Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

10 de fevereiro de 2021

PARA CORDÉLIA, DEAM É ESSENCIAL AO EMPODERAMENTO FEMININO

Com Cordélia Prefeita, as mulheres estão melhores em Eunápolis

Não há em Eunápolis uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), embora os índices de violência doméstica na cidade sejam preocupantes e essa é uma realidade que acontece sem que tenha havido nas últimas duas décadas, um prefeito com sensibilidade de buscar intervenção do Estado, para o enfrentamento a violência contra as mulheres e amparo para suas vítimas.

Todavia, Eunápolis atualmente está sendo governada por uma mulher e para

fortalecimento do empoderamento feminino, a prefeita Cordélia Torres (DEM), está pleiteando junto ao governador da Bahia, Rui Costa e ao secretário estadual de Segurança Pública, Ricardo César Mandarino Barreto, a instalação de uma DEAM na cidade.

A ação da prefeita Cordélia objetiva não apenas proteger, mas também apurar com maior especialidade e rigidez a prática de crimes ocorridos contra a mulher, no município.

A Deam é um importante instrumento de combate à violência contra a mulher e como forma de repúdio à maneira como elas eram tratadas nas delegacias comuns, que em sua quase totalidade eram administradas por homens que, não raro, apresentavam grande dificuldade de reconhecer como crime a violência doméstica, preferindo entender agressões ocorridas no lar como “meros desentendimentos familiares”, as Delegacias das Mulheres, como se convencionou chamar essas repartições, nasceram com a pretensão de, num primeiro momento, criar um ambiente mais acolhedor para a vítima, de forma que ela fosse tratada com mais atenção, mais respeito.

A finalidade das DEAM não e apenas a de punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo seus direitos, estimulando as denúncias das agressões, além de realizar estudos para identificar o perfil dos ofensores.

Vale ressaltar que as denúncias não precisam ser feitas exclusivamente nas delegacias de mulheres, uma vez que todas as delegacias podem receber a denúncia e após transferir o caso para as especializadas.

O enfrentamento dessa problemática foi por muito tempo esquecido, relegado, sem que a sociedade civil organizada se apercebesse que a violência doméstica é sim, sem dúvida, um caso de extrema gravidade e que clamava por uma atuação mais dinâmica por parte do Poder Público.

            Ter uma mulher prefeita, está fazendo Eunápolis contar com intervenções políticas e de gestão pública, que assegura melhor qualidade de vida para as famílias eunapolitanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: