Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

11 de janeiro de 2022

OBTÉM-SE A FELICIDADE COM O APERFEIÇOAMENTO DA CONVIVÊNCIA HUMANA

Civilização é, antes de mais nada, vontade de convivência

O mundo vai caminhando e notamos infelizmente, que a convivência se torna cada vez mais complexa. Com a pandemia, tornou-se mais difícil ainda. Dessa convivência humana sai de tudo, porque quando muita gente se encontra para discutir assuntos gerais, as soluções são demoradas e dificílimas, porque cada ser humano tem um temperamento e pensa e age de formas diferentes. Então o acordo final torna-se complicadíssimo.

Quem somos nós? Somos gente. E muita gente junta, forma um bolo, cujos ingredientes são: defeitos, qualidades, erros, acertos, fraquezas, arrogância, humildade, boas intenções, egoísmo e etc. Variam as doses, mas essa estrutura é a mesma. Herdados ou inoculados, formam a argila de que somos feitos.

Essa convivência humana é complicada desde os tempos de Adão e Eva. Acredito que, formando o primeiro grupo da terra e com a interferência da Serpente, eles concordaram em torno do primeiro pecado. Depois, provavelmente, expulsos do Paraíso, já saíram dali brigando: “A culpa foi sua!” “Foi minha não, você é que foi o culpado”. Depois acabaram se ajustando – o primeiro acordo – pela necessidade que tinham um do outro.

Conviver é complicado, principalmente quando não há uma base afetiva. A insatisfação que hoje existe no homem moderno é acentuadíssima. As pessoas não estão satisfeitas com a convivência no trabalho, porque não são reconhecidas ou são preteridas, as mulheres não estão satisfeitas no casamento porque os maridos são grosseiros e desatenciosos, o jovem médico não está satisfeito no posto de saúde onde trabalha porque o volume de gente para atender é muito grande e ele não consegue praticar uma medicina com calma, bem orientada como desejaria; o professor universitário vive insatisfeito, sem aumento de salário e frustrado por não ter condições de transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos. E por aí vai.

Vivemos em uma sociedade adrenalizada, embasada no medo, na violência, na injustiça, em que há a projeção de um deus mesquinho que é o dinheiro, como meio provedor de nossas necessidades. Convivência difícil é a do mundo moderno, entre os povos e entre as nações. É preciso você ter fé e confiança em Deus para você ter sempre uma boa saída dos encontros familiares, sociais, políticos e recreativos, onde cada qual está, muitas vezes, angustiado, inseguro e em desarmonia com o ambiente onde vive, lembrando-se de que a vida é uma passagem.

Vamos caminhar pela vida, tomando como exemplo, a bela oração de São Francisco de Assis, que diz: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz / Onde houver ódio, que eu leve o amor / Onde houver ofensa, que eu leve o perdão / Onde houver discórdia, que eu leve a união / Onde houver dúvida, que eu leve a fé / Onde houver erro, que eu leve a verdade / Onde houver desespero, que eu leve a esperança / Onde houver tristeza, que eu leve a alegria / Onde houver trevas, que eu leve a luz.”

Você será na vida uma pessoa iluminada, tenha certeza, basta querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: