Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de dezembro de 2021

VEREADORES DE ITABUNA SE SOLIDARIZAM E SE MOBILIZAM PARA AJUDAR DESABRIGADOS DAS CHUVAS

Para a Câmara de Vereadores, solidariedade e ajuda devem caminhar juntas nesse momento de drama para milhares de desabrigados pelas chuvas em Itabuna!

As enchentes em Itabuna deixam centenas de famílias desabrigadas e desalojadas. Muitas pessoas estão alojadas em casas de parentes e amigos e em abrigos públicos, improvisados pela Prefeitura.

Diante desse quadro ainda desolador, apesar da solidariedade de muita gente de bom coração, que tem doado alimentos e agasalhos, vereadores da Câmara Municipal de Itabuna resolveram estender a Campanha de Solidariedade, que está mobilizando toda sociedade itabunense. A Câmara está funcionando como posto de recebimento de alimentos e roupas e demais donativos para as pessoas atingidas pelas enchentes. 

A campanha é desenvolvida por todos vereadores de Itabuna, com apoio de Igrejas, Polícia Militar, empresas e entidades da sociedade civil que aderiram à campanha, que também teve o apoio da Agência RCM Propaganda, que concebeu sua identidade visual. 

“Queremos agradecer de coração a todas as empresas e entidades que estão nos ajudando nesse esforço e a todas as pessoas que já fizeram suas doações. O povo de Itabuna tem sido muito generoso”, sustenta o presidente da Câmara de Vereadores, Erasmo Ávila (PSD), que ressalta está no site da Câmara Municipal de Itabuna a possibilidade da comunidade acompanhar o desenvolvimento da campanha e os pontos de recebimento das doações.

O DRAMA DAS ENCHENTES EM ITABUNA - A cidade de Itabuna, enfrenta a maior cheia do rio Cachoeira desde 1967 após as fortes chuvas que castigam a região. Desde a noite deste sábado (25), equipes da prefeitura, voluntários e bombeiros, além da Câmara Municipal de Vereadores, Defesa Civil e da Guarda Municipal, prestam assistência às famílias atingidas pela enchente.  

As áreas ribeirinhas foram as mais atingidas por causa da subida do rio Cachoeira na sua calha, e canais de drenagem, riachos e ribeirões com águas retidas extravasaram. Como parte do centro comercial de Itabuna está sob águas do rio Cachoeira, os sistemas de telefonia e internet colapsaram, causando ainda mais problemas às pessoas, incluindo as equipes coordenadas pela Defesa Civil. 

O pior cenário da enchente ficou na zona oeste. As equipes tiveram dificuldade para fornecer alimentos e remédios a 97 famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições Antônio Setenta. Foi necessário o uso de botes e motos aquáticas para enfrentar a correnteza. A força da água derrubou o muro de uma distribuidora de gás, e botijões foram vistos pelas águas do riacho em direção ao rio Cachoeira.   

As chuvas de mais de 48 horas em Itabuna também causaram problemas à estrutura de casas e imóveis públicos. A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) divulgou uma nota em que informa que o sistema de abastecimento de água está em colapso e comprometido até que a situação do rio Cachoeira e, nesse caso, também a do rio Almada sejam normalizadas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: