Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de setembro de 2017

O IDOSO TEM A MELHOR IDADE PARA A HUMANIDADE

Repentinamente me vi refletindo sobre a evolaução dos tempos!
Depois der ter passado o último dia 9 de setembro, quando comemorei meu aniversário de 56 anos, me vi refletindo sobre minha proximidade da terceira idade. Logo deverei estar aposentado, com direito a lugar preferencial nas filas de bancos e assento especial em ônibus urbanos. O envelhecimento é um processo que começa no ato do nascimento. Após o primeiro dia de vida, já não somos os mesmos. Estamos um dia mais velhos. E já estamos com um dia a menos no calendário da vida. No entanto, na ingenuidade da infância e adrenalina da juventude, em que estamos desabrochando para a vida, não nos damos conta e isso pouco nos preocupa. Mas, enfim, envelhecer é um processo natural no decurso da vida. Saber envelhecer, com aceitação, com preparo, é uma receita quase universal. Mas a dignidade da assim chamada “melhor idade”, não está apenas na questão física, mental, psicológica e material. Atitude inteligente e boa preparação para a velhice é compreender que a velhice não é um fim em si mesmo, ou a sala de espera da morte. Estes conceitos já incuto em minha consciência, para me preparar e aceitar as limitações físicas, mentais, psicológicas e me beneficiar da sabedoria, tolerância e humildade, que somente a experiência da vida viabiliza. Porque, com sua bagagem de conhecimento e experiências adquiridos na caminhada e nos embates da vida, o idoso é sem dúvida um farol de inestimável valor para a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: