Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

25 de janeiro de 2019

RETROCEDER A TABOCAS TALVEZ SEJA MENOS RUIM PARA ITABUNA

"Cuma" está Itabuna, ela só faz retroceder para piorar!
Ao completar um longo período de minha vida como noticiador dos acontecimentos em minha cidade, fico a meditar e comparar a Itabuna querida dos meus tempos de criança, de adolescente, de homem já adulto, pai e avô, com a Itabuna de hoje, dinâmica, repleta de internautas, skatistas, ciclistas, motoristas, motociclistas viadutos e edifícios enormes; muita gente nas suas lojas, bares e praças. Itabuna é realmente uma cidade encantadora. Aqui nasci, cresci e construí o meu mundo e a minha família. Minha cidade vive nos meus sonhos e quero vê-la sempre progredindo. Tenho por Itabuna um verdadeiro fascínio. E recordo com frequência a Itabuna tranquila de minha juventude, com os seus pescadores e areeiros mergulhando e nadando nas límpidas águas do Rio Cachoeira; da minha ida a tradicional Fazenda Progresso, com seus inesquecível laranjais; tomando sorvete aos sábados e domingos na tradicional sorveteria Danúbio Azul e participando das procissões do Padroeiro São José. Itabuna era uma família e todos no bairro Conceição se conheciam. As pessoas do meu passado sucederam-se como sentinelas de uma guarda. No passeio da minha casa todas as noites muitos amigos se reuniam para discutirmos coisas de como Itabuna estava se desenvolvendo e ficávamos empolgados, com os prédios com mais de quatro andares, que começavam a ser construídos na cidade. Tudo está em minhas lembranças: as épocas, as pessoas, as nossas próprias reações. Trago comigo como um clarão que vem de dentro e irradia uma luz harmoniosa, a esperança acesa de ver minha cidade sempre bonita e ser para sempre feliz. Por isso esperamos contar sempre com bons prefeitos, como Ubaldo Dantas e José Oduque, que já nos deram muito progresso e ajudou bastante a embelezar e melhorar nossa cidade. lembro de Itabuna do time do Itabuna, com seus craques alegrando torcedores, mesmo diante da satisfação de ver o "Dragão do Sul" perder sem ser goleado. Diversos escritores e poetas itabunenses expressaram em seus livros a beleza de nossa terra, como os saudosos Jorge Amado, Telmo Padilha, Héljo Pólvora Selem Rachid, Firmino Rocha, José Bastos, Minelvino e os ainda viventes como Rilvan Santanana e tantos outros. E na música Alobened, Luiz Caros, Kokó, Ary PB Alinne Rosa, Thais Reis e muitos que ainda cantam e encantam. Itabuna alegre, retratada pelas pinceladas de Carlos Santal, Walter Moreira, Valdirene Borges, Manassés, Manoel Araújo... Não há como esquecer do promoter "Palito", com suas gincanas estudantis e de bairros, que tanto agitava a cidade e do glamour dos colunistas Diogo Caldas, Serafim Reis e Charles Henri. Tenho certeza que Itabuna é um paraíso encantado, que sendo feito de flores foi por Deus abençoado. E tudo isso me liga a Itabuna como algo tão necessário, quanto o sol que a ilumina e esquenta, nos dias claros e alegres de verão. É essa a Itabuna que quero de volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: