sofrer, trazem tristeza, dor e luto. A partida do amigo e colega Roberto de Souza, tão prematura, foi uma dessas surpresas imprevisíveis do destino que nos tiram o chão. Ninguém poderia imaginar que ele nos deixaria tão cedo, tão abruptamente. Roberto deixa um imenso vazio no rádio e em nossos corações. Depois da sua partida, o rádio perde seu protagonismo de bons debates e um apresentador que possuia a maestria de entrevistar seus convidados, com a sabedoria e pertinência das boas perguntas e todas condizentes com o que o público queria e precisava saber. Roberto sempre estará vivo em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas grandes e pequenas recordações. É com uma tristeza impossível de traduzir em palavras que hoje digo que foi um grande privilégio tê-lo conhecido e ter compartilhado bons diálogos, e me confortam todas as lembranças que guardo de Roberto. Para sempre lembrarei e sentirei saudades dele. Cada um tem a sua hora, e mais cedo ou mais tarde vamos nos encontrar. Até lá ficam as saudades, nossos eternos agradecimentos e a nossa amizade que nunca irá morrer. Até sempre e descanse em paz amigo Roberto de Souza!

A BURRICE DO JORNALISMO DE BENÉ, COM PUXASSAQUISMO

Nada BENÉfico quanto o Jabazeiro, é quem
bajula, graciosamente, sem sequer receber jabá
O jornalista, radialista, blogueiro, bacharel em direito, aposentado e costumeiro confuzento, Ederivaldo Benedito (Bené), é contumaz em chamar alguns colegas de imprensa de jabazeiro e do que eles recebem de jabaculê! Não há como contestar Bené, pois alguns profissionais de comunicação, principalmente radialistas, são tão useiros e vezeiros na mercantilização das suas funções, que acabam se submetendo à condição de "garotos de programa. E neste contexto, não estou me referindo ao apresentador de programa de rádio e se, ao prostitucionismo da carreira! O que Bené chama de Jabaculê, ou simplesmente jabá, é um termo utilizado na imprensa, para denominar uma espécie de suborno em que políticos e empresários pagam a profissionais de imprensa pela realização de determinada opinião, posição e ou informação dos seus interesses pessoais e muitas vezes, malandros e inconfessáveis. Dizem que a origem do termo ou quando ele passou a ser amplamente usado no meio, seria a que Bené, apaixonado pela feijoada do Albergue Bezerra de Menezes, ao receber uma certa quantia para sua divulgação, teria exclamado na presença de alguns colegas, "O jabá do almoço de hoje está garantido". Dali em diante, esses colegas passaram a utilizar a palavra com o sentido que tem hoje nos meios de comunicação. Jabaculê seria uma corruptela da expressão, algo tal qual um "caixa dois", ao que se sabe, também cunhada nesse sentido pelo próprio Bené. Se por um lado, há de se considerar jabazeiro como um mequetrefe na imprensa, também existe aqueles que são piores que os operadores de "caixa dois" no rádio, tv, jornais e blogs; e estes são aqueles que nem jabá, ou jabaculê recebem, para bajular políticos e empresários. Estes fatos servem para explicar o protagonismo de Bené na imprensa, pois ele não pode ser acusado de praticar jabazismo no que escreve e fala... todavia, suas inserções na imprensa, não são de radialista e jornalista; e sim, de cabo eleitoral de políticos que ele entrevista, ou menciona em suas matérias e artigos, ainda que sejam de partidos antagônicos e viés ideológicos adversos. Portanto, Bené tem conduta pior que de jabazeiro, pois seu colega de imprensa, que recebe dinheiro, ou favores "por fora", se beneficia da malandragem que fala, escreve e faz. Já Bené fala, escreve e faz, gratuitamente, o puxassaquismo escancarado, acintoso e tão impertinente e vergonhoso quanto os que operam o prostitucionismo na imprensa! E isto é burrice!

15 de dezembro de 2019

SÓ CUMA VIABILIZARÁ REELEIÇÃO DE CAVALCANTE!

Sem apoio de Cuma, Antonio Cavalcante cairá!
Sinuca de bico é uma expressão popular usada para definir situação complexa, problemática, e de solução difícil e funciona na política de Itabuna, para substanciar a situação vulnerável de reeleição a que está submetido o vereador Antonio Cavalcante (MDB). Este fato não decorre de questões relacionadas a qualidade do mandato do vereador, ou da sua conduta ética, ou coisa que o equivalha. O problema de reeleição de Cavalcante está no seu partido, que não possui e nem tem tendência de vir a possuir, uma chapa proporcional competitiva e que vislumbre a perspectiva mínimo de conseguir o limite exigido de coeciente eleitoral, com o qual terá direito de eleger representante para a próxima composição da Câmara Municipal. Embora Cavalcante presida o MDB, que tem assentos no primeiro escalão do governo do prefeito Fernando Gomes (Cuma) e seja integrado pelo vice-prefeito Fernando Gomes Vital, o partido ainda não conta com nomes suficientes, que concorram ao poder legislativo, para eleger e, ou reeleger vereador. Para que este obstáculo seja vencido, o MDB vai precisar do prefeito determinar candidatos sob sua liderança, para se filiarem ao partido e assim fazê-lo viabilizar a reeleição de Antonio Cavalcante e até eleger mais vereadores. Sem Cuma nesse circuíto, o MDB deverá desaparecer na próxima legislatura e a Câmara Municipal de Itabuna não mais terá medebistas prolongando sua permanência naquela Casa. 

14 de dezembro de 2019

WAGNER E OTTO DISPUTARÃO QUEM ESTARÁ COM ACM NETO NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES DE 2022.

Wagner e Otto disputarão a vaga de concorrente de ACM Neto,
no segundo turno da eleição para governador da Bahia em 2022
Está prevista uma disputa acirrada entre os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), pela vaga que apontará quem estará concorrendo com ACM Neto, no segundo turno das eleições de 2022, que elegerá o sucessor do atual governador Rui Costa (PT). PSD e PT possuem forças de estruturas de campanha equivalentes e o que poderá diferenciar suas potencialidades eleitorais, é o poder político de arregimentar aliados. Dimensionar hoje, qual dos dois possui maior capacidade para tanto, é correr o risco de cometer equívocos! No outro lado da disputa estará um oponente forte, que vem exercendo um mandato de prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), com resultado de grande sinergia popular e que o potencializa a está cotado como nome certo para estar no segundo turno das eleições. Portanto, as previsões óbvias apontam que ACM Neto é nome certo, para concorrer ao cargo de governador em 2022, contra quem o situacionismo deverá ter como mais votado entre Otto e Wagner! Em virtude de palpites ser uma prerrogativa inerente a todos os eleitores, arrisco prever que o segundo turno ocorrerá sem petista na disputa!

13 de dezembro de 2019

NENHUM PARTIDO DEVERÁ ELEGER MAIS QUE DOIS VEREADORES EM ITABUNA!

Nenhum partido deverá eleger mais que dois vereadores
em Itabuna e alguns já possuem seus candidatos preferidos!
Assim como aconteceu nas eleições de 2016, as perspectivas é que nenhum partido politico deverá eleger mais que dois vereadores. 15 legendas deverão eleger representantes para a próxima composição do Poder Legislativo e consequentemente, as demais vagas deverão ser preenchidas por mais 6 partidos dos que atingirão a primeira rodada do coeciente eleitoral, cuja previsão será de 5.200 a 5.400 votos. Entre os partidos que poderão eleger vereador na primeira rodada, estão PSDB, PSD, PTB, PSL, PL, PDT, PP, PSOL, DEM, PT, PCDOB, CIDADANIA, MDB, PRB e Podemos. Entre os atuais vereadores, são considerados com perspectivas promissoras de serem reeleitos, Júnior do Trator, Ronaldão, Enderson Guinho, Ricardo Xavier e Pastor Francisco. Também estão bem cotados para serem eleitos, Leninha da Auto-Escola Regional, Del Gally, Edinho da Mala, Clovis da Mangabinha, Carlos Jerônimo, Suse Meire, Rosivalo Pinheiro, Vane do Renascer, Livana Fontes, Didi do Inps, Pule, Luciene Nascimento, Joilson e Glebão. É óbvio que não há aqui, nenhuma pretensão de protagonizar especialidade em cartomante, ou vidente. Todavia, estes são meus palpites, com possibilidade de não resultar em 100% de acertos, ou sim! 

11 de dezembro de 2019

CIDADES MENORES QUE ITABUNA TERÃO TIMES NO BRASILEIRÃO!

O "Dragão do Sul" está moribundo e não cospe mais fogo!
Com número de habitantes inferior a Itabuna, que possui 225 mil moradores, Alagoinhas (123 mil) e Conceição do Jacuípe (33 mil), terão times profissionais de futebol, participantes de duas divisões do Brasileirão no próximo ano. Jacuipense (Série C), Atlético de Alagoinhas (Série D). Mas Itabuna que é a maior cidade do sul e extremo sul da Bahia, não terá time participando, nem da elite do futebol baiano. Em Ilhéus não é diferente: o estádio está com perspectiva de ser transformado em shopping center e o Colo-Colo, que já foi campeão baiano, é tão fictício quanto o Itabuna, cuja cidade tem o "Itabunão" submetido à condição de escombros. Os gramados que já despontaram muitos jogadores para o cenário nacional e internacional, atualmente só tem servido para raríssimas partidas do torneio interbairros. Nunca mais Itabuna teve descobertas de outros jogadores excepcionais como, por exemplo, Neto Berola, Gerson, Beca e Perivaldo. E isto porque cidade sem time e sem estádio, não são vitrines para exibição e valorização e novos atletas. Isto acontece porque Itabuna e Ilhéus há mais de duas décadas, tem sido administradas por prefeitos que relegaram os desportos á condição de insignificância em suas prioridades de governo. O fato é que é constrangedor, Itabuna e Ilhéus estarem fora da elite do futebol brasileiro, onde jogaram times de Alagoinhas e Jacuípe!

10 de dezembro de 2019

GEDDEL DE VOLTA A SALVADOR!

O Estado será carcerário para quem um dia quis o governar!
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou ontem, segunda-feira (9), a transferência do ex-ministro Geddel Vieira Lima do presídio da Papuda, em Brasília, para uma penitenciária em Salvador. O magistrado atendeu pedido feito pela defesa para que Geddel fique preso na cidade em que residem seus familiares. Geddel não virá de jatinho particular e nem terá de volta "seus" R$ 51 milhões em espécie, encontrados pela Polícia Federal (PF) em um apartamento há dois anos, em Salvador. Ele também não poderá se hospedar em seu apartamento na Barra, onde permanece em pé o La Vue, o prédio que provocou sua queda do cargo de ministro. Geddel não irá se banhar no Porto da Barra e nem namorar no entorno do Jardim de Alah. Para ele, Salvador não será turística e nem festiva. Sua estada na capital baiana, será seu cárcere privado. E para quem já teve o mundo aos seus pés, o diminuto espaço de uma cela de presídio, será La Vue (A vista), que lhe restará de legado!

9 de dezembro de 2019

CHARLIANE SE ACOVARDOU DIANTE DE CUMA

Charliane temeu confrontar Cuma e isto a prejudicou muito!
A vereadora Charliane Souza (PTB), está deixando o "cavalo selado" escapar dos seus arreios, com conduta de frouxidão no episódio em que é acusada pelo prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), de ter sido aliciadora de manifestantes que realizaram protestos com queima de pneus na noite de segunda-feira (02), em frente ao prédio onde ele mora, na rua Nações Unidas, no Centro da Cidade. O protesto teria sido motivado após duas mulheres com gravidez de alto risco não conseguirem atendimento médico. Charliane denunciou maus atendimentos, descaso e desrespeito à vida humana e aproveitou o ato para dizer que o prefeito proíbe os vereadores que integram sua base de apoio a assinarem a Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar irregularidades na Secretaria de Saúde, que segue sem ser instaurada, em decorrência da falta de assinatura de um sétimo vereador. Estes fatos estão fazendo Charliane ser alvo de um processo jurídico movido pelo alcaide, que a acusa de pertubação da ordem pública e os próprios vereadores situacionistas, estão sendo condicionados a instalarem uma Comissão de Ética, para iniciarem um processo de cassação do mandato da vereadora sob acusação de decoro parlamentar, em decorrência da sua acusação de que o "prefeito proíbe vereadores de assinarem a CEI"! A "mancada" da vereadora está em ter ligado para uma emissora de rádio, onde acontecia uma entrevista do alcaide e "pedido arrego", negando sua participação no protesto e se desculpando das acusações contra os lacaios do alcaide na Câmara. Isto é o inverso do que ela deveria fazer e falar. A vereadora se acovardou e perdeu uma excepcional oportunidade de se notabilizar na política, consolidar sua candidatura a prefeita e se inserir no gosto popular. Aliciar manifestantes para protestar contra a péssima qualidade da saúde e denunciar o aliciamento de vereadores, seriam o ápice da sinergia que fortaleceria a vereadora no âmago do povo, que está "comendo o pão que o diabo" amassou em setores vitais como a saúde em Itabuna. Mas a vereadora se submeteu à intimidação e covardemente perdeu uma excepcional oportunidade de demonstrar a intrepidez, que a estigmatizava até então. 

7 de dezembro de 2019

RENATO COSTA SABE QUE SANGUE NÃO SE MISTURA A HIV

Não há mágica que faça Dr. Renato Costa esquecer o quanto
já foi apunhalado pelas costas por comunistas e petistas!
Poucas pessoas na Bahia, possuem a credibilidade, dignidade, seriedade e honestidade, que caracterizam a personalidade do médico, ex-deputado estadual e atual presidente do PSB de Itabuna, Dr. Renato Costa. Ele é reconhecidamente um político merecedor de todos os bons adjetivos, que permeiam o bom caráter de um agente público! Estes fatos devem ter o condicionado a não participar, na noite da última quinta-feira (05), de uma reunião com os donos espertalhões do PCdoB e PT de Itabuna. O capitalista e comunista Davidson Magalhães; e o petista vigarista, Geraldo Simões (Cabeça de Pitu), armaram um jantar com propósito de serem fotografados e filmados ao lado do médico Renato Costa, como estratégia de limparem suas estragadas e malfadadas imagens públicas. Mas deram com os burros nágua, pois o dirigente do PSB acabou não comparecendo ao indigesto jantar. PT e PCdoB são pocilgas que apenas enlameiam e não dá pra confiar em parasitas, traidores, enganadores e demagogos. Renato sabe disso e já foi apunhalado pelas costas por petistas e comunistas. Davidson e Geraldo necessitam cooptarem Renato, porque estão desacreditados e sabem que pessoas ruins que se misturam com pessoas boas, são mais fáceis de permanecerem protagonizando suas traquinagens e mazelas. Mas o médico sabe que está vigente o adágio de que "com quem porcos se mistura, farelos come". Dr. Renato sabe que sangue não deve se misturar ao vírus HIV e por isso deve se distanciar do repulsivo comunista e do satânico "Cabeça de Pitu"!

BOLSONARO BATERIA TODOS OPONENTES SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE

O crescimento do anti-petismo e anti-comunismo, tem feito
o povo tolerar as bravatas e babaquices de Bolsonaro!
Jair Bolsonaro seria reeleito caso as próximas eleições presidenciais fossem hoje. Pelo menos é isso que aponta uma pesquisa divulgada ontem, sexta-feira (6) pelo Instituto FSB e pela Veja. De acordo com o estudo, que avaliou os diversos cenários eleitorais possíveis para 2022, Bolsonaro ganharia de Lula no segundo turno com uma diferença de cinco pontos percentuais. Mas passaria com facilidade por Haddad, Ciro, Huck e Doria. O presidente só teria a reeleição ameaçada caso o ministro da Justiça, Sergio Moro, resolvesse entrar no páreo. De acordo com a pesquisa FSB/Veja, em um cenário em que Bolsonaro (s/partido) e Lula (PT) se enfrentam na disputa presidencial, o atual presidente receberia 32% dos votos e Lula, 29%. Ainda haveria 9% de votos para Ciro Gomes (PDT), 9% para Luciano Huck (s/partido), 5% para João Amôedo (Novo) e 4% para João Doria (PSDB). No segundo turno, Bolsonaro também sairia na frente com 45% dos votos válidos, contra 40% de Lula. Nesse caso, 10% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos, 4% anulariam o voto, 1% votaria branco e 1% não respondeu. Já se o ex-presidente Lula continuasse inelegível e apontasse Fernando Haddad como o nome do PT para 2022, Bolsonaro receberia 33% dos votos; Haddad, 15%; Luciano Huck, 12%; Ciro Gomes, 11%; Amôedo, 5%; e Doria, 3%. No segundo turno, porém, o atual presidente ampliaria a distância do PT: Bolsonaro teria 47% dos votos e Haddad 32%. Caso Bolsonaro não concorra e Lula enfrente Moro nas eleições de 2022, o atual ministro da Justiça também ficaria à frente do ex-presidente. Moro teria 32% dos votos e Lula 29% no primeiro turno. E essa distância se ampliaria no segundo turno: 48% x 39%. Se a disputa fosse entre Moro e Haddad, o ex-juiz também ganharia. Em um possível segundo turno, ele teria 52% dos votos e Haddad, 29%.

5 de dezembro de 2019

A LUTA SEM VENCEDOR ENTRE OS CURURUS

A briga entre os cururus fará todos eles tomarem prejuízos!
Nunca foi segredo pra ninguém, que o "dono" do PCdoB, Davidson Magalhães, sempre teve o correligionário, Aldenes Meira, como "calo em seu pé" e vice-versa! Um é pro outro, o que a manga azeda é pro diabo e o "príncipe das trevas" é pro Cristão! Assim como manga azeda é intragável até pro cão, o bom Cristão não deve se misturar com o cão! Esta metáfora pode até parecer redundante, mas ninguém há de contestá-la. Este é um entrevero com desfecho previsto para acontecer no início do próximo mês de abril, quando vai vigorar a "janela", que legitimará a desfiliação de vereadores, que queiram integrar outro partido. Aldenes irá para o PSB e consigo deverá levar sua saparada. Assim, o vereador e seus cururus aliados, deixarão de serem sapos (como são conhecidos os comunistas) e passaram a serem "pombas", pois pomba é o que simboliza os membros do PSB. Com a saída de Aldenes, o PCdoB perde milhares de votos, que poderão resultar no partido deixar de possuir representação na próxima composição da Câmara de Vereadores. E no PSB, a perspectiva é que Aldenes não tenha votação promissora para se tornar prefeito de Itabuna. Portanto, como "Pomba" prefeiturável, Aldenes poderá ficar sem mandato e o PCdoB sem Aldenes, pode ficar sem eleger nenhum vereador e consequentemente, a implicação será de fracasso para Davidson. Se isto ocorrer, Aldenes e Davidson, serão os maiores derrotados das próximas eleições.

4 de dezembro de 2019

MUDE PRA SUA CIDADE MUDAR, PRA NÃO TER QUE SE MUDAR DELA

Com Cuma no comando da prefeitura,
Itabuna sempre, vai de mal e pior!
Em 2020, vão estar em um ano complexo, que requer maior discernimento de todos nós. Não se deixe enganar leitor. Vamos ter Carnaval, samba e futebol. São coisas que nos apaixonam e nos envolvem, emocionalmente. Mas que estas paixões não devem mascar o verdadeiro acontecimento que vem em sequência e único capaz de recolocar o nosso município nos trilhos novamente. Estaremos em um ano eleitoral. E eleição é sinônimo de política. Sei que nos últimos anos muitos tem todos os motivos do mundo para ser avessos a isso. Ainda mais em uma cidade como a nossa que já foi a terceira e hoje é apenas a sétima na Bahia. Só que agora não há para onde correr. Quer você queira ou não, leitor, no próximo ano será tudo em torno da política. Não importa se o período eleitoral é mais curto ou se há mais regras restritivas na legislação eleitoral. No fim das contas, todo mundo vai ter que ir lá na urna e votar. E em 2020, tudo o que você verá, ouvirá e falará estará ligado à política. Nada mais se separa dela. Mesmo se 3, talvez 4 meses forem tidos como “eleitorais”, pouco importa. São só formalidades técnicas. Meio que parte do script. Na real, a maior certeza de 2020 é que você vai ficar o ano inteiro sendo bombardeado por discursos políticos, e os próximos 4 anos que se seguirem serão apenas o reflexo desta realidade. Dito tudo isso, está mais do que claro que não vai dar para fugir dessa onipresente política. Seja na sua faceta mais pura, efetiva e altruística até a mais vil, enganosa e corruptiva, ela se fará presente no seu dia a dia. Virar as costas e ignorá-la não mudará nada. Pelo contrário, te anulará. Tornará você só mais um entre tantos da massa dos passivos enganados. Portanto, faça mais. Revide contra essa superexposição politiqueira, e confie na sua noção do que é o mais certo. Seja maior do que debates políticos de maquiagens, do que cores partidaristas ou do que promessas falsas. Não vote em pessoas, nem em interesses pessoais e muito menos em agrados. Vote em ideologias. Vote em propostas para mudar Itabuna. Vote na esperança de viver uma cidade melhor no amanhã.

3 de dezembro de 2019

CORRUPTOS SÃO INIMIGOS DE JOVENS QUE GOSTAM DE POLÍTICA

Políticos e governantes como Cuma, não querem jovens
educados pois sabem que eles são inimigos da corrupção!
Dias atrás estava lendo uma reportagem que falava sobre o que os jovens acham da política. O que me chamou a atenção foi o fato de que a cada dez jovens entrevistados, apenas um se dizia ansioso para começar a votar. A grande maioria afirmava que só iriam tirar o título de eleitor aos 18 anos e só o fariam por ser obrigatório. Eles eram categóricos em afirmar que não gostavam de política. A frase pode até parecer clichê, porém, é verdadeira: os jovens são o futuro da nação. O fato de crescer o desinteresse desses jovens pela política me preocupa e muito, pois, se realmente eles são o futuro, então, o que podemos esperar deles? Acho que deveria se abrir um amplo debate nas escolas sobre a importância da participação consciente da juventude na política, afinal, os maiores movimentos dentro do contexto político foram realizados pela juventude. Quem não lembra da participação dos jovens no impeachment do presidente Collor, em 1992. O movimento dos “caras pintadas”. Se números assim permitem constatar o desinteresse do jovem no exercício de um direito seu, é o caso de perguntar as razões desse fato. Por que os jovens parecem ter perdido o interesse pela política? O que explica o crescente número de jovens que não faz questão de tirar o título de eleitor e de votar? Acho lamentável que este desinteresse esteja aumentando, pois, a renúncia ao exercício de um direito, tão imprópria do idealismo juvenil, mostra o grau da frustração do adolescente. É um tiro na democracia e uma vitória dos demagogos, dos desonestos, dos oportunistas e dos que vivem de costas para a ética.

2 de dezembro de 2019

CAOS NA PREFEITURA DE EUNÁPOLIS

O governo Robério está mais perdido que cego no meio de um tiroteio!
Embora os roberistas afirmem que o dinheiro será o marketing político vitorioso em 2020, as finanças da prefeitura de Eunápolis não apontam para esse futuro tão cor de rosa. Entra muito dinheiro nos cofres da prefeitura de Eunápolis, mas para onde está indo essa grana?
1 – Os salários de parte do funcionalismo deixaram de ser pagos dentro do mês. Fato já mexeu com a APLB e servidores da saúde;
2 – Muitos fornecedores estão com faturas em atraso há tempos;
3 – Até algumas contas do Pedrão ainda não teriam sido pagas;
4 – Conhecido (dentro e fora) pela inconsequência das atitudes administrativas, o prefeito fala que vai pra reeleição a qualquer custo;
5 – Até já antecipou a campanha em flagrante crime eleitoral no dia da final da Libertadores;
6 – Na palavra custo deve-se incluir a fortuna gasta nas batalhas judiciais que trava no Tribunal de Justiça da Bahia e TRF1;
7 – Além dos processos em que foi condenado por colegiado na 2ª instância, o prefeito Robério também enfrenta as investigações da Polícia Federal – Fraternos e Gênesis – e ainda processos no Tribunal de Justiça da Bahia;
8 – A garantia do registro da candidatura de Robério em 2020 é incerta dessa vez;
9 – A pergunta que se deve fazer é: de onde virá o tal rolo compressor e dinheiro para a campanha?
10 – A Justiça Eleitoral é bem clara na questão do caixa 2 e limite de gastos das campanhas;
11 – Hoje, muitos pré-candidatos a vereador já estão sendo beneficiados pelo prefeito, seja com demandas ou cargos comissionados com boa remuneração;
12 – Mas, tudo isso não está garantindo a Robério aprovação do governo nem popularidade, muito menos preferência nas intenções de votos.
13 – A conversa de que ele vai virar o cenário eleitoral contando com o eleitor que vende voto tá parecendo conversa pra boi dormir. Em 2018 (não faz muito tempo) as urnas deram um recado gritante de que a população de Eunápolis cansou de Robério.
E 2020 já tá ali virando a esquina. (Reprodução: bahia40graus).

1 de dezembro de 2019

CUMA ACUADO NÃO SERÁ CANDIDATO

Se depender de médico, Cuma não terá saúde eleitoral!
Cinco vezes Fernando Gomes (Cuma) se elegeu prefeito de Itabuna e quatro vezes tentou se reeleger e não conseguiu êxito em nenhuma delas. Cuma não foi reeleito quando experimentava bom conceito popular e cobria a cidade de asfalto e importantes obras públicas. Nestes momentos, Cuma fazia Itabuna receber indústrias, empresas e desfrutar de plena prosperidade no quesito geração de emprego. Itabuna era tranquila e até os governos estadual e federal, contribuíam para Cuma governar com padrão de excelência de gestão pública. Mas nada disso o ajudou a permanecer com mandato ininterrupto. E o que Cuma não quer, é encerrar sua carreira política, sem conquistar a única vitória que tem almejado nas últimas três décadas: reeleição! Todavia, o atual momento é completamente desfavorável para Cuma sonhar em vencer as próximas eleições. Sua rejeição ultrapassa os índices dos 78% e menos de 5% do eleitorado estão dispostos a reelegê-lo. Esses dados são dramáticos e desaconselham o prefeito a gastar dinheiro, tempo e saúde, com um sonho fadado ao fracasso e cuja tendência é se transformar em pesadelo. Recentemente, recebi um telefonema de um dos filhos de Cuma, me pedindo pra "pegar leve" com o pai e ser um pouco tolerante com ele, que está "gagá"! Pois bem, veremos em breve, se Cuma, realmente está gagá: se ele desistir de ser candidato, estará contrariando a afirmação do filho e comprovando que está em pleno gozo de suas faculdades mentais!

Publicidade: