Há quase consenso nos círculos políticos de Itabuna, sobre o deputado estadual, Pancadinha (SD), ser o prefeiturável mais propenso a evitar que o atual Prefeito Augusto Castro (PSD) seja reeleito. Por enquanto, a eleição de 2024 parece está polarizada com disputa entre apenas dois candidatos.
Todavia a via nem sempre é de somente duas opções e aí é onde a jiripoca pia e a cobra fuma para Augusto e Pancadinha, pois outras alternativas estão em suas espreitas. O Capitão Azevedo (PDT), O vice-prefeito Enderson Guinho (UB) e o médico Isaac Nery (Republicanos), são prefeituráveis e não pretendem concorrer somente como coadjuvantes!
Particularmente, eu não apostaria em qualquer perspectiva de vitória para as candidaturas de Azevedo e Guinho. Vejo Pancadinha como nuvens que logo serão dissipadas, pelo fato do céu não ser de brigadeiro, para quem não conseguirá tapar buracos no paraqueda em seus voos livres!
O "Calo no pé" de Augusto Castro deverá ser Isaac Nery, caso ele consiga o controle do bolsonarista Partido Liberal (PL) , que o dará recursos e aparelhamento de campanha; bom tempo gratuito de rádio e televisão, militância ideológica e a provável presença em ato público, do próprio ex-presidente Bolsonaro.
Estas conquistas convergirão eleitores dos campos do centro-direita, direita e extremo-direita, que arrastarão consigo "carlistas", "brizolistas" e anti-petistas, que por sua vez, abandonarão Pancadinha, Azevedo e Guinho e condicionarão a polarização entre Augusto e Isaac.
Isaac no PL, com Bolsonaro em seu palanque, arrebatando eleitores de Pancadinha, Guinho e Azevedo (voto útil), poderá encomendar o paletó de prefeito e assim protelar o pioneirismo de reeleição em Itabuna!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.