Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

15 de maio de 2022

A MENTIRA NÃO AUMENTA O NARIZ, MAS DIMINUI A CONFIAÇA

"Radialista" e políticos que mentem, descaradamente, são facilmente desmascarados pelos fatos e perdem credibilidade!

Quero aproveitei esse domingo de céu nublado, em que me sinto desmotivado de ir a praia, ou me banhar no rio do peixe, para falar de um tema que me incomoda muito. E com certeza deve te incomodar também. A mentira! Acho uma das atitudes mais feias do ser humano. Na verdade ser mentiroso é tão feito quanto ser criminoso. Se bem que mentira também pode ser crime.

Sabe qual o maior mal do mentiroso? Ser tão convincente na mentira que até ele mesmo passa a acreditar. São tantas mentiras que no fim nem mesmo ele sabe o que é verdade. Há muitas pessoas que são tão hábeis nessa “arte” e que mantêm a todos enganados de uma maneira verdadeiramente assombrosa.

Na real, uma mentira vai puxando a outra. Começa com pequenas, mentindo locais, presença de pessoas, falsos bens, falsos amigos, empregos. Depois para manter essas pequenas mentiras, o mentiroso tem que orquestrar mentiras grandes. Para que as pequenas possa ter sustentabilidade. Para que ele consiga continuar mantendo o vínculo mentiroso.

Mas como todos sabem, a mentira tem data de vencimento, pois são necessárias muitas circunstâncias para continuarem se sustentando. Isso acaba se tornando uma espiral de enormes dimensões que o mentiroso não pode administrar. A mentira tem pernas curtas. Às vezes pode demorar a ser descoberta. Mas uma hora ela cai.

No fim isso vira doentio. A pessoa passa a viver de mentiras. Começa a contagiar a vida de outras pessoas com seu mau. Torna a vida dos outros uma mentira que ele próprio inventou. Pois trair as pessoas que gostam de você é um dos atos mais detestáveis que se pode fazer.

Mentira é uma traição. Uma ocultação dos fatos, da verdade. A pessoa dá a confiança ao mentiroso e ele a quebra com mentiras calculadas, articuladas e dolorosas. Depois de descoberta, é difícil quem consegue superar uma traição. Ela possui a capacidade de destruir por completo nosso mundo. Uma pessoa traída é uma pessoa machucada. É alguém que ficou sem norte, que perdeu a bússola.

E depois da descoberta? O alvo precisa se reanimar, mas não sabe como. Como ele vai confiar em alguém novamente? Como ele vai superar a vida que foi vivida em cima de mentiras articuladas? Superar isso leva um tempo. Um tempo árduo e demorado.

É preciso começar com o perdão e criar distância do que te fez mal. Com o passar do tempo, é muito provável que a angústia passe, que as feridas se curem e que a lealdade passa a ser valorizada. Se em algum momento fizeram mal a você, não se castigue pensando que todo mundo é igual. Fazer isso seria como acreditar que porque você ganhou na loteria um dia, vai ganhar toda vez que jogar.

No meu ponto de vista, um mentiroso, seja ele de momento ou especialista, não consegue agir com caráter. Na verdade, não tem caráter. Não tem futuro. Afinal, que futuro de mentira que ele quer desejar? Aproveito para lembrar que ela sempre vem à tona, em uma daquelas voltas que o mundo dá! E que sempre é tempo de falar a verdade, de dizer o que realmente se sente e se pensa, sem medo do que os outros vão achar.

À você mentiroso e à você prejudicado, reforço que uma hora isso acaba. Que o relógio vai passar e as consequências vão chegar. E desejo que tanto um, quanto o outro, estejam preparados para este momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: