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16 de julho de 2021

O OUVIR QUE FAZ EUNÁPOLIS EVOLUIR

A Ouvidoria da Prefeitura de Eunápolis, é o primeiro passo de
bons serviços público e prática dos direitos de todos os eunapolitanos

Aproximar o cidadão de um órgão público, é um verdadeiro desafio em tempos de pandemia e de modernização digital. Se por um lado existem usuários preparados e adaptados para a nova realidade virtual de atendimentos e consultas, existem pessoas que não possuem sequer acesso a estes meios de comunicação, dificultando o

relacionamento através de novos formatos que não o tradicional presencial.

            Embora muitas vezes desconhecida do público, a ouvidoria é ferramenta importante de aproximação com o cidadão e através de sua atuação, a Prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres (DEM) e equipe de governo, analisam, planejam e atendem as principais demandas da comunidade usuária dos serviços prestados pela Prefeitura.

Atuante por meio de recebimento demandas variadas, como elogios, sugestões, críticas ou até mesmo denúncias, o atendimento prestado busca utilizar técnicas e métodos alternativos para a resolução de conflitos, sistematizando e organizando os fluxos de informação interna, que servem para aprimorar constantemente os serviços nos mais diferentes meios e formatos no setor público.

Mas muito além de mediar as relações em busca de soluções, a Ouvidoria cabe sentir o ensejo comunitário, e evoluir as relações com o cidadão de maneira constante, ao modo de fazer com que o usuário se sinta confortável e seguro ao transmitir as suas demandas. Em verdade, e principalmente agora, as relações com os cidadãos foram transformadas de maneiras até então desconhecidas e/ou não utilizadas, adaptando a forma de atender e entender o usuário.

E-mails, protocolos eletrônicos, telefones e redes sociais tornaram-se ferramentas úteis e essenciais, são adotadas para evitar a exclusão social de eunapolitanos e suas demandas. A modernização inclui e facilita a comunicação e torna-se uma ferramenta que facilita a inclusão do cidadão de seu direito mais importante: participar e contribuir ativamente para que os serviços prestados sejam exemplos de eficiência e excelência.

É por isso que, principalmente em tempos pandêmicos, a ouvidoria possui um papel essencial na construção e adaptação da relação entre o ente e a comunidade, servindo como um elo para que esse relacionamento ocorra de maneira harmoniosa e exitosa.

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