Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

31 de dezembro de 2018

O QUE DEVEMOS QUERER PARA 2019

O Brasil vai depender muito de Bolsonaro cumprir suas
promessas e não decepcionar o povo a partir de 2019!

É importante que comecemos 2019, esperando juízo e sensatez, para governantes, parlamentares, Judiciário, sindicatos, mídia, redes sociais e peçamos a Deus para que o novo presidente eleito governe para todos, inclusive para os negros, mulheres, gays, aqueles que sofrem mais diariamente com o preconceito e a violência. Para que a renovação do Congresso se traduza em colocar a necessidade do povo e do País à frente dos compadrios e interesses pessoais. Para que o Congresso não continue sendo uma “rinha de brigas de humanos”, e que não tenhamos nem um direito a menos, nada de retrocesso nos direitos sociais conquistados arduamente. Para que não esqueçamos jamais que somos um País onde os desequilíbrios sociais e econômicos são extremamente injustos e que as políticas públicas tenham a redução destas cruéis injustiças como meta absoluta. Que o Supremo tenha um comportamento que não envergonhe a Nação e objetive o fortalecimento da democracia, pois como um velho politico baiano dizia: “ A democracia é uma plantinha tenra, precisa ser regada a cada dia”. Que não lhe falte água jamais e nem deixem os gafanhotos, cupins ou outras pragas a corroerem. Para que a soberania da verdade se revele, finalmente muito mais forte do que a idiotização virtual, alimentada por fake news. Que a liberdade de expressão seja mantida e respeitada adequadamente. Que Justiça e o MP continuem a sua missão de processar e prender os corruptos. E que depois de um ano de raiva – onde os vencedores não se conformam com a vitória e querem a unanimidade e os perdedores se alimentam de rancor – que exista um mínimo de reconciliação nacional, e se esta não vier logo, que pelo menos venha um pouco mais de tolerância. Para que a cultura nacional seja prestigiada e valorizada adequadamente e assim possamos ter um pouco mais de riso e de alegrias, coisas tão saudáveis para a saúde, e que elas possam ter muito mais espaço no cenário brasileiro tão tenso, preconceituoso e tão necessitados delas. Muita saúde e paz para todos!

LOGO ESTAREMOS EM 2019, PARA SERMOS MAIS FELIZES!

Desejo que vivamos este último dia de 2018, com a mesma
intensidade e alegrias que viveremos os 365 dias de 2019!

Vivemos os últimos momentos de um ano que se vai. Dentro de poucas horas o ano de 2019 estará batendo em nossa porta. Com ele estará vindo a esperança, nossa grande companheira. Sonhos projetados no futuro, perspectiva de melhores dias. Vivemos sempre em busca da felicidade. Sentimos como se estivéssemos girando no carrossel do tempo ou rompendo a linha divisória que o homem estabeleceu como marco simbólico para medir os seus atos e a sua própria vida. É o término de um pedaço da vida e começo de outra. É a estação onde damos uma parada para aferir os prós e os contras dessa longa viagem que é a vida. A vida se constrói na caminhada que se realiza em consequência do nosso comportamento. Ano Novo, vida nova. Ouvimos isso durante toda a nossa juventude. É que novos tempos virão, novidades na política, na ciência, na tecnologia, nas religiões, em Itabuna, na Bahia, no Brasil e no mundo. 2019 está chegando! Vamos recebê-lo com alegria. Sejam quais forem as alternativas da vida, contemplemos cada amanhã do novo ano com o olhar mais ardente da fé e tentemos encontrar, nesse sonho de vida ideal, um bem-vindo aos dias que surgirão. E para 2018 que deixa de ser o presente para se tornar o passado, um adeus sem ressentimentos. Feliz 2019 é o que desejo de coração a você, caro leitor, e a todas as famílias baianas e em especiais as itabunenses. Não deixem que ninguém lhes roube esse precioso tempo de 365 dias que os espera. Vamos adotar soluções práticas para os problemas que forem surgindo. O mundo já não é o mesmo, as soluções não podem ser as mesmas. Vamos esperar que o novo Presidente da República, Jair Bolsonaro e seus ministros, assumam com entusiasmo os seus cargos, sabendo que dependendo dos seus desempenhos, nossos filhos e netos terão um futuro feliz, vivendo dentro de uma Nação grandiosa. Para muitos brasileiros o viver atualmente tem sido penoso. Mas, apesar de tudo, neste mundo difícil como é o atual, é preciso navegar nos barcos da vida com fé em Deus, autoconfiança e jamais sacudir os remos na água. Lembre-se, o tempo não espera por ninguém. Trabalhe e seja feliz.

NEL NÃO QUER DÚVIDA SOBRE O QUE ELE FALA

A dificuldade de Nel ser compreendido em sua fala, não
dificultará sua sinergia com o eleitorado que o reelegerá!

O meio jurídico está repleto de termos técnicos que só são entendidos pelos profissionais da área ou aqueles que possuem um dicionário de bolso. No entanto, em apenas uma sessão da Câmara dos Vereadores de Itabuna, pode-se perceber que é preciso ser especialista para entender o linguajar do vereador Nel do Bar. Quando o vereador Nel se pronuncia na Câmara e ele é um dos que mais usam a palavra nas sessões, não é possível entender uma palavra do que ele diz. Isso porque, como algumas pessoas sugeriram, o vereador criou um novo idioma, o “parlamentares”. Tudo o que se pode entender da sua fala é: “brá, brá, brá... (meia hora depois de tantas brás, brás, brás...) aprovado!”. Alguns colegas do parlamentar até já pediram ao futuro presidente da Câmara, Ricardo Xavier (PPS), que faça concurso para contratar um tradutor da nova língua criada pelo vereador, pois o servidor legislativo de libra, ainda está sem compreender o idioma do edil e toda vez que tenta decifrar suas mensagens, acaba sofrendo com fortes dores de cabeça.

30 de dezembro de 2018

CUMA E SEU PERFIL SARCASTICAMENTE ESDRÚXULO

Com Cuma há marretas para Chico e Francisco!
O prefeito Fernando Gomes (Cuma) não aceita perder, quer ganhar na administração pública de qualquer maneira, não conseguindo se adaptar aos ritmos, regras de evolução da administração. Ele alimenta um sentimento de grandeza, de que veio para transformar uma instituição cuja história desconhece, que tem um modo de funcionamento consolidado por décadas e que, sem apoio dos servidores, apenas na força de suas convicções e ambições, será capaz de alterar, para sempre, a natureza do serviço público municipal. A dificuldade de Cuma é aceitar o não. Ele não lida bem com situações contrarias a sua vontade. É o que acontece com o relacionamento com o poder legislativo. Ele tem dificuldade de se relacionar com vereadores como Charliane, Babá Cearense e Jairo Araújo, porque não aceita negociar, não aceita ser corrigido e criticado. A Câmara, ao vetar um projeto de lei de Cuma, faz um castigo, encarna a figura patriarcal, não aceita as consequências de seus erros. A impulsividade é característica humana, mas a impulsividade exagerada é uma doença. Um prefeito como Cuma dá uma impulsividade exagerada as suas ações sempre que reage de forma desproporcional as contrariedades do dia a dia, revelando baixa tolerância as reivindicações dos servidores, as críticas dos seus secretários e colaboradores. Por isso, seus atos são cruéis, seja retirando direitos consagrados, seja cometendo crueldades e perseguições a servidores. Cuma não segue as regras culturais, de educação e tradição que orientam todos os demais. Ele as ignora, não respeita o que todo tem como parâmetro. Os princípios morais da boa administração pública como valorização dos servidores públicos não são reconhecidos por ele. Sua mente não atua como a maioria de nós agiria se fosse prefeito, protegendo as instituições, garantindo direitos conquistados, simplesmente porque a moral da tradição não é o seu forte. A maioria dos prefeitos alimenta sentimentos positivos para com sua cidade, suas instituições e seus servidores. A razão é que o afeto é positivo para o trabalho, para que o prefeito possa ver o servidor como extensão de si mesmo no caso de Cuma, isso não ocorre, porque o afeto não tem importância alguma, por isso sua forma de reagir a frustração é diferente. Cuma não ama sua instituição; ama que ela o propicia de enriquecimento. Para Cuma, administrar é criar uma grande mentira. Ele mente sobre a existência ou não de recursos para pagar servidores, o que pode ser desmentido pelo Tribunal de Contas; ele mente sobre manutenção de ônibus quando é ele que não autoriza as licitações para repor peças “ele descreve sua vida de grandes feitos e também de grandes dificuldades. O que varia é o que ele escolhe contar para se safar de problemas ou ainda para levar vantagem sobre outras pessoas. Este é o perfil de uma. E quem ousará contradizer-me?

29 de dezembro de 2018

RUI QUER SE LIVRAR DE CUMA

Rui descartará Cuma para as eleições de 2020
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), já sabe do incômodo que é ter como aliado, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma). E as especulações apontam a possibilidade do petista está evitando encontros com Cuma. Rui mantém seu acelerado ritmo de viagens por cidades do interior e ontem mesmo esteve em Ilhéus. Mas não houve agendamento para sua estada em Itabuna. E informações do presidente do PT local, Flávio da Comande, revelam que Cuma não tem conseguido audiência com Rui, em suas muitas tentativas de contato com o governador. Mas o entrave maior no inevitável desgaste do compadrio envolvendo o governador e o prefeito, está no que já se desenvolve para as próximas eleições municipais. Como as articulações políticas do "Palácio de Ondina", são favoráveis à candidatura de prefeito do petista Júnior Brandão e Cuma sinaliza que terá seu próprio prefeiturável, embora descarte qualquer possibilidade dele mesmo concorrer à reeleição, as previsões sinalizam perspectivas desfavoráveis para Cuma e Rui estarem compartilhando o mesmo palanque em 2020. Estes fatos revelam que o casamento do rato com o gato em Itabuna, tem prazo de validade para ser vencido, ou derrotado!

CUMA ENRIQUECE COMO CRESCE O NARIZ DE PINÓQUIO

Mentindo o nariz de Pinóquio cresce!
Já com Cuma, é mentindo que ele enriquece!

Para ser eleito e assumir seu quinto mandato como prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), usou e abusou das mentiras. Para cada problema enfrentado pelos itabunenses, ele sempre apresentava uma ideia extraordinária para solucioná-lo. Não havia nenhuma dificuldade, que ele não pudesse resolver. No transcurso das eleições passadas, o então prefeito Vane do Renascer fechou dez escolas e ele criticou com a veemência de afirmar, que “prefeito que fecha escola é um irresponsável e criminoso”. Itabuna também vivia um clima terrível de violência e Cuma garantiu que acabaria com as facções criminosas na cidade e o fato é que hoje, a quantidade de homicídios supera a trágica e caótica realidade ocorrido no governo que o antecedeu. E assim houve um festival de promessas e “conversa pra boi dormir” que resultaram na vitória de Cuma! "A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS" - Já na metade do seu governo desnorteado, Cuma fechou oito escolas e Itabuna tem sido uma das 13 cidades mais violentas do país. Tudo piorou em Itabuna, com Cuma como prefeito. Em nada a cidade avançou nesses penosos últimos dois anos. Somente o prefeito, seus parentes e aderentes prosperaram neste período. Tudo à custa de mentiras de Cuma e ingenuidade, estupidez, peleguismo e maquiavelismo dos seus eleitores.

28 de dezembro de 2018

BETO E SEU TIRO NO PRÓPRIO PÉ

Depois de um tiro no pé, não há mais o que fazer para "correr do pau"
O vereado Beto Dourado (PSDB), foi eleito pela oposição e sob liderança do maior adversário do atual prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma). Diante destes fatos, seria pertinente supor, que seu mandato transcorresse com a premissa de fiscalizar e se pronunciar sobre as mazelas que submetem o governo de Cuma, como muito prejudicial aos interesses dos itabunenses. Mas, não é isso o que acontece! Beto ver dourado o que está encardido na gestão de Cuma. Para o "tucano" não há porque ficar futucando o que não lhe convém. E mexer nas feridas de Cuma significa perdas de indicações para cargos comissionados, penduricalhos e os cambaus! É óbvio que o perfil de Beto não é de perdas. E para permanecer ganhando com Cuma, pouco importa ser professor contra Educação; fictício no parlamento, marionete na política, mequetrefe no partido e tão perdido quanto cão quando cai do caminhão de mudança. Se permitir ser cooptado por Cuma, é tal qual dar-se um tiro no próprio pé. E quando isso ocorre, não dar mais para correr do cão, sem marcas de mordidas que nunca cicatrizam! 

A MAIORIA DO ELEITORADO DE ITABUNA, FAZ DA CIDADE UM CIRCO

Eleitores palhaços fazem a alegria dos corruptos em Itabuna
Há mais de 3 décadas Itabuna tem prefeitos que a fazem retroceder. A cidade era a terceira maior e hoje é a sétima da Bahia. Quando Fernando Gomes (Cuma) e Geraldo Simões (Cabeça de Pítu) começaram suas sagas, Itabuna possuía uma prefeitura muito rica e eles eram muito pobres. Cuma era vaqueiro e Cabeça de Pitu era repositor de mercadorias numa loja de rede de supermercados. Seus primeiros patrões faliram Ambos nunca tiveram parentes ricos e nem herdaram fortunas; e nem ganharam na Mega-Sena. Mas atualmente são milionários. Fizeram riquezas se locupletando do dinheiro público. E enquanto eles enriqueciam, Itabuna empobrecia e seus eleitores não progrediam. Este é um enredo baseado em fatos  que nos revelam o quanto eles fizeram dos seus próprios eleitores, os bobos da corte em seus reinados fraudulentos. Fernando e Geraldo riem no glamour dos benefícios que o poder proporcionou para eles. E riem como se estivessem diante de palhaços maltrapilhos e manipulados. A piada sem graça neste contexto, é que são esses pobres palhaços que os elegem e os enriquecem. 

27 de dezembro de 2018

O PRB COM O PASTOR ACABARÁ NO BELELEU

Com Pastor Francisco no comando, o PRB vai pro beleleu!
Quem ousará se filiar ao PRB, com propósito de se candidatar a vereador em 2020, com o Pastor Francisco em seu comando? Como em tudo sempre existem as exceções, é possível que algum biruta se predisponha a este despautério. O fato é que não haverá coligação para eleição proporcional em 2020 e isto significa que cada partido terá que contar com quantidade suficiente de candidatos, para atingir o coeciente eleitoral, cujas projeções apontam para um mínimo de 5.500 votos. Sem nomes que consigam superar esta clausura de barreira, o partido pode ter um candidato com 4 mil votos e ainda assim, se seus correligionários não completarem a soma mínima exigida, acabará não elegendo vereador. Mas todos os políticos de Itabuna sabem a maneira predadora com que o Pastor Francisco faz política e do que é capaz e o quanto é sagaz, aqueles que gravitam em torno do seu projeto de reeleição. No agravante dessa situação, o Pastor Francisco, não tem poder de influência e nem liderança suficiente para agregar candidatos. Por isso a tendência do PRB com Pastor Francisco em sua presidência, é não eleger ninguém e nem reeleger o dito cujo. 

GALVÃO SERÁ O RATICIDA DO MITO NA REGIÃO

Galvão fará os ratos de esquerda se
sentirem como o cão diante da cruz
O produtor rural Guilherme Galvão, ex-capitão do Exército, é o nome do presidente Jair Bolsonaro e do seu vice, General Mourão, para evitar que "ratos da esquerda", permaneçam mandando e desmandando em um grande órgão federal no sul da Bahia. Filiado ao PSL, Galvão foi candidato a deputado federal, defendendo ideias muito semelhantes às de Bolsonaro. Na condição de dirigente da entidade, ele também terá atuação política na região e protagonizará ações de “enquadramento legal dos invasores de terras organizados, sejam falsos índios, falsos quilombolas ou outros grupos. Mas nem os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), por exemplo, estão mais temerosos do Guilherme Galvão, quanto os servidores públicos, do órgão federal a que lhe será confiada a direção regional. E o motivo é que eles sabem do quanto Galvão será implacável contra parasitas e bandidos do colarinho branco. 

GERALDO CABEÇA DE PITU NÃO TEVE COMO ENGANAR A TODOS TODO O TEMPO

Ninguém engana mais que Geraldo na Bahia!
Se há alguém na Bahia, Hor Concour em qualquer disputa de cinismo, enganação, traição e corrupção, a referência tem nome, sobrenome e vulgo: Geraldo Simões, Cabeça de Pitu! Ninguém é mais maquiavélico que ele entre os baianos. Se o dito cujo fosse ator de profissão, seria o mais rico (sem roubar) e mais famoso no Brasil. Ele tem arte de dissimular e sua performance é digna de merecer espanto. Seu sorriso é de víbora à espreita do bote fatal. Seu abraço é de tamanduá (cumprimento falso). Seu aperto de mão é como premissa para apunhaladas pelas costas. Seu silêncio é prenuncio de ardil. Sua ambição é diabólica. E se o diabo não tem chifres, rabo e nem cheira a enxofre, Geraldo Cabela de Pitu, é a própria personalização deste fato!

26 de dezembro de 2018

MANGABEIRA ESTÁ À FRENTE DA CORRIDA CONTRA CUMA

O prefeituável Mangabeira tem avançado sobre ex-prefeitos
O médico Antonio Mangabeira (PDT), está cotado como o prefeiturável mais promissor para vencer as próximas eleições municipais em Itabuna. Ele tem se notabilizado como forte alternativa para livrar a cidade das garras das aves de rapina que estiveram e estão maltratando os itabunenses. E entre aqueles que judiaram muito de Itabuna, existem três ex-prefeitos, que estão querendo voltar a comandar a prefeitura: Capitão Azevedo (PTB) e Vane do Renascer (PRB/PCdoB). não roubaram, mas deixaram roubar.. Geraldo Cabeça de Pitu (PT), roubou e deixou roubar. Estes fatos os desabonam e os submetem à condição de "fadados ao fracasso" numa disputa eleitoral. Augusto Castro (PSDB), tem anunciado que seus esforços serão para voltar a se eleger deputado estadual em 2022. Outros nomes são cogitados para a candidaturas majoritários e entre eles se destacam, Erick Ettinger, Professor Max, Ronaldo Abude, Som, Sandra Neilma, Júnior Brandão, Charliane Souza, Roberto José e  Irland Correia. Mas não há entre os nomes expostos, nenhum mais favorito que o pedetista Mangabeira. Seu desempenho eleitoral como mais votado nas eleições para deputado federal em Itabuna e sua recente demissão da prefeitura, "por estar atendendo pacientes demais", o ajudaram ase manter na maioria da aceitação popular. Sua flexibilização de diálogo, tem atraído apoios importantes como a já anunciada adesão do tucano Augusto Castro. E suas constantes ações de oposição ao prefeito Fernando Gomes (Cuma), são ingredientes que estão apimentando a gula dos itabunenses, de não permanecerem "comendo o pão que o diabo amassou", numa cidade que já foi a terceira da Bahia e hoje amarga a sofrida sétima posição. Se Cuma, Geraldo, Vane e Azevedo, são como o "cão chupando manga", talvez Mangabeira seja o sabor de uma nova e doce esperança de recuperação do tempo perdido. 

A COBIÇA DE CUMA PARA VENDER A EMASA

A venda da Emasa resultará em mais vacas no pasto de Cuma
Este será o ano em que o prefeito Fernando Gomes (Cuma), usará todos os seus esforços, cooptação da imprensa pelega e subserviência da maioria dos vereadores de Itabuna, para privatizar a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). E não vai faltar quem queira comprá-la. A Odebrecht é a mais cotada. Os chineses também são alvo das ofertas do prefeito. E para tanto, Cuma tem mantido contatos com a Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, com objetivo de contratar a fundação para elaboração de um parecer técnico sobre a privatização e custos da empresa. Cuma já sabe, que para o plano de saneamento há necessidade de investimento total de R$ 778 milhões de reais para o período de 20 anos em Itabuna. Vale lembrar que o saneamento básico da cidade não chega a 15%. E com a maioria dos membros da Câmara Municipal sob seu comando, a venda da Emasa já é considerada como favas contadas. E não falta quem acredite que mais fazendas e vacas, desaguarão nas contas privadas do alcaide! 

25 de dezembro de 2018

ROUBO NA SAÚDE DE ITABUNA DEIXA A CIDADE MAIS DOENTE

Itabuna no caos e Cuma cantando: "Tô nem aí"!
Não é segredo para ninguém a situação deprimente a que está submetida a saúde pública em Itabuna. E como se não bastasse as negligências, inércia e incompetência de gestão, os criminosos também contribuem para agravar o já deficiente setor. É que bandidos invadiram a unidade de básica de saúde Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia e furtaram tudo o que encontraram em suas prateleiras. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os marginais quebraram os cadeados dos portões de acesso à farmácia da unidade e levaram mais de R$ 15 mil em medicamentos que seriam distribuídos gratuitamente para a população. Há suspeita de que o arrombamento tenha ocorrido no final de semana, mas só foi descoberto ontem, segunda-feira (24), quando funcionários chegaram à unidade de saúde. Um boletim foi registrado na Delegacia de Furtos e Roubos de Itabuna, mas ninguém foi preso até o momento. Para quem necessitar de atendimento no Posto de Saúde do bairro Califórnia, a possibilidade de não encontrar médicos, acaba de agravar-se com a certeza de que não encontrará medicamentos!

PASTOR DA IURD SÓ SERÁ REELEITO SE TIVER APOIO DE FRANCISCO

Os votos dos devotos que são "de ir mais cedo", terão que ser
somados aos influenciados pelo Papa para reeleger o Pastor!
É do conhecimento dos itabunenses, que o vereador, Pastor Francisco (PRB), só se elegeu e se reelegeu, porque contou com apoio e votos dos devotos do "bispo" Edir Macedo. Suas vitórias sempre estiveram atreladas ao medo do satanás, que possuem os membros da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurb). E os pastores que são "de ir mais cedo" à prática de militância eleitoral, recorrem ao esbravejamento rigoroso de persuasão, sob ameaça de que queimará no quinto dos infernos, quem não apoiar e votar nos candidatos da Iurd. E assim se elege e reelege qualquer um que seja beneficiado por esta estratégia diabólica, recorrente do uso do santo nome de Deus, para obtenção de resultados indignos, pelegos e questionáveis. Todavia, há um adágio que sentencia esta blasfema: "O mal por si só se destrói" e um outro atribuído a Abraham Lincoln, mas sem autoria confirmada, que ressalta: "Pode-se enganar a todos por algum tempo;... pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo". Este fato retrata o fato de que os membros da Iurd, não mais "entrarão na Arca de Noé", da salvação do mandato do inexpressivo, fictício e inoperante vereador, Pastor Francisco. E para evitar o naufrágio de sua reeleição em 2020, o dito cujo terá que contar com mais votos e apoios que aqueles resultantes dos incautos da ignorância e subserviência neo-pentecostal. Ele para se reeleger terá que também contar com o apoio ostensivo de um seu xará: Francisco. Somente com apoio de Francisco, o Pastor Francisco viabilizará mais quatro anos, de suas mamadas nas tetas da Câmara. E não será apoio de qualquer Francisco. Para ele obter votos para ser reeleito em 2020, terá que contar com o apoio do Francisco, líder supremo do Vaticano e da Igreja Católica Apostólica Romana, o Papa Francisco!

NUNCA HÁ VERBA SUFICIENTE PARA A SAÚDE

Tem verbas na Saúde, que só chega depois da exoneração do secretário!
Na teoria, o SUS – criado quando a Constituição de 1988 reconheceu a saúde como direito de todos e dever do Estado – é considerado por especialistas como dos mais modernos e inclusivos sistemas de saúde do mundo, mas na prática pacientes sofrem com longas esperas e estrutura precária. O fato é que o SUS em si não é um problema, ao contrário, é uma grande solução que o Brasil arrumou. Existe uma discussão se o problema é falta de dinheiro ou problemas de gerenciamento, mas na verdade são as duas coisas. Só pra se ter uma noção dessa situação, em apenas um ano e meio o governo do prefeito Fernando Gomes (Cuma), já estava com seu quinto secretário de saúde. A municipalização da saúde faz que com cidades pequenas não consigam atender corretamente os cidadão, que ficam presos num emaranhado de serviços sem coordenação. Se tivéssemos que escolher uma medida mais urgente para melhorar a saúde pública, acredito que seria melhorar o gerenciamento e a coordenação do sistema. Mas apesar das deficiências ainda sérias, alguns índices mostram avanços importantes na saúde pública brasileira desde que o SUS foi instituído. O exemplo deste fato é a redução da mortalidade infantil que caiu de 50,2 por mil nascidos em 1990 para 19,7 por mil agora. A taxa de expectativa de vida ao nascer também só vem melhorando. Hoje já está em 77 anos. É brasileiro o melhor sistema mundial de tratamento e prevenção de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais. Enquanto o setor público investe em saúde 3,4% do PIB, os gastos privados – principalmente com planos de saúde – chegam a 4,5% do PIB. São 170 milhões de pessoas, que dependem do Estado, sendo tratadas com menos recursos do que aquele pelos outros 50 milhões. No Brasil 40% do gasto em saúde é do setor publico e 60% é privado enquanto em outros países de sistema universal, como o Reino Unido, o gasto publico passa dos 80% do total. O Estado também acaba gastando dinheiro com pacientes que têm planos de saúde privados, mas dependem do SUS para procedimentos não cobertos pelos planos. E são justamente os tratamentos mais complexos e caros, como os transplantes.

24 de dezembro de 2018

PAPAI NOEL NÃO DEVE SER MAIOR QUE CRISTO

Papai Noel mora na Lapônia. JESUS, mora em todos os lugares
Papai Noel vem somente uma vez por ano. JESUS está sempre 
Jesus Cristo é o Deus que decidiu se tornar um ser humano para garantir aos seres humanos que o segredo da felicidade é ser solidário com os outros, romper com o egoísmo, ter coração de pobre. Papai Noel é mito pagão do velhinho gordo, que uma vez no ano distribui coisinhas às crianças e coisas caras aos adultos egocêntricos. E todo ano vem a disputa de quem é que manda mais na vida do povo, se Jesus de Nazaré ou Papai Noel do consumo. E a cada ano cresce mais a concorrência. Aí, entra o deus pagão do mercado e utiliza o mito do Papai Noel para induzir muitas pessoas a gastarem dinheiro que sobra e o que falta para o essencial da vida. E toca a propaganda comercial. As notícias não faltam sobre mais venda de mercadorias, o comércio cria expectativa de mais lucro. Famílias sem consciência crítica imitam o natal europeu, comprando bacalhau em vez de pirarucu, trocando passas e comidas frias, em vez da manga e da laranja; deixam de lado a castanha do Pará para comer castanhas importadas; armam árvores de natal com neve de algodão para imitar a neve lá da Europa e assim, o tupiniquim macaqueia o natal dos países gelados. Dessa forma, o Jesus Cristo é suplantado pelo velhinho borrachão que imita a vovozinha, por trás de quem está o lobo mal do consumismo capitalista. E lá se vai a humanidade submissa esfarelando o décimo terceiro salário, quem ganha, outros se atolam em dívidas nas compras a prestação. A festa cristã se torna uma festa pagã. O Cristo, Deus foi feito homem, é transformado em deus Baco e deus glutão. Aí chega a noite de natal, os cristãos vão à igreja e cheios de piedade, cantam o noite feliz e contemplam o presépio, com o menino na manjedoura. Pronto é natal numa mistura de gingle bells com noite feliz. Quem ganhou o melhor presente, Jesus ou o Papai Noel?  Ou melhor,  quem vence a cada ano, o Deus feito homem ou o Deus mercado?

VOTOS DE FELIZ NATAL DE AUGUSTO CASTRO

Augusto Castro deseja que a alegria do Natal
permaneça em sua vida para sempre!
Amigos próximos e distantes, sintam-se abraçados e abençoados nessa data tão mágica! Nesses momentos, sempre lembro das épocas boas que vivemos ao longo desse ano e agradeço por ter amigos e amigas tão especiais. Desejo que não falte alegria, paz e muita saúde nesta época tão mágica e cheia de cores, luzes e amores. Vocês são seres humanos maravilhosos e merecem um Natal deslumbrante. O meu pedido especial para o próximo ano que se inicia é que a energia e as boas vibrações encham os nossos corações com o amor do Natal, e permaneçam sempre em nossas vidas. Afinal, o Natal é quando a gente quiser. Espero que o Natal de vocês seja cheio de luz, alegria e encanto! Que a ceia esteja deliciosa, que os abraços sejam amorosos e que a mágica natalina esteja presente! Feliz Natal!

RONALDÃO DESEJA-LHE FELIZ NATAL

Ronaldão deseja que seus bons momentos sejam eternos. Feliz Natal!

Esta é a época mais mágica do ano. As ruas vestem-se de luz, as casas de paz e harmonia, e os corações de generosidade. O meu transborda de alegria, não só porque é Natal. Mas porque tenho os melhores amigos do mundo. A todos vocês eu quero desejar o melhor dos melhores. Que todos os seus desejos se tornem realidade e a felicidade reine nas suas vidas. 

AETU DESEJA FELIZ NATAL PARA OS ITABUNENSES

A AETU deseja que os sinos toquem e anunciem para
o seu Natal, dias de paz, prosperidade e felicidade.
Muitas vezes nos esquecemos do real significado do Natal, o nascimento de Jesus! Que o espírito natalino traga, de uma vez por todas, a fé inabalável daqueles que vivem em Cristo! O Natal é  nascimento de Cristo. Só a palavra Natal já enche os nossos corações de alegria e paz. Não importa se estamos cansados, se esquecemos do presente de alguém ou se alguém próximo não poderá passar esse dia com nós... Quando a noite do Natal chega, sentimos uma felicidade imensa como se voltássemos a ser crianças, o mesmo amor e carinho que envolve nosso coração e nossa casa. O ano novo, o nascimento de uma nova esperança. Que o seu final de ano venha recheado de carinho e gratidão. Feliz Natal!

VOTOS DE FELIZ NATAL DA AGÊNCIA RCM DE PROPAGANDA

Para a RCM, celebrar o Natal é crer na força do
amor, é isto que transforma o homem e o mundo.
Natal é tempo de agradecer! E estamos aqui para agradecer por toda a sua confiança e companheirismo no ano de 2018. Em 2019 esperamos estar juntinhos novamente… Esta é a época em que todo mundo volta a ser pequeno, sonhador, e não se sabe quem é criança e quem é adulto. As brincadeiras, a demonstração de amor sincera e a vontade de estar junto de quem se gosta são sinais de que a magia e o espírito do Natal estão vivos dentro de nós, e continuarão até o fim das nossas vidas, se permitirmos. Neste Natal, os votos da nossa marca é que você e toda a sua família vivam momentos incríveis e deliciosos! É sempre um prazer ter você por perto. Feliz Natal a todos. Que a luz em seus corações nunca se apague!

XAVIER NÃO SE SUBMETERÁ À CONDIÇÃO DE LACAIO DE CUMA

Ricardo não deverá ser "mula" de Cuma e dignificará a Câmara
Não cremos que o futuro presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Ricardo Xavier (PPS), se torne um clone do seu antecessor, Chico Reis (PSDB), no contexto da subserviência e obediência inconteste aos interesses e caprichos do prefeito Fernando Gomes (Cuma). O Poder Legislativo não pode permanecer sendo um apêndice do gabinete do alcaide. Um parlamentar líder, sabe que nenhum vereador depende de prefeito e se há subordinação nessa relação, é o prefeito a parte mais fraca. Portanto, deverá caber a Ricardo, impor a conduta e prerrogativa do Poder Legislativo, em sua condição de apaziguador, legislador e fiscalizador. É Ricardo quem terá a missão de fazer a Câmara não continuar um puxadinho da prefeitura. É ele quem pautará a imagem que a população terá dos seus representantes. Qualquer negligência neste propósito significará seu enlameamento biográfico e a história não o perdoará. Tudo dependerá apenas de Ricardo se impor como líder entre os 21 vereadores, ainda que a maioria continue protagonizando a ópera-bufa de se submeter à condição de "cavalo de troia" de Cuma.  

23 de dezembro de 2018

NINHO GANHA TROFÉU DE EDIL MUDO DO ANO

Ninho caladinho sempre entra e sai da Câmara "de fininho"
Há na Câmara Municipal de Itabuna, a "bancada do silêncio", integrada por Pastor Francisco (PRB), Alex da Oficina (PTC), Ninho da Saúde (PR), Chicão (PTB), Robinho (PP) e Zico (PTC). E qualquer um deles poderia se destacar e ser classificado como "vereador mudo do ano". Eles são os parlamentares que quase nunca se pronunciam sobre assuntos que exigem opiniões e posicionamentos políticos. Deles, alguns são apelidados de "The Flash", por conta da rapidez com que entram e saem das sessões na Câmara. Outros são chamados de "virilhadores" por estarem sempre pendurados na virilha do prefeito e há quem se preste ao despautério de ser "variador" por tanto variar de votos, falas e posicionamentos. Mas o ano de 2019 ainda não chegou e os vereadores já estão em período de recesso (Férias) e não poderíamos deixar dezembro acabar, sem revelar quem é o vereador que menos falou em 2018. O ganhador do "Troféu Vereador Mudo do Ano", poderia ser o Pastor Francisco, Alex da Oficina, Chicão, Robinho, ou Zico. Mas Ninho da Saúde superou as expectivas, pois passou o tempo todo sem usar suas cordas vocais para falar, cantar, gargalhar, chorar, gritar, protestar e esbravejar contra as mazelas a que estão subetidas áreas importantes como Saúde, Segurança, Infra-Estrutura e Educação..., ou simplesmente "puxar o saco do alcaide! Portanto, o "Troféu Vereador Mudo do Ano", com justo e oportuno merecimento, é do "vereador" Ninho da Saúde!

198 CONGRESSISTAS SÃO ALVOS DE INVESTIGAÇÕES

O povo mandou para o Congresso, muita gente que não serve
para patavinas de útil para legislar, fiscalizar e trabalhar!!!

Um terço do novo Congresso Nacional - 160 deputados e 38 senadores -, é acusado de crimes como corrupção, lavagem, assédio sexual e estelionato ou é réu em ações por improbidade administrativa com dano ao erário ou enriquecimento ilícito. Ao todo, os parlamentares respondem a 540 acusações (379 contra deputados e 161 contra senadores), das quais 334 são por improbidade – 263 de deputados e 71 casos envolvendo senadores. Conforme levantamento feito pelo Estado envolve casos em andamento nos Tribunais de Justiça dos Estados, na Justiça Federal, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal. Entre os alvos estão nomes conhecidos como os atuais senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Aécio Neves (PSDB-MG). Presidente do PT, Gleisi é alvo na Lava Jato enquanto Aécio, ex-presidente do PSDB, é réu por corrupção na delação da J&F. Ambos conquistaram uma cadeira na Câmara. Além de tucanos e petistas, há ainda integrantes do PSL, o partido do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e de outras 21. Proporcionalmente, o MDB é quem tem mais parlamentares enredados com a Justiça. São 16 deputados e oito senadores ou 52% da bancada no Congresso ante 48% do PT.

22 de dezembro de 2018

FERNANDISTAS QUEREM AZEVEDO CANDIDATO DE CUMA

Cuma quer empurrar Azevedo para a sujeira do seu governo!
Embora o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), ainda esteja na metade do período do seu mandato, já é sabido que não há nenhuma possibilidade dele tentar ser reeleito em 2020 e por isso não haverá sua candidatura. Este fato decorre da vertiginosa rejeição a que ele está submetido, com um governo desgastado e sem recursos para gastar com sua recuperação. Não há nenhum setor bem avaliado em sua gestão. Não existe dinheiro nem para pagar em dia os próprios servidores e fornecedores da prefeitura. Itabuna vive momentos de aflições em decorrência da violência, desemprego e sucateamento da estrutura de saúde, educação, infra-estrutura e assistência social. Para agravar esta situação, as perspectivas não são favoráveis. Mas o que não falta é quem está no governo, sem querer deixá-lo. Por isso essa gente começa a propagar os burburinhos, devaneios e projeções sobre alternativas, que possam mantê-los "mamando nas tetas do poder"! Neste contexto, já se cogitou Sandra Neilma e "Som" como prefeituráveis do prefeito. Não emplacaram. Mas, atualmente, o nome que surge como "salvador dos cargos desse turma", é do ex-prefeito Capitão Azevedo! É aí onde a porca "torce o rabo" e a "jiripoca pia", porque Azevedo sabe que qualquer candidato apoiado por Cuma, deverá carregar consigo o conteúdo de latrina que é um governo corrupto, nepotista, elitista e desnorteado!

"APÓSTOLO VENDE CHAVE UNGIDA POR 300 REAIS

O "apóstolo" te a chave que abre os bolsos dos tolos!
O auto-intitulado “apóstolo” Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, lançou mais uma campanha de arrecadação que está dando o que falar. Depois de vender canetas, meias, fronhas de travesseiro, martelos e até colheres de pedreiro ungidas, o líder religioso apelou agora para o novo ano que está chegando. Para entrar em 2019 sendo “abençoado por Deus”, o fiel deve desembolsar R$: 300,00, adquirindo uma chave simbólica azul. De início, Valdemiro Santiago disse que colocaria 50 mil unidades à venda, mas minutos depois resolveu aumentar para 100 mil, o que pode gerar um acúmulo de R$ 30 milhões de reais, caso todas sejam vendidas. O objetivo da campanha, segundo o líder religioso, é para pagar o 13º salário dos funcionários da igreja, além de quitar débitos com emissoras de televisão onde a Mundial mantem programas no ar: “Serão 100 mil pessoas, não 50 mil. É, Deus me tocou no coração e já disse, já confirmou que tem cem mil pessoas que vão participar. Ele é quem escolhe”, disse Valdemiro Santiago. Vale lembrar que essa é uma “oferta” extra, já que os fieis da Igreja Mundial são incentivados a pagar um carnê de mensalidades, no valor de R$ 70 reais, que se destinam a pagar os programas de TV. Essas campanhas, muito presentes nas igrejas neo-pentecostais, geram polêmicas por serem equiparadas às indulgências cobradas pela Igreja Católica na idade média, quando as pessoas pagavam para tirar algum familiar do purgatório e fazê-lo comprar um lugar no céu. Surgiu nessa época, inclusive, a famosa frase: “Quando a moeda no cofre cai, uma alma no céu entra”. Não há base na Bíblia Sagrada para afirmar que as bênçãos financeiras são proporcionais aos valores “ofertados” pelos fieis aos religiosos. Mas muitos acabam vendendo o que tem para contribuir com projetos que prometem empregos novos, prosperidade financeira, libertação de hábitos etc.

