Vereadores são representantes legais de todos os seguimentos de uma sociedade, no âmbito do Poder Legislativo Municipal. E como tal, são passíveis de avaliações das mais variadas. Existem os bons que são considerados ruins e vice-versa. Mas, independentemente do conceito a que todos se submetem, alguns são como "camaleões", pois mudam de cor em conformidade as necessidades circunstanciais.
Outros são "variadores", porque variam de posições em decorrências de interesses, que nem sempre são lícitos, coerentes e confessáveis. Há também aqueles que podem ser chamados de "veraneadores", pois somem tanto de suas responsabilidades, que parecem aperecer apenas de verão em verão na Câmara. E poucos são piores que aqueles que são "virilhadores", porque andam tanto pendurados na virilha do prefeito; que pouco se importam com as mazelas dos seus senhores de senzalas.
Existem indivíduos que foram eleitos para serem vereadores, que mesmo sendo "variadores", "veraneadores" e "virilhadores", conseguem também manter um mínimo de hombridade, dignidade e altivez. E até chegam a se rebelarem contra à condição de lacaios, bonecos de ventríloquos e cupinchas de quem eles deveriam subjugar.
Mas os vereadores que exageram em suas subserviências caninas e "assumem os peidos do prefeito, dentro de elevador superlotado", são os mais serviçais e como tais, não passam de bananas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.