Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

13 de fevereiro de 2022

A VIDA E SUAS ANGUSTIAS E ALEGRIAS

Todos os dias vencemos medos e angústias, pois a cada dia nos superamos e melhoramos

Ninguém consegue viver sem momentos de alegrias e tristezas. A vida é assim, cheia de surpresas, umas agradáveis e outras tristes, como a pandemia. A vida é assim, feita de momentos. Há um texto de um autor desconhecido em que ele diz: “Em vez de dizer a Deus que você tem um grande problema, diga ao seu problema que você tem um grande Deus”. É verdade. É preciso ter fé para enfrentarmos as dificuldades.

Esta semana me telefonou um pai aflito, meu amigo de muitos anos, cujo filho adolescente, apresenta sinais evidentes de que enveredou pelos caminhos das drogas. Aquele pai angustiado não entende porque tudo isso aconteceu. Filho único entre três irmãs, criado com muito carinho e até com excessos, entrando numa estrada perigosa.

Sua mãe está em desespero. No meio de tantos dissabores sempre surge aquela tradicional pergunta: “Onde foi que eu errei?” O problema é complexo, pois tem raízes múltiplas. Causas psicológicas são apontadas, talvez existenciais, más companhias, excesso de liberdade, limites exagerados, desejo de afirmação, entre tantas outras causas.

Educar é uma tarefa difícil em tempos modernos, tendo inúmeras facetas, porque cada cabeça é uma cabeça, com reações individuais aos estímulos recebidos. Educar filhos em tempos modernos tornou-se uma missão árdua para os pais, pois para os jovens tudo é normal. É preciso que eles entendam que tem que haver limites em sua caminhada.

No caso desse jovem ele sempre foi muito amado, tinha tudo o que sonhava; os pais não viam limites pra fazê-lo feliz. Talvez ele tenha crescido tímido, frágil e diante de colegas agressivos não quis demonstrar fraquezas, indo na “onda” deles.

Esse caso é uma exceção porque na grande maioria os jovens adolescentes que fazem o uso de drogas, são resultantes de lares desajustados, agressivos, infelizes, em que a droga serve de fuga para suas angústias.

Procurei orientá-lo da melhor forma possível. É uma tristeza que um jovem inteligente e perfeito fisicamente, apto para a vida, com todas as chances de um futuro brilhante, se arruíne, porque entrou no mundo do insensato dos drogados. Vivem por viver. Pensam sem pensar. Amam sem amor. Morrem de rir numa noite de lágrimas. Suas almas estão confusas. Seus destinos sombrios.

A vida é assim, cheia de sucessivos momentos, bons e outros amargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: