Quando uma campanha eleitoral começa, os mais experientes consultores e colunistas políticos, ficam sem condições de anteciparem resultados e raríssimos ousam arriscar nomes, que serão vencedores no final das eleições. Errar em previsões é uma negligência desnecessária. Mas existem entre os prefeituráveis, aqueles que até neófitos podem prever resultados fadados ao fracasso!
Na história das eleições em Itabuna, sempre existiram prefeituráveis com condições competitivas e aqueles que começaram mal avaliados e acabaram surpreendo ao vencerem e os casos mais emblemáticos foram protagonizados por candidatos, que estiveram em terceira posição e acabaram sendo eleitos prefeitos: Geraldo Cabeça de Pitu, Capitão Azevedo e Vane!
Mas a história também mostra concorrentes majoritários sem a mínima possibilidade de obterem êxito. O maior vexame eleitoral, aconteceu nas eleições passadas, quando o candidato a prefeito do Partido Verde, Alfredo Melo, não conseguiu mais que 150 votos dos itabunenses. Para as eleições do próximo ano, projeta-se alguns nomes, que tentarão impedir que Augusto Castro, se torne o Prefeito pioneiro em reeleição, nos cem anos do Município.
Três prováveis prefeituráveis disputarão a "lanterninha" da eleição majoritária. O Professor José Roberto, é "figurinha carimbada" do PSTU; o Radialista Ciro Gomes tentará ser o "cabeça de chapa" da federação Psol-Rede e o destrambelhado Pedro Eliodoro, quererá ser o candidato majoritário do UP. Esse trio entrará na disputa como coadjuvante e nada poderá fazer para não ser quem só será visto pelo retrovisor dos demais prefeituráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.