Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de abril de 2021

VILAS-BOAS DEVE SER RESPONSABILIZADO PELA FRAUDE DOS ESPIRADORES

O pagamento antecipado de 49 milhões de reais por compra de respiradores,
que nunca foram entregues, deve ter o secretário de saúde processado e punido!

É necessário que o caso da compra malsucedida e fraudulenta de respiradores pelo governo da Bahia seja investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, criada pelo Senado Federal. A negociação, que resultou em prejuízo milionário para os cofres do estado, completou um ano recentemente sem que os respiradores tivessem sido entregues nem o dinheiro devolvido. 

A CPI deve ouvir governadores, secretários de Saúde e prefeitos durante a investigação. Esse caso dos respiradores é um verdadeiro absurdo que precisa de respostas, porque não dá para aceitar um prejuízo gigantesco desses sem que

ninguém seja punido. Esta CPI pode ser uma grande oportunidade para esclarecer o caso, uma vez que o governo da Bahia parece não estar muito interessado em fornecer respostas. 

Como se trata de uma investigação do Senado, a CPI vai apurar somente casos em que recursos federais estiverem envolvidos. É preciso investigar a origem desses valores milionários que foram utilizados pelo governo da Bahia, uma vez que a União encaminhou a estados e municípios recursos para serem utilizados no combate à pandemia. 

O caso já passou por auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificou “indícios de irregularidades nas aquisições realizadas para suprir as necessidades de respiradores/ventiladores pulmonares”. As estimativas apontam prejuízo de R$ 100 milhões aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: