Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

17 de novembro de 2022

AS ARTES AMPARAM, MAS PRECISAM DE AJUDA

É habitual políticos usarem e abusarem das artes, para o desastre de gestões imprestáveis!

A Alemanha das atrocidades da Segunda Guerra mundial, é a mesma das eternas músicas de Mozart e Beethoven. E isto significa que as artes transcendem até feridas não cicatrizadas. A música clássica não pode contribuir para humanizar os nazistas, mas as composições de Bach e a Filarmônica de Berlim venceram os campos de concentração na Alemanha, pois vivem e sempre sobreviverão!

As artes possuem poderes indestrutíveis. Qualquer pessoa pode sentir as emoções provocadas pela música. Mas em gradações diferentes, como é a resposta individual a qualquer forma de manifestação artística.

Entre os benefícios que as artes nos proporcionam, elas promovem mais flexibilidade, possibilitam o acúmulo de conhecimentos e ampliam horizontes, porque elas não se prendem a uma série de regras e diretrizes. Elas sãos fluídas e estão em constante desenvolvimento.

Promovem inovações, renovações e ainda quebram barreiras consideradas inexpugnáveis. Os artistas tem a capacidade de promover visões críticas sobre qualquer tema e até de propor reflexões por meio de sua arte. Criam expectativas em nossas vidas, nos apresentam um mundo novo, cheio de descobertas e possiblidades para serem exploradas.

Com apenas um livro se viaja muito além da Via Láctea. O eunapolitano  maestro Antonio acredita, que as artes acionam um mecanismo preexistente que as pessoas carregam dentro de si, seja ele consciente ou inconsciente e abre portas, permite a injeção de significados em algo que não tem sentido para outras pessoas e é por isso que as pessoas percebem a arte de maneiras diferentes.

O setor artístico sofreu demais com a pandemia de Covid-19. Ele emprega muita gente e promove distribuição de renda. Precisa da mais apoio das autoridades públicas, inclusive porque é através da música, do cinema, da pintura e da literatura, que o Brasil é mais apreciado e respeitado no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: