As empresas estão de olhos abertos para os viciados em redes sociais |
É na internet que as
coisas acontecem, é na internet que todos querem estar. Este espaço,
diferentemente das outras mídias de massa, é mais democrático. Um post e
pronto! Sua empresa está lá nas redes sociais falando com centenas de pessoas
ao mesmo tempo. Umas curtem, outras comentam e têm aquelas que até
compartilham. O marketing digital ampliou o potencial de interação com os
clientes. E as empresas estão investindo pesado. Grandes e pequenas empresas
disputam com suas armas os cliques e banneres em um campo de batalha onde o
principal alvo é a atenção dos clientes. Não se trata mais de valores e quem
tem o anúncio mais colorido ou que grita mais alto. Agora a guerra é de quem
tem o conteúdo mais interessante e, aí, nem sempre o maior é o melhor. Entretanto,
o fator decisivo que torna a internet um lugar onde as empresas não são
protagonistas e sim coadjuvantes é o fato de o consumidor não ser apenas um
sujeito passivo no processo, na internet ele é a voz. Se o potencial de atingir
pessoas foi amplificado para as empresas, para o cliente esse fator também vale
e com um plus, sua voz tem mais credibilidade com os outros. Na internet, as
empresas estão constantemente sob os olhares críticos de seus consumidores. É
como se todos que fazem uma compra estivessem com lupas e atentos aos menores
detalhes e prontos para disparar contra aquelas que não proporcionam uma boa
experiência de compra. Nisso, entram desde uma etiqueta com preço errado até
uma vendedora que não deu bom dia. Tudo é passível de posts críticos, ácidos e
cheios de reclamações. Nem sempre as críticas têm fundamentos, às vezes são
exageradas, mas na maioria delas o cliente tem razão. Engana-se quem pensa que
isso é algo novo e fruto da internet. As críticas sempre aconteceram, só que
antes ficavam restritas ao gerente, ao vendedor e ficavam na loja. Agora vão
para as redes sociais onde são debatidas, endossadas ou rebatidas frente a uma
plateia de centenas de pessoas e as empresas que não se posicionam de forma
rápida e eficiente têm um prejuízo enorme na sua imagem institucional. Neste
mundo onde tudo está sendo visto com lentes de aumento, os erros e acertos
estão em evidência. As empresas precisam apostar em boas experiências de venda.
Precisam ouvir seus clientes, conversar com eles e estar atentas às suas
promessas e entregas. Ser verdadeira e assumir suas falhas são consideradas
virtudes valiosas. O que fica de lição no final das contas é que o marketing
digital pode ser muito útil para empresas, se elas souberem como utilizar, mas,
principalmente, se elas se preocuparem realmente com o processo todo de compra
e não só com a divulgação. Cuidar de toda a experiência com o cliente, durante todo
o processo, é o melhor investimento em publicidade digital. Assim, a empresa
conquista os clientes, os transforma em fãs da marca, e estes vão divulgar a
empresa sem cobrar nada por isso e ainda serão defensores quando alguém fizer
críticas sem fundamento. É ou não é um investimento muito mais vantajoso?
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