Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

25 de agosto de 2013

CACAUICULTOR GANHA ANULAÇÃO DEFINITIVA DAS DÍVIDAS



Pela primeira vez, o Tribunal de Justiça da Bahia anulou em definitivo débitos de cacauicultores do sul da Bahia, contraído após a praga da vassoura de bruxa. José Augusto Novais e Silva e sua esposa Eloysa Cabral Novais obtiveram ganho de causa em decisão que não cabe mais recurso. De acordo com o advogado Rogério Brandão, que, juntamente com o advogado Márcio de Souza Magalhães defenderam a causa, este é um feito inédito: "O Tribunal de Justiça da Bahia já deu igual decisão em diversos processos movidos por cacauicultores contra o Banco do Brasil, sendo, no entanto, a primeira vez que a decisão será objeto de Execução contra o agora devedor Banco do Brasil, numa justa, necessária  e nunca tarde troca de posições, saindo os cacauicultores da condição de devedores para a de credores, colocando o Banco na condição de devedor, réu e executado", informou Brandão. Através de julgamento de Apelação, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia decidiu por dar razão aos cacauicultores tornando insubsistentes os contratos firmados para financiamento do Plano de Recuperação da Lavoura Cacaueira Bahiana - PRLCB, e inexistente a dívida oriunda dos respectivos negócios jurídicos, condenando, ainda, o Banco do Brasil ao pagamento de indenização por danos morais e por danos materiais, estes a serem apurados por arbitramento em processo de liquidação. Ainda, conforme Brandão, com a decisão judicial, o Banco do Brasil além de,  pagar indenização aos cacauicultores por danos morais e materiais, deverá restabelecer o crédito positivando os seus respectivos nomes junto aos órgãos credores, anular toda a dívida, liberar as propriedades, e indenizar financeiramente por toda produção que perderam, em decorrência da praga. "É sem dúvida uma vitória definitiva da cacauicultura baiana, e um alento e renovo aos que, ainda estão esperando por uma decisão judicial. Assim, acreditamos que este é mais um incentivo para a permanência da cultura no estado", concluiu Brandão. (Mercado do Cacau).

5 comentários:

  1. Medida justíssima... mesmo porque, boa parte dessas dívidas foi contraída por orientação de órgãos governamentais, para problemas que só se agravaram como resultado dos erros técnicos.
    Nivaldo Pereira de Freitas

    ResponderExcluir
  2. Desde o início do governo Dilma Roussef (Lula foi horrível), os cacauicltores foram abandonados à sorte.
    Veja o que aconteceu com a ajuda que prometeram dar para a lavoura do cacau. Parou completamente. Enquanto os africanos estão perdoados, nossos produtores rurais estão sendo condenados com o aval da DILMA.
    Povo do sul da Bahia, entenda... vamos deixar a Dilma se eleger com os votos dos africanos.
    Eu não voto nela.
    Valdez Marques da Silva

    ResponderExcluir
  3. Sérgio Bittencourt25 agosto, 2013

    Jamais reconheci essas dívidas como legitimas. A anulação foi apenas uma reparação. O cacauicultor não tem nada de agradecer isso. E todos nós pagando 40% de imposto sobre o nosso trabalho. Estes políticos estão muito caros, cada vez mais caros.

    ResponderExcluir
  4. Rita de Cássia Mendes de Araújo25 agosto, 2013

    Ela perdoou a divida de países administrados por governos mais corruptos de que o dela. Enquanto isso nós brasileiros seguimos ao som de “deixa a vida me levar”.

    ResponderExcluir
  5. Valdir Cordeiro de Souza25 agosto, 2013

    O Brasil Lula (pato rouco) e Dilmês e assim:
    -arrecada muito;
    -devolve pouco;
    -desvia o restante.
    A imprensa, assim como a oposição, pouco ou quase nada se
    manifesta.
    Vamos acordar grande imprensa!
    Vamos chacoalhar a sociedade brasileira.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: