Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de janeiro de 2021

NEM SÓ DE COVID MORRE O BAIANO

Nem tudo é notícia ruim... respire fundo: a tuberculose tem cura!

Em época de Covid-19 (Parece que nem existe mais dengue, chikungunya, zika), a tuberculose aparece como uma sombra na já sofrida saúde pública da Bahia. Se pensou que fosse uma doença que caminhava para a extinção, porque a medicina tinha descoberto métodos eficazes para tratamento e controle do contágio.

            No entanto, ela é uma enfermidade bastante comum ainda. Segundo o Ministério da Saúde, 70 mil registros são notificados no país a cada ano – são cerca de 4,5 mil óbitos. A Bahia é o segundo estado do Nordeste com o maior número de pessoas com

tuberculose.

            A meta do Ministério da Saúde é que, até 2035, haja apenas 10 casos a cada grupo de cem mil habitantes. A Bahia, no entanto, ainda está bem longe disso: são 29 casos para cada cem mil pessoas.

            A tuberculose é uma doença altamente contagiosa causada por uma bactéria. Pode ser transmitida pelo ar, saliva ou contato com secreções e afeta principalmente os pulmões.

            Apesar de alguns casos serem fatais, com tratamento adequado a taxa de cura é de 100%, desde que se cumpra todo o processo que dura em torno de seis meses. O tratamento da tuberculose dura no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

            Então, fica atento! Tosse por mais de 3 semanas pode ser tuberculose. Todo cuidado é pouco. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que acontece de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio de pequenas gotas de saliva expelidas ao falar, espirrar ou tossir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: