Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

18 de julho de 2021

DEFENDER O INDEFENSÁVEL É IGNORÂNCIA, OU BURRICE?

Todo pelego é arisco como um lobo e traiçoeiro como uma cobra!

Nelson Rodrigues dizia que se a ignorância é o desconhecimento dos fatos e das possibilidades, a burrice é uma força da natureza. A burrice é a incapacidade de articular e usar corretamente a informação que a pessoa possui. Uma pessoa burra consegue fazer o mal ao outro, mas também a si-mesma sem perceber a relação de causa e efeito entre a sua ação e o mal que vem a suportar.

Pode-se dizer que a burrice é, em certo sentido, uma categoria moral, na medida em que produz efeitos na esfera de terceiros. Mas, não raro, ela caminha junto com a arrogância e a prepotência que não permitem a alguém desvencilhar-se da própria burrice.

O Burro defende o indefensável porque é incapaz de entender as consequências dessa defesa, inclusive para ele próprio. Pensem na manifestação em defesa do “direito de não ter direitos”. Uma vez vitoriosa, a “tese” levaria à perda do direito de se manifestar. Pensem na “defesa da tortura” que coloca o manifestante na condição de potencial alvo dessa prática contrária à defesa da dignidade da pessoa humana.

O Burro é vítima da crença, efeito de sua falta de reflexão, de que ele não passa de uma mercadoria, cujo valor é muito abaixo do que é cobrado e que os mentirosos, acabam por não merecer crédito ainda que digam verdades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: