Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

20 de junho de 2021

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA TEM CAUSADO GRAVES PROBLEMAS DE SAÚDE AS MULHERES

Violência doméstica. O silêncio... é o maior aliado do agressor!

O relatório apresentado recentemente, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a problemática da violência doméstica constatou que, a violência contra as mulheres é uma das causas para uma variedade de problemas de saúde agudos e crônicos, que vão desde lesões imediatas, infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, à depressão e transtornos de saúde mental. O documento indica que, as mulheres que sofrem violência de seus parceiros, são

1,5 vezes mais propensas a contrair uma doença sexualmente transmissível.

Os especialistas envolvidos no estudo recomendam, que todos os profissionais de saúde devem ser treinados para reconhecer quando as mulheres podem estar em risco e como responder de forma adequada. Para tal, referem que, a triagem para a violência doméstica deve ser adicionada a todos os níveis de cuidados de saúde, como clínicas obstétricas.

“É improvável que alguém entre em um hospital para informar que foi atacada”, disse Sheila Sprague, da Universidade McMaster, no Canadá, que pesquisou a violência doméstica em mulheres em clínicas ortopédicas. “Com o tempo, no entanto, se as mulheres entram em uma clínica para tratar uma fratura ou uma clínica de pré-natal, elas podem dizer que estão sofrendo abuso, se você perguntar”, argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: