Não são pequenas as rejeições a que estão submetidos muitos governos municipais na região do extremo sulbaiano e este é um fato decorrente do imediatismo de uma população ansiosa por obras que só podem acontecer, depois de projetos elaborados e recursos assegurados; licitações, atmosferas, maquinários e recursos humanos qualificados e estes fatos, aliados ao legado de endividamento e sucateamento herdados de gestões anteriores, resultam em tempo tardio na concepção popular.
Para oxigenar a situação de aversão ao governo, a oposição calunia, difama e injuria, sem ser tratada com o rigor da lei e pior é quando quem comanda o governo, se recusa a abrir os cofres da Prefeitura, para cooptar adversários e comunicadores (Alguns prefeitos não pagam jabá para jornalistas, blogueiros e radialistas "virarem a casaca")!
Outra grande negligência política de alguns prefeitos, é ter uma gestão sem poder de comunicação; pior é quando seu setor de imprensa é coordenado por quem não tem qualificação técnica, para promover boa imagem do governo e que mal serve para ser off-boy da repartição. Comunicação oficial jamais funcionará bem sem sua institucionalização como Secretaria.
Governo nunca é eficiente, célere e bem avaliado, com centralização de poder sendo exercido por uma única pessoa e cujos secretários não possuam autonomia de gestão; nunca agrada quando não facilita o acesso de populares aos gabinetes oficiais e não é aceito quando os governantes não visitam com constâncias as comunidades da periferia, clubes de serviços, associações, igrejas, feiras livres e eventos populares.
Rejeição de governo tem agravamento e relação direta com transformação de aliados em adversários e sempre digo, que um aliado é muito mais prejudicial e devastador, que cinquenta inimigos ferrenhos, raivosos e tradicionais. Governantes tem dever de cumprir o que promete e saber que humanização no tratamento com servidores e o público em geral, tem a ver com cumprimento de horários (gera insatisfações e indignação, reuniões com atrasos constantes de 4 a 6 horas).
Enfim, qualquer semelhança com governante que você conheça, não terá sido mera coincidência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.