Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

17 de novembro de 2023

ROBÉRIO OLIVEIRA E JUSTO VERÍSSIMO, MAIS SEMELHANÇA DO QUE A FICÇÃO PODERIA CRIAR

A frase que diz que "a vida, às vezes, imita a arte" encontra no ex-prefeito Robério Oliveira um personagem Justíssimo de bandido do colarinho branco!

Robério Oliveira - o  Fraterno  - é uma espécie de, digamos, personagem de si mesmo. Por profunda ignorância, extremo déficit cognitivo e mera psicopatia, o  líder da Quadrilha que roubou mais de 200 milhões de reais dos cofres públicos municipais, vive aprisionado em "verdades" e conceitos imutáveis.

No labirinto em que se meteu, o  devoto "De dois bilhões, um eu fico",  já não distingue realidade de fantasia, e como encontra apoio farto e aplauso fácil na bolha de semelhantes e serviçais que o têm como "salvador da pátria", segue na mais profunda voracidade pelo erário, que um governante já demonstrou em Eunápolis.

Talvez muitos não conheçam, ou não se lembrem, ou apenas ouviram falar de um dos maiores comediantes da TV brasileira de todos os tempos. Sim. Pode parecer mentira, mas houve uma época em que assistíamos televisão - em família, eu juro!! - e havia programas geniais de humor: Os Trapalhões, Viva o Gordo, Chico City…

A vida sem os smartphones e as redes sociais era culturalmente rica e farta. Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, Chico Anysio (1931-2012), é o comediante a quem me refiro no parágrafo anterior. Autor e intérprete de personagens históricas, como o deputado Justo Veríssimo, Chico penetrava fundo nas entranhas da sociedade . 

Justo Veríssimo - pesquisem os vídeos no Youtube - era simplesmente sensacional - como personagem, é claro. Representava fielmente os políticos à época (eu disse à época?), sobretudo os "coronéis" da política nordestina. E com uma sinceridade dilacerante, sempre dizia: "odeio os pobres; quero mais é que explodam!"

Décadas depois, Justos Veríssimos se espalharam pelo mundo político nacional mais rápido que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo. "Justos" como o ex-prefeito Robério, ocupou por dramáticos 16 anos, o posto chaves da mais alta esfera do Poder Municipal.

Não há a menor dúvida de que Robério e seus cúmplices da Quadrilha dos Fraternos, são fortemente traquinos e, por consequência, nocivo aos eunapolitanos menos favorecidos. Ora, a história está aí e não me deixa mentir. Muito menos as prisões de Robério e alguns dos seus principais comparsas.

Robério, Cláudia Oliveira e seus consociados, querem mais é que os pobres se explodam! E desafio que me provem o contrário. Que me mostrem um único indicador social que tenha melhorado em seus desgovernos em Eunápolis e Porto Seguro. Que me mostrem um mísero decreto, reforma estruturante ou mero ato administrativo que tenham favorecido os desempregados, enfermos e pobres eunapolitanos.

O fato é que o traquino e Fratreno Robério Oliveira, é o que mais se assemelha ao Justo Veríssimo na vida real!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: