Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

10 de julho de 2020

QUEM SUJA É TÃO INCONVENIENTE QUANTO QUEM NÃO LIMPA

Muitas pessoas jogam lixo na rua, reclamando da sujeira!

A sujeira urbana é um problema secular e até, em seus tempos bárbaros, o hoje higiênico primeiro mundo sofreu horrores por conta da imundície em praticamente todas as mais expressivas cidades européias. Tantas eram as porcarias nas cidades medievais que esta condição é considerada uma dos elementos definidores para a eclosão e espalhamento da peste negra, que, conduzida pelas pulgas dos ratos que infestavam os assentamentos humanos, causaram um
número de mortes estimado entre 25 e 75 milhões de pessoas, que significa dizer que aproximadamente um terço da população européia faleceu naquele tempo.
A modernidade difundiu conceitos de limpeza urbana (além do asseio pessoal, lógico). Toneladas de lixo, em sua maior parte resíduos orgânicos descartados a céu aberto formam uma espécie de tapete apodrecido sobre as ruas dos bairros da periferia de Itabuna e afeta mais ainda o próprio rio cachoeira. E a empresa responsáveis para a realização da limpeza urbana não dá sinal de vida.
Essa empresa, sob o foco do Ministério Público, precisa justificar seus ganhos. Mas também deve ser combatida a irresponsabilidade do descarte do lixo em via pública. O sujador deve ser punido, seja ele quem for, pois a urbanidade começa com a postura individual do cidadão frente a seu compromisso para com o bem público.
Antes de cobrar a limpeza, deve-se não sujar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: