Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

25 de janeiro de 2019

A HUMILDADE NOS ELEVA O ESPÍRITO

Dor de barriga não dá uma vez só, mas memória
fraca parece ser doença de pessoas mal-agradecidas
Outro dia estando em uma destas filas que levam horas para evoluir, notei a minha frente uma jovem senhora falando tanto a ponto de, em pouco tempo, eu já saber bem mais sobre ela do que a respeito de pessoas há muito conhecidas: Completara quarenta anos e estava desempregada, quando a embreagem do carro quebrou no mesmo dia em que torcera o pé, na escadaria de acesso à casa; O cachorro morreu e o marido constantemente chegava em casa embriagado; Seu nome era Astrogilda da Cruz, mas detestava ser assim chamada... Realmente, meus ouvidos ficaram expostos a uma cascata de notícias as mais variadas enquanto os olhos se impressionavam com o movimento corporal da interlocutora, que, enquanto se expressava, parecia interpretar as palavras mexendo braços, pernas e fazendo “caras e bocas”. Sem movimentar um único músculo do rosto, mesmo quando ela me encarava na expectativa de uma concordância ao que dizia, meu pensamento vagueou no tempo e lembrei de três ensinamentos aprendidos logo cedo: falar pouco e ouvir mais. Pedir a benção a meus pais, não somente como forma de respeito mas também para obter a proteção necessária a determinada jornada e, por último, nunca esperar agradecimentos sendo sempre grato. Finalmente me vi livre daquela ladainha impossível, mas meu raciocínio se manteve fixado nos aprendizados de outrora chegando à conclusão de que realmente muita coisa mudara. As pessoas adoram falar, prometer e não cumprir, reverenciando os pais antes de dormir ou acordar, hábito quase em desuso, embora eu ainda continue a praticá-lo por saber que infelizmente ser agradecido é muito difícil nos dias atuais. Meditei sobre muitos fatos responsáveis pela história dos últimos meses e me convenci que apesar das dificuldades, a grande maioria das ocorrências boas estiveram acima da média, trazendo sorriso, alegria e felicidade. Evidentemente, gostaria de haver conseguido um pouco mais, apesar de analisando os fatos me haver convencido de que ao invés de desejar o que não veio, devia mesmo era agradecer tudo quanto conquistei, porque aprendi um dia que a arte de reconhecer liberta o homem de expectativas e ansiedades reconciliando-o com os fatos como eles são. Entendo que graças ao agradecimento o ser humano adota posições vitoriosas e estabelece uma sintonia positiva com o que é bom e correto. Digo a quantos comigo conviveram (inclusive Astrogilda da Cruz cujo nome jamais esquecerei), talvez não existirem palavras suficientes para agradecer a todos, como merecem. Posso apenas usar palavras de congratulação, justo a você leitor deste texto, pois sua ajuda e apoio foram fundamentais para mim. Muito obrigado! Com todo carinho e de coração, eu retribuo. Minha eterna gratidão será sempre sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: