Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

9 de novembro de 2020

COMO VOTAR BEM PARA VEREADOR EM ITABUNA?

Poucos candidatos a vereador em Itabuna, além do advogado, Zacarias, estão tão preparados, para bem representar os itabunenses e para melhor qualificar e dignificar a Câmara Municipal.

  Doutor Fulano, Delegado Beltrano, Sicrano da Ambulância. É com um cardápio bem variado de “profissões” que o itabunense está se deparando no pleito deste ano, ao escolher o candidato a vereador.

Tática bastante usada nos bairros de periferia, onde é comum os moradores se conhecerem pela atividade que desempenham ou pelo negócio que mantêm, o uso do “currículo” junto ao nome não é um fenômeno novo em Itabuna. Mas parece ganhar força em um cenário político extremamente polarizado, onde

determinadas chancelas, como a de pastor ou policial, podem despertar uma empatia quase que automática em parte do eleitorado e a repulsa de outra parcela dos cidadãos.

    Numa campanha sem corpo a corpo, cheia de limitações impostas pela pandemia, fazer da “profissão” o cartão de visitas também pode ter um peso maior do que em outros anos devido a uma situação absolutamente inusitada: a Covid-19. Talvez numa tentativa de aproveitar o reconhecimento da população aos profissionais de saúde este ano, médicos e enfermeiros fazem questão de se apresentarem heróis e heroínas da saúde pública.

Mas, num universo de centenas de candidatos, é claro que outras ocupações também terão vez. Tem os professores, o rapaz do salão, o do hot dog, taxista, despachante, cantora e até pizzaiolo.

O que diz muito sobre o que se espera de uma democracia, onde ao menos em teoria o povo governa para o povo e, por isso, só os inalistáveis (o que inclui os presos) e os analfabetos não podem se candidatar. Para você que ainda não escolheu seu vereador, o pedido é que se atenha mais às propostas do que às alcunhas. E faça do voto verdadeiramente sua forma de tentar melhorar Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: