Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

25 de abril de 2023

A PRÉ-CANDIDATURA DE CHICO FRANÇA

Como prefeiturável bolsonarista e candidato pelo PL, Chico França passa a ser competitivo!

Politicamente falando, o diferente na sucessão de Itabuna, já em plena efervescência, principalmente nos bastidores, passa a ser o engenheiro Chico França. É "marinheiro de primeira viagem", como diz a sabedoria popular.

Chico, que é filiado ao União Brasil, partido sob a tutela municipal do vice-prefeito e prefeiturável Enderson Guinho, deve sair da legenda a qualquer momento. O PL, do médico oncologista Antônio Mangabeira, que tem o apoio total do comando estadual para conduzir o processo sucessório, é o destino mais provável de Chico França. O comandante-mor do PL na Boa Terra é João Roma, ex-candidato a governador no pleito de 2022.

Chico quer Mangabeira ao seu lado na sucessão de Augusto Castro (PSD). Tem a simpatia do movimento que se caracteriza, autointitula e atribui a si mesmo o rótulo de direita, o que leva a deduzir que seja também antipetista. 

O maior dilema de Chico deve ser o mesmo que todo postulante de primeira viagem tem : a família. Na maioria das vezes se posiciona contra ao chega pra lá na zona de conforto. O mundo da política é movediço, perverso e traiçoeiro. Percentualmente, para uma melhor compreensão do atento e caro leitor, diria que o placar é de 60% versus 40% a favor de que o engenheiro dispute a prefeitura.

Chico sabe das dificuldades que terá pela frente, dos inúmeros obstáculos no caminho da campanha, cada um mais complicado que o outro. Se não tiver consciência que vai precisar de muita força de vontade para rompê-los é melhor desistir.  

Como penetrar no eleitorado da periferia ? É um dos obstáculos. Tem bairro que aponta, segundo as pesquisas, que de 10 pessoas consultadas, 7 vão votar no deputado estadual Fabrício Pancadinha.

O que chama atenção na sucessão de Itabuna é que Geraldo Simões é o único pré-candidato que representa o campo ideológico de esquerda. Pancadinha (Solidariedade), capitão Azevedo (PDT) e Enderson Guinho (União Brasil) são ligados a ACM Neto. O médico Isaac Nery é do Republicanos, partido sob o controle do bispo-deputado federal Márcio Marinho. Mangabeira, que ainda está na dúvida se disputa ou não a eleição de 2024, é do PL, que tem como filiado mais ilustre o ex-presidente Bolsonaro. E, por último, Chico França já de malas prontas para o Partido Liberal. E o prefeito Augusto Castro (PSD) ? Está muito longe da esquerda, mas conta com o apoio do PCdoB e de parte do PT antigeraldista. 

Uma eventual candidatura de Chico França é bem-vinda. É mais uma opção para o eleitor. Que surjam outras. O Estado Democrático de Direito endossa e legitima todas elas. Por Marcos Wense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: