Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de junho de 2023

FESTAS JUNINAS FAKE NEWS

É necessário que ficc certo o quanto tem sido errado, promover festas juninas com atrações carnavalescas, sertanejas, rock e de arrocha!

Você sabe o que significa a expressão fake news? Atualmente, nós ouvimos muito sobre ela em relação à política e à economia, por exemplo. Fake News é “notícia falsa”, mas há muito mais por trás dessa expressão. Isto é o que tem feito prefeitos, ao promoverem caríssimas festas juninas, com atrações musicais sem nenhuma conotação artística, com repertórios de festejos de São João.

As programações das festas juninas na maioria absoluta das cidades, nos causa  indignação contra o que alguns querem fazer às festas de São João. Dentre todas as atrações divulgadas vemos menos de 10 artistas (sendo generoso) realmente comprometidos com a cultura junina, com a maior festa popular do Brasil, que é o São João.

Vemos o mercantilismo que fala mais alto. Vemos a introdução de figuras que nada tem a ver, ou a dizer sobre nossas festas juninas, nordestinas. O São João não é mais aquela festa típica do forró, xaxado e baião, por um motivo singelo: não é São João, é um festival de música breganeja, axé e até rock e arrocha.

Falta forró nas festas de São João. Faltam políticas públicas de motivação para valorização e criação de novas bandas de forró. Faltam festivais de músicas caipiras, sanfoneiros, quadrilhas... falta "Pau de Cebo", "Quebra-Pote", Fogueiras, teatro Mambeme e bandeirolas decorandos as ruas.

Me recuso a participar d efestas de São João, cujas atrações sejam Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Léo Santana, Safadão, Maira e Maraisa, Dilsinho, Tiago Aquino, Daniel Vieira, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Carnargo e Luciano, Pablo Vittar, Léo Magalhães, César Menotti e Fabiano, Manoel Gomes e outras centenas de excepcionais cantores de shows em teatros e estádios de futebol, carnaval, micareta, festivais de música... mas TITICAS DE GALINHA para festas de São João e São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: