Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de agosto de 2022

BAHIA LIDERA HOMICÍDIOS NO SEMESTRE

O Monitor da Violência mostra que a Bahia continua líder isolado em homicídios.

Apesar da propaganda enganosa do governo, de que a criminalidade está diminuindo, ela continua escandalosa na Bahia. Mais uma vez, é o estado com mais homicídios em todo o país. Só no primeiro semestre foram 2.630 mortes por homicídio, latrocínio e lesões corporais seguidas de morte.

O levantamento, feito pelo G1 todos os meses, foi divulgado nesta quinta e mostra a Bahia com 30% de homicídios a mais que o segundo colocado, Pernambuco, que registrou 1.854 casos. São Paulo, que tem o triplo da população baiana, é terceiro com 1.592, seguido do Rio de Janeiro com 1.515.

O mês mais violento de 2022 na Bahia foi março, com 498 homicídios, seguido de maio com 461. O estado governadro pelo PT há 16 anos vem conquistando a liderança em homicídios há mais de dez anos e em 2021 também foi campeão do primeiro semestre, de lavada, com goleada de 2.931 assassinatos.

O governador Rui Costa se escora na informação de que os homicídios diminuiram 10,2% em relação ao ano passado, mas esta redução é nacional, aconteceu em todos os estados, com índices melhores. A queda dos números não muda em nada o descontrole da segurança na Bahia, dominada pelo crime organizado.

Boa parte das mortes é atribuída ao tráfico, mas o atual secretário de Segurança da Bahia, Ricardo Mandarino, defende a liberação das drogas e alega que seus amigos fumam maconha regulermante. O problema é que a maconha dos amigos é fornecida pelos mesmos traficantes que mantém o número de homicídios nas alturas.

Já a Bahia continuou líder disparado em homicídios em 2021, com 6.734, quase o dobro do segundo, São Paulo, que registrou 3.666, apesar de ter uma população três vezes maior. Desde o início do levantamento, em 2011, a Bahia lidera em homicídios, sempre acima de 6 mil mortes por ano.

O estado, governado pelo PT desde 2007, no último levantamento, tinha quatro cidades entre as mais violentas do Brasil, com índice acima de 100 mortes por cada mil habitantes. Além disso, era o segundo com a maior taxa de homicídios, 44,9 e o que mais mata mulheres, com 431 assassinadas.

O sul da Bahia domina o ranking de cidades mais violentas, com Aurelino Leal marcando 144,2 e sendo a terceira com maior taxa de homicídios em todo o país. Jussari é a nôna, com 120,9. Itaju do Colônia vem no 18º lugar com 111. Wenceslau Guimarães está em 26ª com 103,3 e Santa Cruz Cabrália em 28º, com taxa de 102,6.

Além de ser recordista em homicídios, com mais de 6.600 no ano passado, quase o dobro do segundo estado mais violento, a Bahia não consegue solucionar quase nenhum deles. É o que mostra o levantamento do Instituto Sou da Paz, referente a 2019, quando só 24% tiveram o autor descoberto.

O estado está empatado em incompetência criminal, na terceira colocação, com Pará e Piauí. A trinca só fica abaixo do Rio de Janeiro e do Amapá. Em 2019, Rondônia foi o estado que mais esclareceu homicídios, com percentual de 90%, seguido pelo Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%. (A Região).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: