Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

21 de julho de 2020

COVID-19 EXPLODIU HOJE EM ILHÉUS

Ilhéus hoje teve recorde baiano de mortes por Covid-19
A cidade de Ilhéus registrou nas últimas 24 horas o dobro de mortes por Covid-19 do que Salvador. Foram notificadas 15 novas mortes pelo COVID-19, contra seis da capital baiana. Feira de Santana, registrou seis óbitos; Itabuna teve cinco mortes e Camaçari, contou três mortes. Ao todo, a Bahia registrou nesta segunda-feira (20), 51 novas mortes por coronavírus.
O
Brasil ultrapassou os 2 milhões de infectados pelo novo coronavírus. Foram mais de 43 mil casos confirmados em 24 horas. Também foram registradas mais 1.299 mortes por Covid, o que eleva o total de vítimas para quase 77 mil. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil na última semana foi de 1.081 por dia, uma variação de 6% em relação aos óbitos registrados em 14 dias. Os dados oficiais mostram que o número de casos dobrou em menos de um mês.
Em maio, havia a discussão se o Brasil poderia se tornar o novo epicentro do coronavírus. A realidade mostrou que o temor não era infundado. As medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos por um lado conseguiram achatar a curva de desenvolvimento da epidemia, mas aos poucos a população foi abandonando lenta e progressivamente o confinamento. Ressalte-se que o Brasil é um país com grande desigualdade socioeconômica. Grande parte da população não tem acesso a saneamento básico e mora em condições precárias. Não conta, portanto, com as condições adequadas para se proteger do vírus.
A pandemia entrou no País pelas classes alta e média alta, em suas viagens à Europa. Depois espalhou-se nas áreas mais vulneráveis, onde alcançou proporções catastróficas. A pandemia também tem sido um grande teste para nosso já combalido sistema público de saúde, que, por mais deficiente que seja, se mostrou imprescindível. Embora alguns estados já estejam afrouxando as medidas de isolamento, alegando que os números vêm caindo, o fato é que é preciso muita cautela. O fator econômico é importante, mas a vida humana continua sendo mais importante ainda.
Em Ilhéus, diante do novo cenário do coronavírus na cidade e para uma atenção ainda maior à população, o Prefeito Mário Alexandre (Marão), ampliou e descentralizou o atendimento ambulatorial para casos suspeitos, com a implantação de quatro Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento da Covid-19 (CCREC) na cidade. A Secretaria de Saúde transformou algumas unidades de saúde, em caráter temporário, enquanto perdurar a pandemia, em unidades Covid-19.
A partir desta terça-feira (21), quatro unidades de saúde nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Avenida Esperança e Teotônio Vilela passarão a oferecer atendimento ambulatorial, monitorar e realizar exames exclusivamente para pacientes que apresentem sintomas gripais leves, como dor de cabeça, coriza e febre. Em casos de sintomas como falta de ar ou sinais respiratórios, o Centro de Atendimento Covid-19 e a Unidade de Pronto Atendimento da Conquista, que funcionam 24h horas são as unidades de referência.
Para outras demandas em saúde, continuam em funcionamento normal como unidades de emergência o Pronto Atendimento da Zona Sul, a Coci, o Hospital São José e o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: