Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

20 de março de 2021

O ASTRONAUTA E A PORCA, QUE MISTURAM ALHOS COM BUGALHOS E SÓ VIVEM NO MUNDO DA LUA

A porca mais ativa no rádio, está em mequetrefes pagos por corruptos, para
esbravejarem calunias, injúrias e difamações contra pessoas honestas!

Quando li pela primeira vez a expressão "não confunda alhos com bugalhos", não parei pra pensar no significado de palavra por palavra. Entendi apenas que não se deveria fazer confusão entre uma coisa e outra, certamente parecidas.

Mas, um belo dia, perguntei a mim mesmo: Afinal, que diabos são bugalhos? E por que alguém iria confundir com alhos? Uma ida ao

dicionário não solucionou o problema, mas me deu chance de raciocinar e entender a questão.

Diz o Aurélio que bugalho é "galha arredondada ou coroada de tubérculos que se forma nos carvalhos". Diz ainda que bugalho é o globo ocular.

O que eu queria saber, porém, era a relação com alho. Num átimo, percebi. No popular, bugalhos são bolotas existentes no carvalho, brancas e mais ou menos redondas como os alhos. Daí a possibilidade de alguém confundi-los. Sobre o globo ocular‚ porque também‚ é semelhante ao bugalho, mais ou menos redondo e branco. Por isso, chama-se de "esbugalhados", os olhos bem abertos, brancos como bugalhos.

Tudo isso para buscar compreender o que há de distinção entre alguns mequetrefes que apresentam programas de rádio em nossa cidade. Alguns parecem salmões, mas não passam de salmões expelidos depois de 12 horas de consumidos por vias bucais. Mas há também quem parece borboletas e não são outras coisas, que lagartas; são iguais a porcas!

O fato é que quem ouve alguns programas da rádio Ativa, em Eunápolis, imagina que alguns dos seus apresentadores parecem tripulantes de um veículo espacial que viajou há alguns meses, para além da atmosfera terrestre e ainda estão por lá, porque o que exbravejam é uma realidade que deixou de acontecer na cidade.

Essa gente parece não estar prestando atenção no que tem acontecido. Ou usam argumentações sórdidas, maquiavéicas e premeditadas, para confundir a opinião pública e distorcer os fatos.

A estratégia é misturar alhos com bugalhos e contra essa tática há a sabedoria popular, que não permitirá que mensaleiros dos Fraternos, tenham crédito no que esbravejam de calunias, difamações, injúrias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: