Aproximar o cidadão de um órgão público, é um verdadeiro desafio em tempos de pandemia e de modernização digital. Se por um lado existem usuários preparados e adaptados para a nova realidade virtual de atendimentos e consultas, existem pessoas que não possuem sequer acesso a estes meios de comunicação, dificultando o
relacionamento através de novos formatos que não o tradicional presencial. Embora
muitas vezes desconhecida do público, a ouvidoria é ferramenta importante de
aproximação com o cidadão e através de sua atuação, a Prefeita de Eunápolis,
Cordélia Torres (DEM) e equipe de governo, analisam, planejam e atendem as
principais demandas da comunidade usuária dos serviços prestados pela Prefeitura.
Atuante por meio
de recebimento demandas variadas, como elogios, sugestões, críticas ou até
mesmo denúncias, o atendimento prestado busca utilizar técnicas e métodos
alternativos para a resolução de conflitos, sistematizando e organizando os
fluxos de informação interna, que servem para aprimorar constantemente os
serviços nos mais diferentes meios e formatos no setor público.
Mas muito além de
mediar as relações em busca de soluções, a Ouvidoria cabe sentir o ensejo
comunitário, e evoluir as relações com o cidadão de maneira constante, ao modo
de fazer com que o usuário se sinta confortável e seguro ao transmitir as suas
demandas. Em verdade, e principalmente agora, as relações com os cidadãos foram
transformadas de maneiras até então desconhecidas e/ou não utilizadas,
adaptando a forma de atender e entender o usuário.
E-mails,
protocolos eletrônicos, telefones e redes sociais tornaram-se ferramentas úteis
e essenciais, são adotadas para evitar a exclusão social de eunapolitanos e
suas demandas. A modernização inclui e facilita a comunicação e torna-se uma
ferramenta que facilita a inclusão do cidadão de seu direito mais importante:
participar e contribuir ativamente para que os serviços prestados sejam exemplos
de eficiência e excelência.
É por isso que, principalmente em tempos pandêmicos, a ouvidoria possui um papel essencial na construção e adaptação da relação entre o ente e a comunidade, servindo como um elo para que esse relacionamento ocorra de maneira harmoniosa e exitosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no blog do Val Cabral.