Entre as muitas fábulas infantis que já li, há da corrida perdida por um Coelho para Tartaruga, pois a perdedora se achava superior e imbatível. Acabou "dormindo no ponto" e ao acordar viu que havia sido superada pela vagarosa e esclerosada Tartaruga, que acabara de se tornar campeã daquela inusitada disputa! O ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (PDT), infantilmente, encasquetou que com seu entartarugado partido, poderá no próximo ano, ser protagonista da estória da corrida vencida pelo "azarão"!
Ocorre que os tempos são outros; os "Coelhos" estão mais espertos, despertos e travessos; as regras são mais rígidas, transparentes e alertas; a "arena" é muito mais concorrida, barulhenta e resplandecente; a concorrência não é sonolenta e quem concorre com suas "tartarugas", apenas disputa a última colocação (lanterninha) com "lesmas", "preguiças" e caracóis!
O PDT é para o Capitão Azevedo, tal qual uma tartaruga que desafia o Coelho para uma corrida de velocidade! A possibilidade de Azevedo voltar a ser Prefeito de Itabuna, filiado a um partido nanico, inexpressivo e sem militância, é tão insignificante quanto inimaginável. PDT não é páreo para PSD, Republicanos, União Brasil, PL e PT, PCdoB e PV.
PDT não alavanca candidaturas majoritárias em Itabuna, nos tempos atuais. Não tem tempo de rádio e Tv e nem recursos de Fundo de Campanha, compatíveis com seus necessidades de custeios para as eleições de 2024. Azevedo é muito maior que o PDT. Mas estará sendo apequenado em sua perspectiva de vitória eleitoral, caso teime em permanecer filiado ao moribundo partido do felecido Leonel Brizola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.