Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

15 de fevereiro de 2024

NÃO É PROVÁVEL QUE PARTIDOS ELEJAM MAIS QUE DOIS VEREADORES EM ITABUNA EM 2024!

Algumas lideranças com perspectivas favoráveis de "pocarem urnas", estão à espreita de se filiarem em partidos com "escadas prontas", para fazê-los ter subidas maiores, melhores e mais fáceis!

15 partidos tiveram vereadores eleitos e reeleitos em Itabuna, nas eleições de 2020 e muito provavelmente, a maioria deles permanecerá com suas representações na Câmara Municipal. Apenas o PL elegeu três parlamentares: Ronaldão (1.175 votos), Sivaldo (1.389 votos) e Gilson da Oficina (1.157 votos), embora nenhum dos três continuará no partido do ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Dentre os partido que tiveram vitórias das suas chapas proporcionais, alguns terão dificuldades enormes para manterem-se com representação na próxima composição da Câmara. É improvável que PMN, Cidadania (atualmente federalizado com o PSDB), PP e DC não reelejam, ou elejamos vereadores em 2024.

PSL que só elegeu Danilo da Nova Itabuna (941 votos), hoje está fundido ao Democratas e transformado em União Brasil, cuja perspectiva é eleger dois vereadores com previsível reeleição de Danilo! Poderão eleger e, ou reeleger dois vereadores, alguns partidos que somente tiveram uma representação na Câmara, no resultado das eleições de 2020: Republicanos, PSB, PDT e Avante.

Deverá manter tamanho igual ao que conquistou em 2020 e assim estar na próxima composição da Câmara Municipal com somente um vereador, os partidos PT, PCdoB e PP. PTC (hoje, denominado Agir) deverá diminuir pela metade sua representação, pois seus atuais vereadores, Alex da Oficina (1.159 votos) e Israel Cardoso (1.052 votos) e não há sinais de reposições que recompensem essas perdas.

Podemos com Israel Cardoso candidato a reeleição, terá que contar com adesões de outros vereadores e lideranças ligadas ao Prefeito Augusto Castro (PSD), para viabilizar a conquista do coeciente mínimo para eleger e, ou reeleger vereadores. A federação PSDB com Cidadania, está na mesma situação do Podemos, com os vereadores Ricardo Xavier (1.290 votos) e Solon Pinheiro (1.076 votos), precisando do Prefeito Augusto, como "salvador da pátria!".

Dentre os candidatos "imbatíveis", que ainda não definiram onde vão estar filiados, existem quatro com condições favoráveis de serem superados em qualquer federação e partido que optarem e são eles: Tenente Zezinho, Coronel Serpa, Advogado Cosme Reis e Empresário Rafael Moreira.

É provável que essas nossas previsões não sejam confirmadas com os resultados extraídos das urnas eletrônicas eleitorais, no final da tarde do próximo dia 6 de outubro, mas talvez seja possível que estejamos certos em antecipar o que serão os números das próximas eleições. 

Possível é o que pode ocorrer ou ser feito. Provável, o que deve ocorrer ou ser feito: Sem ter mais de um mil e duzentos votos no PSD, PT, PCdoB, PV, PSDB, PODEMOS, Republicanos, PSB, PDT, UB e PP, é possível que alguém seja reeleito, ou eleito, mas não provável. É possível, mas não provável, que PMN, Rede Sustentabilidade, Cidadania e Solidariedade, reeleja, ou reeleja vereador. É possível, mas não provável, que partidos elejam e reelejam mais de dois vereadores em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: