Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

6 de setembro de 2022

A VITÓRIA DE SOANE GALVÃO SERVIRÁ PARA INSPIRAR OUTRAS MULHERES!

Soane Galvão é a mulher mais preparada e compromissada com o empoderamento feminino, para contribuir com o desenvolvimeno humano do povo sulbaiano

Igualdade, liberdade, sororidade e representatividade. Essas palavras definem o que é o empoderamento feminino e o que deve desejar alcançar as mulheres na sociedade através dele. Pensar no papel social da mulher no mundo de hoje é lembrar que mais que esposa, mãe e dona de casa, a mulher é um ser de destaque em todas as áreas onde se coloca. Elas são médicas, advogadas, juízas, desembargadoras, jornalistas, engenheiras, mestres de obra, motoristas de caminhão, secretárias do lar, etc... Elas estão onde querem porque, como se diz por aí, “lugar de mulher é onde ela quiser”.

Até na política elas estão presentes, seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos e ‘políticas’ eleitas. O problema é que, neste caso, a presença da mulher ainda é muito pequena. Embora elas sejam maioria na população brasileira 51,8%, contra 48,2% de homens, são a minoria nos Poderes Executivo e Legislativo.

Para se ter ideia, em toda a história da democracia brasileira apenas uma mulher chegou à presidência do país, em 2010; Dilma Rousseff. No Senado Federal, atualmente, existem apenas 13 senadoras num universo de 81 vagas. Na Câmara dos Deputados ocupam apenas 77 das 513 vagas existentes. Na Bahia, a Assembleia Legislativa tem apenas 10 deputadas estaduais e a bancada federal tem apenas três deputadas. Não há senadora baiana.

Vivemos numa sociedade construída sob a égide do machismo e do patriarcalismo, onde o homem sempre ocupou todos os espaços e as mulheres  ficaram relegadas às sobras, principalmente na política. Em outubro, as mulheres terão a chance de mudar toda esta história. A sociedade precisa de mais mulheres na política, por terem muito a acrescentar, colaborar e dizer; e precisam ser ouvidas se quiserem mais espaço, respeito e voz.

Soane Galvão é a mulher sulbaiana, que quer contribuir com esta mudança e está na chapa do PSB como candidata a deputada estadual. Mulher, mãe, esposa e gestora pública por formação, Soane Galvão se propõe a usar sua força de mulher e capacidade de compreender os problemas do povo, para os solucionar.

Prezando pela igualdade de direitos, de oportunidades e pelo respeito à família, Soane Galvão deverá se notabilizar na Assembleia Legislativa da Bahia, como a voz inteligente, perspicaz, sagaz, objetiva, prática, pragmática e atinada com a demandas do povo do interior baiano.

De mulher parlamentar com o elementar arrojo de expressar e fomentar o empoderamento feminino, é o que mais está necessitando homens e mulheres da Bahia de heroínas nacionais como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica, Amélia Rodrigues, Zélia Gattai, Mãe Menininha do Gantois e irmã Dulce!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: