Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

15 de janeiro de 2023

QUAIS VEREADORES DE EUNÁPOLIS PODERÃO SER REELEITOS EM 2024?

Uma das grandes dificuldades para reeleições de vereadores, é o estigma popular de que eles trabalham muito pouco e enriquecem muito!

A dificuldade de ser vitorioso numa eleição para vereador, é muito menor quando comparado ao que deve ser empreendido de forças, investimentos e esforços, para ser reeleito. O fato é que a reeleição de um vereador não é fácil e por não terem consciência disto, muitos param no primeiro mandato!

O eleitor de quem se elege, não é o mesmo de quem se reelege, embora se trate da mesma pessoa. Muda o eleitor e muda também o vereador. O eleitor votou para eleger o candidato, por devaneios, camaradagem, ideologia, partidarismo e amizade. Mas repetir o voto para reeleger requer mais cobranças e exigências.

O eleitor viu seu vizinho, correligionário, parente e, ou, aderente, ser vereador com condições de resolver algumas das suas demandas pessoais e neste contexto, estão contas de água e energia, parcelas atrasadas de financiamentos, compras de medicamentos e por aí vão incontáveis necessidades, que juntas a outras centenas de solicitações iguais de outros mais de cem eleitores, acabam sendo impossíveis de serem atendidas pelo vereador.

É aí quando a jiripoca pia e a camaradagem, ideologia, partidarismo e amizade se transformam em aversão, e o eleitor passa a ser opositor (como pode, um vereador que ganha salário de marajá, negar um remédio para quem o ajudou a ser eleito?). Assim as perdas de votos são crescentes entre aqueles que foram eleitores e este é um contigente que necessita ser substituído.

Estes fatos elevam o custo da campanha e criam uma horda de ex-aliados que viralizam nas redes sociais, seus ressentimentos e promovem campanha contra a reeleição. Por tudo isto, indentificar quais serão os reeleitos dos dezessete vereadores eunapolitanos, é uma tarefa árdua e uma missão impossível de 100% de acerto.

Serão reeleitos aqueles que menos perderam aliados; que mais atuaram em suas comunidades; que melhor tiveram desempenho parlamentar; que mais usaram a tribuna da Câmara e realizaram ações legislativas; que mais estiveram presentes em eventos públicos; que mais corresponderam às perspectivas dos eleitores que os elegeram; que mais tiveram visibilidade midiática e pública e por fim, quem mais tiver disposição de contratar lideranças e comprar votos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: