Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

7 de outubro de 2021

SENSO CRÍTICO É ARMA PARA COMBATER FAKE NEWS

A maioria dos políticos é especialista em disseminar inverdades!

Infelizmente, fake news fazem parte de nossas vidas. Notícias falaciosas até podem se enfraquecer e morrer com o passar dos dias, semanas, meses ou anos. O problema é que, nesse intervalo de tempo, as fake news também podem matar ou destruir a vida de pessoas.   Me lembro quando o chamado caso Escola Base explodiu. Um casal de proprietários de uma instituição de ensino infantil e o motorista do transporte escolar foram acusados por duas mães de fazerem orgias com estudantes de 4 anos.

A imprensa embarcou na história, um escândalo que renderia manchetes, sem verificar os fatos. Jornalistas adotaram as denúncias como uma verdade e desgraçaram a vida de inocentes. Neste caso, foi um erro absurdo de apuração jornalística, o qual despertou intensos debates éticos. Mas o exemplo da Escola Base oferece a exata medida de como notícias falsas podem impactar a vida das pessoas.

            Até mesmo fake news que surgem em pequena escala podem assumir proporções aterradoras. Guarujá (SP), 5 de maio de 2014. Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, é amarrada, arrastada pelas ruas e linchada depois que boatos espalhados por uma rede social davam conta de que ela sequestrava crianças. Até maio deste ano, a família de Fabiane, que teve o rosto desfigurado, luta por indenização do Facebook, a quem acusa de deflagrar o assassinato coletivo.

Fake news não são inofensivas, como políticos querem fazer a população acreditar. Quase sempre as notícias manipuladas são espalhadas com um propósito específico. Quase sempre alguém tira vantagens pessoais de fake news, sejam elas eleitoreiras ou financeiras. Quem dissemina notícias falsas compactua com a mentira e não pode se eximir de suas consequências.

            Espero que o Congresso e o Judiciário trabalhem com rigor na contenção e na coibição de informações inverídicas. As redes sociais tem cumprido o seu papel, ainda que timidamente, no rastreio e no banimento das fake news. Que isso ocorra sempre e sem tréguas. Para a nossa segurança e a nossa sanidade mental. E para o bem da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: