Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

20 de maio de 2022

UM BALDE DE ÁGUA PELA NATUREZA

Você já parou para refletir hoje sobre a importância da água e sobre o que você tem feito para economizá-la?

Há mais de 20 anos tenho me banhado com aproveitamento de água no banheiro. Sempre que ligo o chuveiro, tenho sob meus pés, um balde e as vezes uma bacia, para aproveitamento da água que me banha. E o reaproveitamento é superior a 80% da água que uso. E depois reutilizo essa mesma água, para dar descarga no vaso sanitário.

Neste procedimento, economizo em média, 6 litros de água diariamente, pois me habituei a me banhar apenas uma vez por dia e sempre antes de me deitar para dormir. Nesse ritmo, por semana reutilizo 42 litros de água e ao final de cada mês, o ganho de água, foi de 126 litros de água.

Por ano então, a economia foi 1.512 litros de água que deixaram de ir para a rede de esgoto, sem primeiro ser reutilizados na limpeza da latrina. Portanto, nesses meus 20 anos agindo assim, já economizei mais de 30 mil litros de água. Não entram nessa conta, meus milhares de banhos em rios, mares, cachoeiras, piscinas, chuvas e banheiras de hidromassagem.

Quanto mais houver gente tomando banho com essa minha estratégia de economia de água, muito menos água tratada será desperdiçada e muito menos dinheiro será gasto com a conta da empresa se saneamento básico. Portanto, falem o que falo e façam o que faço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: