Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de dezembro de 2021

AS ARTES POSSUEM ENCANTOS QUE ACALENTOS CORAÇÕES DOÍDOS!

O Titanic afundava e a orquestra não parava de tocar, para abrandar a angústia de quem sabia a tragédia que ocorria! - Assim são as artes: acalentam!

       O maior drama da pandemia da Covid-19 no Brasil, é o número absurdo de mais de 600 mil de mortes. Levando em consideração que cada uma das mortes causa intenso impacto emocional em cerca de 100 pessoas, são cerca de 63 milhões de pessoas severamente afetadas. O segundo efeito nefasto foi a crise econômica e o aumento da miséria, inclusive da desalentadora fome. O terceiro foi menos debatido e terá enormes efeitos a médio e longo prazos: a catástrofe na área cultural.

O desastre foi sobre todo o setor cultural, em especial o teatro e a música. Atrás de cada nome fulgurante que possuía reservas para a crise, havia uma multidão de nomes quase invisíveis, de iluminadores, cenógrafos, auxiliares de produção, pessoal da bilheteria, divulgadores e tantos outros que viviam mês a mês do que recebiam. De repente nada mais entrava... Não sabemos quando sairemos da escassez. É difícil enxergar oásis nesse deserto. 

Sabemos apenas que para atravessar a tormenta que teima em persistir, anabolizada nas redes sociais pelas afrontas ao bom senso, pelos atentados à ciência, pela insanidade da desinformação e das fake news e pela promoção do ódio, necessitamos de cultura e artes para serenar os exaltados ânimos. 

Precisaremos de artes e serenidade para saber o que fazer no novo momento. Que eles sobrevivam com muita saúde, força e tenacidade para continuar nos consolando e nos aproximando. A realidade é que as artes tem encantos pra abrandar o coração mais atormentado, angustiado e desarmonioso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: