Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

4 de fevereiro de 2022

O LIXO E A NOSSA FALTA DE EDUCAÇÃO

"Infeliz daquele que pensa que limpa o jardim da sua casa jogando sujeira no jardim do vizinho"!

Se perguntarmos para as pessoas se elas são educadas, certamente, a resposta seria sim! Mas, inúmeras delas não adquiriram princípios básicos civilizados. Vinha, em um belo dia de sol, apreciando a beleza da orla de Ilhéus. Parei num sinal na avenida Lomanto Júnior, que dá acesso à praia do Sul. Um carro de luxo preto, novo, ia em minha frente...

Via-se, ao volante, uma mulher de aparência elegante. De repente, a motorista baixa o vidro do seu lado e joga um saco de papel colorido e laminado, similar aos de batatas fritas. Fiquei chocado! Em alguns países civilizados da Ásia ou da Europa, gestos como esse gerariam multas ou punições. Em uma época em que a mídia tanto divulga posturas politicamente corretas de separação das várias etiologias do lixo: metal, vidro, plástico e papel, muitos cidadãos ainda não se integraram nesse contexto.

Já avançamos nesta área, porém, ainda falta uma longa caminhada. Vivemos em uma sociedade consumista que acumula muito lixo. Quanto mais desenvolvido o País, maior quantidade de lixo. Nossa situação não é pior graças aos catadores que hoje estão organizados e já reivindicam o reconhecimento da profissão. A Europa está muito à frente de nosso país. Sua legislação é ordeira e severa. Ela recicla quase metade de seu lixo, já no Brasil, reciclamos apenas 1.4%.

Na Alemanha, a legislação responsabiliza os produtores de embalagens por todo ciclo do produto. A coleta seletiva é obrigatória e o gerador de entulho paga pela coleta e reciclagem. Temos a comemorar que somos o campeão mundial de reciclagem de latinhas de alumínio, cujo índice de aproveitamento é de quase 100%. Muito se fala em sustentabilidade e aproveitamento do lixo. Cabe à sociedade colaborar e apoiar, para podermos responder, afirmativamente, ao quesito: Você se acha Educado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: