Itabuna vive um momento que vislumbra a perspectiva de estar com dois fortes candidatos a prefeito, que estão com "a faca e o queijo na mão", para um dos dois ser bem sucedido na disputa que terá desfecho no próximo ano e que definirá quem estará comandando a Prefeitura depois de 2024.
De um lado há o médico Isaac Nery, que tem demonstrado possuir musculatura eleitoral para uma disputa promissora. A seu favor também há um partido (Republicanos) consolidado e com potencial de militância presencial, que suplanta todos os demais partidos juntos.
A seu desfavor está o fator "sem papas na língua", que pode dificultar articulações com Capitão Azevedo e Antonio Mangabeira (ambos PL), Pancadinha (SD) e Enderson Guinho (UB), que são prefeituráveis com votações alavancadoras de candidatura com real desenlace de êxito e que só precisa de um "empurrãozinho"!
Do outro lado está a candidatura a reeleição do Prefeito Augusto Castro (PSD), com apoio do PSB, PCdoB, PV e PMB, que tenta romper uma tradição centenária de Itabuna nunca ter tido um prefeito reeleito! A seu favor também há o apoio dos governantes estadual e federal, cujos recursos tem contribuído para captação de verbas, para a cidade ser transformada num "canteiro de obras"!
A desfavor de Augusto, está sua dificuldade de absorver aconselhamentos; ordenar seu gerenciamento de tempo e estar mais próximo do povo da periferia; que são fatores fáceis de serem percebidos e nós possíveis de serem desatados. Alguns secretários são dispensáveis e há ausência da marca "Augusto Castro" até em dividendos do seu próprio governo.
Portanto, Isaac e Augusto são os prováveis protagonistas de uma polarização política e eleitoral em 2024, com desfecho que será melhor aproveitado por quem menos falhar! Para tanto, Isaac tem que fechar a boca e Augusto por "cebo nas canelas"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.