Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de dezembro de 2021

‘MINHA MISSÃO É AJUDAR O POVO’, AFIRMA MÁRIO ALEXANDRE SOBRE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DAS CHUVAS

O Prefeito Marão solicitou do Ministro João Roma e do Presidente Bolsonaro, prioridade nas ações de ajuda aos desabrigados de Ilhéus!

O prefeito Mário Alexandre afirmou nesta segunda-feira (27) que a prioridade neste momento é salvar vidas. Ao lado do governador Rui Costa, o gestor comanda o ponto de apoio regional montado para definir ações de enfrentamento dos impactos causados pelas chuvas que atingiram Ilhéus e outros municípios baianos. As chuvas ultrapassaram o volume esperado para todo o mês de dezembro e até o momento já deixou mais de 500 pessoas desabrigadas em Ilhéus.

“Nós estamos dando o máximo e a nossa equipe tem trabalhado 24 horas para atender a toda população. Neste momento o nosso foco é salvar vidas e minha missão é ajudar o povo. Estamos coordenando as ações em socorro às vítimas, porque a nossa região é extensa. Ilhéus se torna mais uma referência em gerenciamento de crise. Assim que a água começar a baixar verificaremos quais foram os problemas mais sérios para buscar as soluções necessárias”, destacou Mário Alexandre. 
A Prefeitura está de prontidão para atendimento e acolhimento às famílias. Até o momento, 589 pessoas necessitaram de abrigamento institucional. Sobre a recuperação dos prejuízos materiais, o prefeito citou que o Governo da Bahia já disponibiliza uma linha de crédito emergencial para apoio aos empreendedores, através da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). 

“Já conversei com o governador para auxiliar a reconstrução das casas e ajudar os comerciantes que perderam tudo. O Município vai fazer o cadastro para que eles possam solicitar empréstimo sem juros”, disse. Conforme o Estado, as concessões permitem parcelamento em até 48 meses, incluindo carência de até 12 meses para pagamento da primeira parcela, sem juros para financiamentos de até R$150 mil. 

CHUVAS - A força-tarefa conta com atuação de diversas instituições, além do reforço de servidores da segurança pública do Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe e da Polícia Rodoviária Federal, com disponibilização de 20 viaturas, 10 aeronaves, oito botes e um barco. O prefeito também agradeceu a todos que estão envolvidos no trabalho voluntário, seja no apoio ao transporte e retirada da população das áreas afetadas, seja por meio de doações em dinheiro, de roupas, alimentos, produtos de higiene pessoal, entre outros itens. 

        “Todas as pastas estão em alerta. Todas as equipes estão na rua. A Prefeitura não está medindo esforços para dar total apoio às famílias. Seguimos orientando às pessoas para que saiam das áreas de risco”, finalizou. 

Chuvas.

                Ilhéus registrou até a noite do domingo (26) um acumulado de 519 milímetros de chuva, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O volume supera a expectativa para todo o mês de dezembro que, segundo previsão da normal climatológica, era entre 160 e 180 milímetros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: