A escola pública está fracassando no aprendizado de cidadania |
A educação pública pode estar se
distanciando cada vez mais da realidade dos jovens e nem é necessário que haja
pesquisa sobre o currículo escolar, pois este fato é facilmente percebido pela
qualidade do aprendizado dos jovens de escolas públicas, quando comparado com o
que aprende estudantes do ensino privado, ainda que da mesma série. Estudantes
que concluem o Ensino Médio têm dificuldades que seriam compatíveis com alunos
do Ensino Fundamental, e esta realidade não se restringe às questões
relacionadas com disciplinas consideradas essenciais, como matemática e
português. Uma amiga professora do Colégio Estadual de Itabuna, me confessou
recentemente, que estava perplexa com a grande quantidade de estudantes da 8ª
série, escrevendo vocábulos simples errados e errando bastante na conjugação de
verbo. Existem também outras limitações preocupantes e fácil de serem
detectadas em sala de aula, como a incapacidade média dos jovens de se sentirem
prontos para interagir no ambiente do trabalho e se comportar em grupo. É o que
se pode chamar de deficiências das habilidades sócio-emocionais. Isso significa
que a escola, além de questionada sobre o cumprimento da tarefa de ensinar o
básico, não consegue formar jovens em condições de enfrentar o mundo do
trabalho. Os alunos não conseguem se expressar plenamente e enfrentam
dificuldades de raciocínio lógico, inclusive para resolver problemas do
cotidiano incorporados às suas rotinas. É evidente a urgência da reavaliação de
estruturas, sistemas e métodos, para que o ensino finalmente seja capaz de
lidar com habilidades e competências conectadas com a vida real.
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