BISPO MACEDO COMPRA APARTAMENTO DE $9,6 MILHÕES NOS EUA

O "bispo" "É de ir mais cedo" ao pote e enriquece com sarcasmo
O líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono de vários veículos de comunicação no Brasil, Edir Macedo, comprou uma das unidades do condomínio de alto luxo Porsche Design Tower, em Sunny Isles, perto de Miami, informou o site The Real Deal, especializado em notícias imobiliárias. O bispo  Macedo, como é conhecido, pagou $9,65 milhões pelo apartamento 4005 da torre de 57 andares, planejada para ficar pronta em 2018. O incorporador do empreendimento, Dezer Development, informou ao TRD que 126 das 132 unidades do prédio já estão vendidas, num total de $760 milhões. Os vizinhos do bispo incluem o bilionário russo Igor Yakovlev, que pagou $8,7 milhões pelo apartamento 5101. Yakovlev é dono da rede de lojas de móveis Eldorado, na Rússia. A atração principal do empreendimento é o elevador Dezervator, que conduz o carro dos moradores até os apartamentos. Os planos para a área à beira-mar incluem piscinas nas sacadas e simuladores de corridas e campos de golfe. Em setembro, um condomínio vizinho entrou como uma ação contra o empreendimento alegando que as fundações do prédio da Porsche estavam causando rachaduras no vizinho, disse a reportagem da TRD.

O CIRCO EM CHAMA NO QUINTO ESPETÁCULO

Há palhaço que pouco se importa com o circo em chamas!
Esta estória aconteceu anos atrás, numa cidade aqui dos arredores. O circo já estava armado e pronto para o quinto espetáculo, quando começou a pegar fogo. O dono, apavorado e sem outros recursos contra incêndio, correu para pedir ajuda para apagar o incêndio.  Ele era um palhaço, já conhecido pelos habitantes e subiu num banco do jardim esbravejando:  - Gente, o circo está pegando fogo. Vamos ajudar a apagar o incêndio. Mas todos levavam a trágica notícia na brincadeira. Antes, riam e aplaudiam esse novo truque de levar gente para o circo. O palhaço chorava e suplicava, num grande desespero: — A coisa é séria. Toda a cidade está correndo perigo. Vamos depressa! - Quanto mais ele implorava, mais o público morria de rir. O fogo alastrou-se pelos campos e atingiu a cidade. Quando constataram que desta vez o palhaço falou sério, já era tarde. O quinto espetáculo entristeceu a cidade.

21 de dezembro de 2018

INFELIZMENTE, NÃO DEU PARA ENFORCAR ESTE ANO

Este é um ano que nunca deveria ter existido para muita gente!
Os dicionários explicam que “dias enforcados” é uma metáfora, que se refere ao dia, entre fim de semana e feriado, ou entre dois feriados, em que se deixa de comparecer à escola ou ao trabalho. Trata-se, portanto, de um dia útil em que, por autorização oficial ou decisão pessoal, se torna fictício. Entre o ano passado e o ano que virá, muita gente gostaria de ter “enforcado” 2018. Este deve ser o sentimento de mais de cento e trinta mães, que perderam filhos assassinados em Itabuna. Este ano está sendo sofrido para milhares de itabunenses, que não conseguiram consultas e exames médicos e cujos filhos estão perdidos no uso das drogas e por envolvimento no mundo do crime; que tiveram seus veículos e motocicletas furtadas e que estão desesperados e desesperançosos de pagarem suas dívidas; que perderam seus empregos; que tiveram este ano, como o pior em suas vidas. Inúmeros itabunenses se envergonharam de terem suas ruas esburacadas e mal iluminadas, com consequência de desvalorização imobiliária; se amedrontam diante de falta de policiamento na cidade; com postos e viaturas policiais em declínio de quantidade; com servidores públicos submetidos à humilhação de 3 meses de atrasos salariais; que terão o ano letivo com encerramento no ano que vem; que não tiveram ações públicas de artes, cultura e desportos; que tiveram prejuízos com os fechamentos do Restaurante Popular do Bairro de Fátima e de programas sociais importantes como o “Ei Mamãe” e de Combate ao Crack. Enfim, esse ano de 2018, foi dramático para a normalidade e qualidade de vida do povo de Itabuna.

SÓ UM EXAME DE INSANIDADE MENTAL EXPLICARÁ VANE COMO PREFEITURÁVEL

Vane está cego para o fato de uma sua candidatura a prefeito,
em 2020, terá equivalência de uma tremenda cachorrada!
O ex-prefeito Claudevane Leite (PRB), está sendo propagado como candidato a prefeito de Itabuna, para as próximas eleições municipais de 2020. Vane do Renascer, como é popularmente conhecido, protagonizou uma gestão medíocre, corrupta e muito prejudicial a Itabuna. Seu governo transcorreu com a dicotomia de comando conflitante entre evangélicos e comunistas. E tão desbaratado e destrambelhado, quanto improdutivo e tão perdido como um cão que cai do caminhão no transcurso da mudança. Estes fatos o fizeram desistir de se candidatar a reeleição e Davidson Magalhães (PCdoB), foi seu prefeiturável com resultado de menor votação entre todos, que foram candidatos situacionistas na história política dos 108 anos de Itabuna. Caso ele mesmo confirme a pretensão de tentar voltar a ser prefeito, somente restará para seus parentes, ou amigos daqueles cuja fidelidade seja canina, a alternativa de o enclausurar numa clínica de internação compulsória, onde ele poderá se submeter a um rigoroso tratamento psicológico, neurológico, psicossomático e psiquiátrico. Isso tudo, porque apenas um comportamento de loucura completa, explicaria tamanho despautério. Só em sonhar em voltar a ser prefeito de Itabuna, já torna Vane do Renascer, como um sujeito tão inconsequente, insolente, inconveniente e desvairado, quanto desconsiderado e tratado como "piada de mal gosto"!

OS ABUTRES TEMEM A FAXINA DE ORLANDO NA CEPLAC

Orlando deverá impor administração de eficiência na Ceplac,
exigindo resultados de metas para seus servidores ociosos!

Está próximo o dia do início da faxina que terá que acontecer na Ceplac. A limpeza deverá ser feita por Orlando Filho, que é o nome mais cotado para ser o próximo Diretor Geral do órgão federal, que é o mais impregnado por petistas parasitas no sul da Bahia. Orlando deverá impor regras rígidas de produtividade, para um bocado de barnabés espertalhões, dispensáveis e preguiçosos que mamam nas tetas da Ceplac e não dão um prego na estopa. Sua conduta não será de perseguição e sim de exigência de resultado e de responsabilidade, para servidores públicos habituados a ociosidade e inutilidade, num órgão importante para a pesquisa do cacau, extensão e diversificação da lavoura e o engrandecimento econômico da região cacaueira da Bahia. Com Orlando Filho no comando da Ceplac, a perspectiva é de fortalecimento da instituição, com consequência de prosperidade para a região sulbaiana.

TERÁ ÔNIBUS EXTRAS NESTE FIM DE SEMANA,PROMETE SESTTRAN

Itabuna contará com ônibus extras, segundo prefeitura
Itabuna contará, neste fim de semana, com um esquema especial no transporte público para garantir o deslocamento dos consumidores que deixaram para fazer as compras natalinas na última hora. De acordo com a  Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito  (Sesttran), serão disponibilizados ônibus extras para os bairros neste sábado (22) e no domingo (23). O veículos estarão circulando até por volta da meia noite. Já na segunda-feira (24), véspera do Natal, os usuários do transporte coletivo em Itabuna devem ficar atentos. Os veículos vão circular somente até as 21 horas. As empresas que operam o serviço no município do sul da Bahia contam com uma frota de cerca de 90 ônibus para atender às linhas das zonas urbana e rural.

20 de dezembro de 2018

NEILMA ÓTIMA DE PROPAGANDA ENGANOSA

A Neilma da Rádio e Tv, não é a mesma da inerte da SAS!
Quem assiste e ouve a secretária de Assistência Social da prefeitura de Itabuna, Sandra Neilma, sendo entrevistada na Tv Cabrália, ou Rádio Nacional, acaba tendo a impressão de que ela é tal qual a beatificada e santificada Madre Tereza de Calcutá! Suas respostas a perguntas previamente impostas, escondem as negligencias de gestão e o menosprezo da dita cuja, para o cumprimento dos seus deveres de cuidar melhor das pessoas carentes de Itabuna. Suas entrevistas não revelam as causas de programas como CAPs, Ei Mamãe, Restaurante Popular, creches e outros projetos e departamentos ligados a Secretaria de Assistência Social, estarem em estágio de estagnação, ou sob condições deploráveis de funcionamento. Sua permanência como titular da pasta se sustenta apenas no fato do esposo prefeito, Fernando Gomes (Cuma), querer mais dinheiro público em seus domínios domésticos e vínculos familiares. Neilma está ocupando um espaço público com salário de marani, porque o Ministério Público não tem sido tratado com dignidade pelo alcaide, que descumpre a determinação do Promotor Inocêncio Carvalho, que há tempos vem exigindo a exoneração de ocupantes de cargos comissionados na prefeitura de Itabuna, que são parentes de Cuma e de Neilma. Por desdenhar das leis e infringi-las e por pouco se importar com a opinião pública, Cuma segue mantendo Neilma numa pasta que não a cabe e tratando a Justiça como fictícia e antro de inúteis! 

O SEGREDO DO ENRIQUECIMENTO DE CUMA

A mágica de súbito enriquecimento Cuma não ensina pra ninguém!
A princípio é muito difícil acreditar, que algum vaqueiro de ganho salarial mínimo, possa se tornar um fazendeiro bilionário, num curto espaço de 40 anos. O agravante nesta crença, está no fato desse vaqueiro não possuir boa escolaridade; não ter herdado fortuna e não ter ganhado na Mega-Sena. A fortuna de Cuma é tão grande, que ele se vangloria de possuir uma fazenda que vale mais de um bilhão de reais e gostar de dizer que é um "gigolô de vacas"! Diante destes fatos, só nos resta a suspeita do seu enriquecimento ter acontecido em suas atividades de gestor público. Mas salários de prefeitos e deputados, não são suficientes para transformar um simples trabalhador rural, num dos homens mais ricos da Bahia. Então, como explicar tamanha prosperidade? Qual o segredo de Cuma, para ele estar sendo tão habilidoso em angariar suas milhares de cédulas de cem reais? Cuma não deve está fazendo a mágica de transformar pedras em moedas de ouro; ele não tem a galinha dos ovos de ouro; ele não é dono da fabrica da moeda e nem achou o pote de ouro debaixo do arco-íris! Então qual o segredo? O que fez Cuma se tornar num fazendeiro bilionário? Este segredo ele mantém sob sete chaves e não conta pra ninguém. Mas uma coisa é certa, não foi fazendo o que é certo que ele atingiu o apogeu e o glamour de transformar votos em barras de ouro! 

19 de dezembro de 2018

A BURRICE DO COMPADRIO DE RUI COM CUMA

Cuma e Rui se beneficiam da burrice de quem os apoiam
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (Cuma), sempre tratou o PT e os petistas, como vermes do germe do estrume do cavalo do bandido do colarinho branco. E vice-versa! Mas isso faz parte do passado e hoje Cuma e os petistas não brigam mais e estão levitando sob céu de brigadeiros"! Para Cuma os petistas não são mais ladrões e para os petistas, Cuma não é mais ladrão! São como camaleões. Mudam de posições em tudo o que gravita em torno dos seus interesses pessoais, políticos e eleitorais. São como víboras na espreita de darem o bote fatídico em suas próprias biografias. Para eles o passado não importa tanto quanto portas abertas para os beneficiar no presente e no futuro. Esta conduta é característica de quem é habilidoso na arte do cinismo, da enganação e do personalismo. Mas o compadrio entre o governador da Bahia e o prefeito de Itabuna, não resultou em dividendos eleitorais para o petista e nem benefícios de obras e verbas para a cidade. Cuma talvez tenha conseguido o salvo conduto da ingerência de Rui sobre a Justiça. Mas Rui fez o PT  de Itabuna perder o protagonismo do contraponto ao fernandismo. Hoje, Rui, Fernando, Geraldo, petismo e fernandismo num mesmo palanque, são como bananas pobres de uma mesma penca e farinha pobre de um mesmo saco!

NÃO DEVERÁ FICAR NINGUÉM DAS ATUAIS CHEFIAS, NO COMANDO DA CEPLAC

Nenhum dos atuais dirigentes da Ceplac deverá permanecer
com chefia no órgão, depois da posse de Jair Bolsonaro!
Dois nomes estão sendo cogitados e entre um dos quais, deverá surgir o próximo Diretor Geral da Ceplac: Orlando Filho e Guilherme Galvão. Orlando é favorito nessa perspectiva e esta hipótese se fundamenta em seu vasto conhecimento da questão funcional da Ceplac e estreito relacionamento com interlocutores que são ligados a futura ministra da agricultura, Tereza Cristina. Mas Galvão é quem mais tem simpatia dos políticos da Direita, pois é reconhecido como único que pode acabar com o controle que petistas, ainda exercem sobre a administração do órgão. Orlando não esconde já ter sido sondado para o cargo, mas ressalta que somente o aceitará com a garantia de que a Ceplac terá recursos para sua imediata revitalização. E para tanto, Orlando aponta que triplicar o atual orçamento de 12 para 36 milhões de reais, é uma das suas condicionantes para enfrentar o desafio. Já Galvão é de opinião, que está é uma meta primordial para quem se dispor a dirigir o órgão máximo da cacauicultura brasileira. E caso seja ele o próximo diretor, que esta meta poderá ser alcançada a curto prazo, em decorrência das suas boas e estreitas relações com o vice-presidente General Hamilton Mourão. Galvão chega a declarar, que sindicâncias ocorrerão e muitos petistas acabarão sendo demitidos por justa causa, por conta das mazelas que eles aprontaram e permanecem realizando, sobre o olhar condescendente dos atuais dirigentes ceplaqueanos. Orlando é mais moderado, mas não tão permissivo quanto tem sido o superintendente Carlos Alexandre e o Diretor Juvenal Maynart. Portanto, muita gente medíocre, parasita e inútil para a Ceplac, deve está vivendo longas noites de insônia, pois sabe que o dia do "acerto de contas" já está chegando.

18 de dezembro de 2018

CUMA E A SÍNDROME DE ESTOCOLMO

Ainda existem muitos brasileiros presos ao engodo que é o PT
O que tem ocorrido em Itabuna é muito estranho. A cidade se transformou num "picadeiro" anárquico. Uma sociedade regredindo constantemente e permanecendo adorando seus próprios verdugos,, num clima de degradação moral, reforçado pela prolongada alternância enre dois pústulas no poder. Geraldo Simões (Cabeça de Pitu) e Fernando Gomes (Cuma). Não se sabe quem é pior. Se um, ou o outro, ou se ambos se nivela abaixo do submundo das artimanhas medonhas da corrupção. É lamentável! Causa tristeza assistir uma parcela da sociedade bem educada social e intelectualmente aplaudir uma patifaria que descamba para toda espécie de imoralidade. Não custa relembrar algumas referências do histórico de Cuma e do Cabeça de Pitu: assassinatos, prevaricação, malversação, improbidade administrativa, Máfia do IPTU e Quadrilha das Mochilas. Sinceramente, não compreendo como alguém pode aplaudir tanta canalhice! Estaríamos, então, convivendo com a Síndrome de Estocolmo. O estado psicológico em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade para com o seu agressor. Pessoas que possam ter desenvolvido um caráter sádico ou masoquista, desenvolvido sentimentos de afeto e apego à dupla corrupta Geraldo/Fernando, uma simbiose vítima/agressor na tentativa de reduzir tensões sociais e se contrapor aos outros. A Síndrome de Estocolmo recebeu esse nome em referência a um famoso assalto em Estocolmo, em agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus raptores mesmo depois de dias de cárcere privado. Teria se abatido sobre a mente de alguns itabunenses a doença psicológica? Em caso positivo, precisam eles de tratamento. E urgente! 

O NOVATO QUE DÁ AULAS AOS MAIS VELHOS

"Guinho" se revela Edil que sabe fazer o "dever de casa"!

Embora seja o vereador mais novo de Itabuna e exercendo seu primeiro mandato, Ederson Guinho (PDT), tem se revelado um parlamentar ativo, altivo e prestativo, para interesses nobres da população itabunense. Este desempenho está muito acima do que há de resultado, de performance de colegas de Câmara, como Milton Gramacho, com 5 mandatos e que parece não possuir metade da experiência e consequência legislativa do pedetista. Suas intervenções de fiscalização, tem permitido desvendar mazelas mantidas até então, sob a proteção e omissão de vereadores cooptados, por quem detém as chaves dos portões fétidos dos porões governamentais. Suas participações em discussões e ações comunitárias, são constantes e importantes para os esclarecimentos e orientações, que contribuem, para o engrandecimento e aperfeiçoamento das instituições da sociedade itabunense. Jovem exemplar, com comportamento a que todos devem se espelhar, Ederson Guinho é como um peixe que nada em mar revolto e não se permite enlamear diante de ofertas que a cobiça atiça e empolga. Nada há que o desabone como parlamentar.  E como tal legisla, fiscaliza e se pronuncia em tudo o que o povo quer e necessita saber. Numa Itabuna com jovens que protagonizam notícias que nos envergonham e que tornam a maior cidade do sul da Bahia, numa deprimente referência nacional de violência, é muito bom que tenhamos mais exemplos dignos, éticos, honestos, sérios e responsáveis, como todos a que se submete Enderson Guinho.

17 de dezembro de 2018

A ESTUPIDEZ DE QUEM FAZ PAPEL DE BOBO NAS MÃOS DE ESPERTALHÕES

Cuma e Geraldo Cabeça de Pitu, sempre se beneficiaram
da impunidade e da inércia e cegueira da Justiça!
Causa furor cívico matéria na imprensa revelando esquemas de corrupção na administração pública, onde empresas de fachada fazem girar a roda da fortuna com preços superfaturados do Oiapoque ao Chuí. Hoje, ninguém lembra mais de episódios lastimáveis como os escândalos da Máfia do IPTU, Quadrilha das Mochilas, Sumiço do dinheiro das creches e crime da vassoura de bruxa. É o show da vida. São as mesmas pessoas que se escandalizam hipocritamente com os resultados de operações policiais que prendem corruptos e servem de globalização do noticiário policial, que nos submetem à constrangimentos. Se existem políticos bandidos, é porque não falta quem vota neles. Os sinais exteriores de enriquecimento súbito e ilícito de agentes públicos e de barnabés, ou seus pupilos, são mais abundantes que a horda de ex-aliados do deputado ficha suja Geraldo Simões. Basta seguir o mau cheiro das mazelas na sua vida pregressa e ficha suja. A conta – superfaturada, claro – somos nós, cordeiros hipócritas, que pagamos. O estranho é ninguém estranhar na militância do PT, que seus ideários foram todos jogados na sarjeta da corrupção. Alguém acredita mesmo que esses diligentes formares de opinião de faz-de-contas, agora “líderes partidários”, estejam preocupados com a lisura com dinheiro público? Há uma enorme ingenuidade e estupidez entre quase todos que defendem político com ficha suja, ou me iludo ao acreditar que eles não se merecem!

CUMA NÃO TEM QUE PROCURAR MUITO, PARA ACHAR OS ERROS DO SEU GOVERNO

Não há como Cuma não enxergar
a "agulha no palheiro sob seus pés"!

Não está sendo fácil encontrar explicações, para o fracasso que tem sido o governo do prefeito Fernando Gomes (Cuma). Para ter uma ideia, é como procurar uma agulha em um palheiro. Mas os problemas existem e somente Cuma não os enxerga. Talvez por sua índole truculenta e arrogante, ele não percebe o quanto tem sido inoportuno com servidores da prefeitura e com seguimentos importantes da sociedade, como camelôs, taxistas, professores, diabéticos, soropositivos e aliados, que ele humilha publicamente. Seu estilo egocêntrico e insolente o faz ser temido por subalternos e rejeitado por quem tem “amor próprio”. Cuma exerce seu quinto mandato como prefeito da maior cidade do sul da Bahia, sem o pulso e as facilidades que o beneficiaram  anteriormente. Antes não existia Lei de Responsabilidade Fiscal; limites mínimos para aplicação de recursos na Saúde e Educação; Lei contra nepotismo, prevaricação, malversação e formação de quadrilha. Hoje as redes sociais impõem regras mais rígidas de formação de opinião e conscientização popular. Os tempos hoje são outros e não há mais como não enxergar agulha em um palheiro. Todo mundo está de olhos esbugalhados em Cuma e nas agulhas, que ele tenta manter ocultas no palheiro!

16 de dezembro de 2018

PSICALISTA, EX-PETISTA DIZ QUE É HIPÓCRITA QUEM HOJE DEFENDE O PT

A hipocrisia é o erro de caráter de quem defende corruptos como Lula!
O psiquiatra e psicanalista José Nazar, de 73 anos, que ajudou a fundar o PT no Rio de Janeiro, diz que “o sonho do partido acabou”. Chamado de “vermelhinho do Leblon” na década de 1980 — não foi (e não é) o único –, o médico votou em Jair Bolsonaro — assim como fez no primeiro turno — porque “não quer mais o PT”. “Eu não quero mais o PT, ninguém mais quer o PT. Os brasileiros não votaram no Jair, votaram contra o PT. O Jair vai ter que dar as provas dele, vai fazer ou não seu próprio nome. O movimento anti-PT é a despeito do Jair, é para além do Jair. O certo é que, talvez sem saber, ele provocou uma rachadura na cristalização da velhaca política brasileira.” Nazar foi filado ao PT durante mais de um década, período em que contribuiu mensalmente com praticamente 10% do seu salário. Já apanhou mais de uma vez na rua defendendo as bandeiras do partido. “Não era por ideologia. Não existe essa história de ideologia no Brasil. Existe oportunismo. De minha parte, era um processo culposo, eu tinha era culpa. Lula foi fruto de uma elite culposa que o colocou no poder para poder sugar o país. Só fui entender isso depois.” Hoje, com as carteirinhas do partido queimadas, o psicanalista com escritórios na capital fluminense e em Vitória (ES) chama de “hipócritas” os petistas que atacam Bolsonaro. Nazar acrescenta que Lula, o presidiário, “se alimenta da posição de vítima”.

Publicidade: