Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

29 de maio de 2023

MUITOS POLÍTICOS MUDAM DE OPINIÃO, COMO PROSTITUTAS TROCAM DE ROUPAS E COBRAM PARA SE DESPIR

A maioria dos políticos faz da política, antro de prostituição!

Morto há 44 anos, o cantor Raul Seixas de vez em quando tem sua obra indiretamente lembrada durante um discurso ou declaração de um político. Ter a habilidade de dizer "agora o oposto do que eu disse antes", como na letra de "Metamorfose Ambulante", é prática comum na política brasileira, tomada de camaleões que se adaptam a cada legenda que assume o poder de quatro em quatro anos.
Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mais direto e já disse em duas oportunidades que é uma metamorfose ambulante para justificar mudanças de posição, aqueles que o cercam são mais cautelosos e tentam sair pela tangente para evitar que a estrela se apague de um dia para o outro.
É o caso do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (MDB-Ba), que muda de posições políticas, eleitorais e ideológicas, como prostitutas trocam de roupas e o que diz numa eleição, é quase sempre o inverso do que dissera na eleição anterior. Afinal, não se cria no mundo político, quem tenha "aquela velha opinião formada sobre tudo".
O fato é que é natural que políticos mudem radicalmente de opinião porque o que os move são apenas seus interesses. Políticos como Geddel, podem até ter convicções, mas elas não se sobrepõem aos seus interesses. É o contrário. O interesse que se sobrepõe à convicção. Por isso, eles mudam com frequência completamente de opinião.
É claro que a capacidade de se metamorfosear não é exclusividade do Geddel e muitos outros políticos. Ela também existe nos partidos. Se os partidos brasileiros fossem ideológicos não haveria tantos partidos de esquerda, por exemplo. O comunismo é um só, mas o Brasil é o único que tem vários partidos comunistas.
Nosso sistema partidário, pelas próprias regras do jogo, apresenta desvios muito grandes. O sistema é muito fragmentado e é necessário fazer alianças muito amplas em termos ideológicos. Por isso, o MDB se alia tanto com PT, quanto com União Brasil, PSDB e PL, por exemplo, dando espaço para formulação de estratégias políticas setoriais e impondo essa inconsistência no nossos sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: