As evidências são favoráveis a hipótese do ex-prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD), se tornar deputado estadual em função das próximas eleições municipais, com mandato, advindo das vagas a que submetem ele como suplente, ter vacância em decorrência de vitórias de deputados com mandatos, que passarão a ser prefeito(a).
Evidências e hipóteses não são fatos e obedecendo o adágio que diz: "mais vale um passarinho na mão, do que dois voando", é prudente que Marcone Amaral espere o resultado da possibilidade de assumir o mandato na Assembléia Legislativa, sob condição de prefeito eleito em Itajuípe. Assim, se nenhum titular de mandato no PSD, for eleito em 2024, ele garante entrar em 2025, com mandato eletivo.
O entrave para Marcone ser prefeiturável em 2024, está na legislação eleitoral que diz que o cargo de chefe do Poder Executivo não pode ser ocupado pela mesma pessoa por mais de dois mandatos consecutivos, o que não impede a candidatura ao mesmo cargo por outras vezes, desde que não seja para mandatos seguidos. A duvida está no fato de Marcone ter renunciado no segundo mandato em 2021, valer como interrupção no quesito terceira reeleição.
Na hipótese de Marcone poder ser candidato a prefeito no próximo ano, é evidente que sua vitória é farva contada, embora as perspectivas são confortáveis e promissoras para ele, pois nas eleições de 2024 ele ganha para prefeito, ou não perde para assumir uma vaga como deputado estadual.. ainda que Léo Si candidate!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.