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23 de setembro de 2015

ALUNO DA 8ª SÉRIE ESCREVENDO SETE COM CÊ É O QUE?

A escola pública está fracassando no aprendizado de cidadania
A educação pública pode estar se distanciando cada vez mais da realidade dos jovens e nem é necessário que haja pesquisa sobre o currículo escolar, pois este fato é facilmente percebido pela qualidade do aprendizado dos jovens de escolas públicas, quando comparado com o que aprende estudantes do ensino privado, ainda que da mesma série. Estudantes que concluem o Ensino Médio têm dificuldades que seriam compatíveis com alunos do Ensino Fundamental, e esta realidade não se restringe às questões relacionadas com disciplinas consideradas essenciais, como matemática e português. Uma amiga professora do Colégio Estadual de Itabuna, me confessou recentemente, que estava perplexa com a grande quantidade de estudantes da 8ª série, escrevendo vocábulos simples errados e errando bastante na conjugação de verbo. Existem também outras limitações preocupantes e fácil de serem detectadas em sala de aula, como a incapacidade média dos jovens de se sentirem prontos para interagir no ambiente do trabalho e se comportar em grupo. É o que se pode chamar de deficiências das habilidades sócio-emocionais. Isso significa que a escola, além de questionada sobre o cumprimento da tarefa de ensinar o básico, não consegue formar jovens em condições de enfrentar o mundo do trabalho. Os alunos não conseguem se expressar plenamente e enfrentam dificuldades de raciocínio lógico, inclusive para resolver problemas do cotidiano incorporados às suas rotinas. É evidente a urgência da reavaliação de estruturas, sistemas e métodos, para que o ensino finalmente seja capaz de lidar com habilidades e competências conectadas com a vida real.

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