Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

27 de abril de 2013

O CASAMENTO GAY DIVIDE OPINIÕES, VOTOS E AVANÇA NO MUNDO



Repentenamente comecei a ler e decidi escrever também sobre este assunto. A leitura me fez viajar pelo mundo, via internet e comecei a saber sobre números, histórias e opiniões diversas. O mundo estremece diante do debate sobre “casamento gay”. Em votação realizada nesta semana, o parlamento francês aprovou o casamento entre pessoas do mesmo gênero e, ao mesmo tempo, autorizou a adoção de crianças por homossexuais. Com a decisão, a França torna-se mais um país a reconhecer legalmente o chamado “casamento gay”. A votação expôs a histórica divisão entre os franceses liberais e os conservadores. Nas praças, o clima era de confronto entre torcidas organizadas e barulhentas. Entidades de direitos humanos denunciaram que, exatamente no período de debates e votação dessa nova legislação, teria triplicado o número de agressões contra homossexuais registradas. Mas a nova lei está aprovada na França, que agora se incorpora a mais 13 países, a saber, pela ordem cronológica de aprovação: Holanda, Bélgica, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Argentina, Dinamarca, Uruguai e Nova Zelândia. Além desses, Israel e Reino Unido legalizaram somente a adoção de crianças por homossexuais. Nos Estados Unidos, 5 Estados autorizaram o casamento: Iowa, Connecticut, Massachusetts, Vermont e New Hampshire, além da capital, Washington. Em nenhum lugar a aprovação fez-se por consenso, sem exaltação dos ânimos, mas está claro que esta é uma tendência global. Afinal, trata-se apenas do reconhecimento, pela lei, de uma realidade existente durante toda a história da humanidade. Pode-se concordar, ou discordar, é possível até se fechar os olhos e os ouvidos e, querendo, esbravejar. Mas como diria Nelson Rodrigues, trata-se da “vida como ela é”. Simples assim. No Brasil, temos a “união estável entre pessoas do mesmo gênero” (ou sexo, como se dizia antigamente), enquanto a adoção de crianças por homossexuais existe desde tempos imemoriais, embora a lei ainda passe ao largo desse fato incontornável. Malgrado a barulheira, e até os gestos violentos, esta é uma questão de cidadania e de destruição da hipocrisia coletiva num processo inevitável.

15 comentários:

  1. Eu não concordo com a pronúncia: "casamento gay".
    Acho uma forma de preconceito, porque "eles" não dizem "casamento hétero" quando um homem e uma mulher se casam?
    Mas, enfim, acho que qual tem seus pensamentos e o meu é:
    não acredito em casamentos.
    Robson Brito

    ResponderExcluir
  2. Lourdes Fontes de Melo27 abril, 2013

    Uma afronta aos princípios bíblicos, não sou contra a união entre os gays, mas casamento é sagrado, foi instituido pelo próprio Deus no jardim do Eden

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que casa quem quer, com quem quer.
    Não vou ser obrigado a me casar com homem se o casamento de mesmo sexo for liberado.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho uma boa. Só não é bom casar com comunhão de bens mas acho que essa prudência deve ser tomada em qq tipo de casamento. - Noélia Silva

    ResponderExcluir
  5. Casamento é uma complicação... mas tem pessoas que querem casar, fazer o que né?????
    Rildo

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral, eu acho que todos tem os mesmo direitos.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou completamente a favor ate pk sobram mais garotas para mim... KKKK.
    Rogéio Soares

    ResponderExcluir
  8. Só primatas que não sabem respeitar o direito alheio são contra isso.

    ResponderExcluir
  9. Não sou a favor nem contra, muito antes pelo contrário... Miranda de Freitas

    ResponderExcluir
  10. Sou completamente a favor do casamento gay, hetero, bissexual..., pois todo mundo tem o direito de ser feliz da maneira que quiser! É uma coisa tão "banal" que nem precisaria dessa reperculssão toda.
    Leonardo Batista Higido Jr.

    ResponderExcluir
  11. Sou heterossexual, mas respeito muito as escolhas e gostos alheios e acredito que todos devem ter a liberdade para expressar o seu amor da forma que quiserem.
    Renato Pereira Gonçalves

    ResponderExcluir
  12. Célia F. Andrade de Lima27 abril, 2013

    Não tenho preconceito, mas sou contra......... não é esse futuro q quero q meus futuros filhos vivam, me desculpa, msm mas é minha opinião, então sou livre, podem me criticar.
    Célia F. Andrade de Lima

    ResponderExcluir
  13. Muito a favor, quero me casar também... Todos somos iguais por que não ser liberado o casamento civil para todas as opções sexuais?
    Djalma Ribeiro

    ResponderExcluir
  14. A favor. Tanto heteros quanto gays tem todo o direito de serem felizes como bem entendem. Eu não sou uma pessoa que acredite/dê tanto valor a casamentos, isso é algo pessoal, mas há quem acredite e ache essencial usar alianças e ter um registro desta união e todos merecem ter este direito. Chucros são os que são contra isso. Há coisas muito mais importantes no mundo para as pessoas se preocuparem do que o relacionamento alheio. Pode não achar bonito, pode achar estranho ainda, mas respeitar e deixar eles terem os mesmos direitos da maioria é o mínimo a ser feito. Assim também sou contra uma constituição feita exclusivamente para as minorias. Eles não querem ser julgados separadamente, nem querem ser tratados com "exclusividade", por assim dizer, só querem ser tratados como qualquer outra pessoa. Ser normal perante a sociedade. Resposta longa... mas é minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. A união não faz o amor, ela so é uma segurança financeira.
    O amor não precisa disso.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: