Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

14 de fevereiro de 2022

SE A JUSTIÇA FOSSE CÉLERE E SÉRIA, ROBÉRIO E CLÁUDIA ESTARIAM PRESOS

A "indústria dos Habeas Corpus" assegura impunidade para quem rouba um bilhão dos cofres públicos!

Existem uma personificação da justiça através da Deusa Thêmis, oriunda da mitologia grega, com os olhos vendados, segurando numa mão uma balança e noutra uma espada. A Deusa deveria imprimir a pura imagem de que a justiça é direcionada a todos, sem distinção, baseada na imparcialidade, igualdade e na força pela luta do direito.

Quem dera se a simbologia fosse o combustível para a verdade dos fatos, para os justos julgamentos e para a concepção aceita de que a justiça é sagrada... Não é o que acontece por aí afora, quando vislumbro e me decepciono com infundadas decisões e posicionamentos.

Trago a cegueira da justiça fazendo menção as vendas nos olhos da Deusa, que deveriam ilustrar a imparcialidade, a capacidade de julgar sem olhar a quem, contudo, sabe qual o significado que essas vendas trazem na contemporaneidade?

Trazem o afastamento do tecnicismo e a aproximação da emoção, dos sentimentos tomados pela ambição, pela ganância e pela falta de pudor profissional que geram conclusões teratológicas. Os “olhos” da justiça fecharam-se ao respeito pelas normas, pela situação em abstrato e em concreto, de modo que passou a enxergar somente o que vem a ser conveniente aos responsáveis pelo funcionamento legal do processo.

É bonito de ver uma justiça sendo feita de fato e de direito, baseada nos ditames da conjuntura que regem a justiça, o direito, o processo e a vida daqueles que desse poder, de uma forma ou de outra, dependem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: