O estudante hoje possui a tecnologia que falta ao professor! |
O brilhante educador e filósofo brasileiro Paulo
Freire, enxergava o mundo sob uma perspectiva dinâmica, em constante movimento.
Hoje, 20 anos após a sua morte, o que ele diria da implementação massiva de
componentes tecnológicos dentro das salas de aula? Nem é necessário realização
de pesquisa, para saber que alunos de escolas públicas e privadas, usam
telefones celulares em atividades escolares. Se já é uma realidade que nossos
alunos estão interagindo mais com um dispositivo eletrônico em sala de aula, em
relação aos professores, não é possível dizer o mesmo. Poucos docentes da rede
pública de ensino usam computadores ou outras ferramentas eletrônicas para o
desenvolvimento de atividades com a classe. É evidente a mudança que a
tecnologia está causando no modo de viver das pessoas (a maioria delas não
consegue se imaginar algumas poucas horas “desconectada”). Por isso, é
inevitável utilizar a Internet como instrumento pedagógico. Professores e
instituições de ensino devem acompanhar a marcha frenética das inovações, para
nortear de forma mais proveitosa o desenvolvimento cognitivo e intelectual de
seus alunos. Nesse cenário, não é razoável viver em um mundo paralelo e manter
as mesmas metodologias de ensino tradicionais, visto que grande parcela da
população expandiu seus horizontes e está mais conectada com o mundo. É preciso
estimular, constantemente, as habilidades e competências estudantis a fim de
que a massa corpórea dos mais jovens estejam em sincronia com sua capacidade de
assimilar um nível incessante de conhecimentos. Se estivesse entre nós hoje,
Paulo Freire certamente diria que “o modo de ensino também não é, ele está
sendo”: está sendo incrementado, com novos aplicativos, inovações que, de fato,
captam a atenção dos estudantes. Portanto, para ser mais atrativa e
significativa, a Educação precisa se reinventar, acompanhando o que a
tecnologia tem para contribuir. Assim, será possível buscar a melhora da
qualidade do ensino para as futuras gerações.
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