Quando um prefeito se candidata à reeleição, enfrenta grandes dificuldades para justificar ações que não foram realizadas e promessas que acabaram não sendo cumpridas e essa é uma realidade generalizada. Mas muitos prefeitos vencem essas malquerenças com contrapontos, que atenuam as insatisfações e dimInuem a rejeição a que eles se submetem.
No caso específico do Prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a situação pode ser expressada através da metáfora de um dominador de feras, que não corre nenhum risco fora da jaula, onde ficam os expectadores, pois suas peocupações devem se restringir à vulnerabilidade de tudo o que tem que controlar em seu pequeno espaço de ações e decisões.
A comparação é com o que tem que dominar o Prefeito da porta pra dentro do seu gabinete, pois dela pra fora os problemas sempre existiram e existirão. Do lado externo, sempre as cidades possuem ruas esburacadas e mal iluminadas; postos de saúde sem médicos, medicamentos e equipamentos; escolas sucateadas e ônibus coletivos quebrados, demorados e caindo aos pedaços!
Essas demandas não chegam a significar grandes e intransponíveis obstáculos, pois aos poucos o goveno vai atendendo requerimentos e pedidos de providencias dos vereadores, da imprensa e da população descontente. O que creio ser maior complicador para a reeleição do Prefeito Augusto Castro, está da porta pra dentro do seu gabinete!
Internamente, Augusto deve dominar melhor seu gerenciamento de agenda; domesticar mais seus secretários, para que eles compreendam que não são eles que devem "está na vitrine dos méritos da gestão"; fomentar e promover melhor participação popular em suas decisões e ações e sobretudo, realizar uma reforma administrativa, pois será suicídio politico e eleitoral, manter parasitas e mequetrefes como Aldo Rebouças no comando da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).
Estes fatos revelam, que a maior fera que Augusto Castro deve dominar para ser reeleito, está em si mesmo; está dentro do seu gabinete (jaula) e teimar e ousar não compreender fazer o "dever de casa", é se expor demasiadamente em circunstâncias, cujos resultados não serão promissores para ele se tornar o primeiro Prefeito reeleito na história de Itabuna, que é a maior cidade administrada pelo PSD, que é o maior partido político na Bahia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.