Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

6 de novembro de 2022

FPE, POR SI SÓ, JUSTIFICA A CRIAÇÃO DO ESTADO BAHIA DO SUL!

Todos os governos baianos, sempre trataram nossa região como o "patinho feio" do Estado!

O Estado do Acre possui apenas 22 municípios, com pouco mais de 910 mil habitantes e contou com três bilhões de reais em 2021, através do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Menor que o Acre, é o Estado do Amapá, que tem apenas 16 municípios, com pouco mais de 880 mil habitantes, mas teve no ano passado, iguais três bilhões do FPE.
Tanto o Acre, quanto o Amapá, também arrecadam mais recursos financeiros, através de impostos estaduais, que não teriam caso não tivessem sido emancipados politica e administrativamente. Ambos possuem territórios de tamanhos parecidos (Ac 152,5Km2 e Ap 142,8Km2).
Se apenas a Microrregião cacaueira também já fosse um Estado (Estado Bahia do Sul), teria população de 1.081.347 habitantes (IBGE/2007) e seria dividida em 41 municípios. Sua área total teria 21.308,944 km² (Mesmo tamanho de Sergipe: 21.910 km²).
Se as cidades de Itabuna e Ilhéus, fossem transformadas em uma só cidade/capital e se chamasse Santa Cruz, teria uma população maior que as capitais Macapá (AP), Rio Branco (AC), Vitória (ES), Boa Vista (RR) e Palmas (TO).
Com a criação do Estado Bahia do Sul, seus habitantes teriam melhoria de proporções extraordinárias na qualidade de vida, em decorrência de volumosos investimentos na região. E isto, por si só, justificam as regiões sul e extremo sul se tornarem Estado Bahia do Sul, com Itabuna e Ilhéus sendo sua capital Santa Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: